Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Alagoas recebe o primeiro navio da temporada de cruzeiros 2023/24

Ao todo, serão dez navios das companhias MSC, Costa e Norwegian que farão 28 escalas no estado

18/11/2023 07h05

Foto: Divulgação 

Alagoas recebe neste sábado (18) o primeiro navio de cruzeiros no Porto de Maceió, dando início à temporada 2023/2024. O MSC Grandiosa, o maior da história do Brasil, chegará às 8h, com cerca de 6 mil passageiros a bordo.

Ao todo, serão dez navios das companhias MSC, Costa e Norwegian, que farão 28 escalas no estado, até o dia 26 de abril de 2024. A estimativa é de que o período deve registrar um grande fluxo de turistas com cerca de 140 mil visitantes de todo o mundo, bem acima dos números alcançados na temporada anterior, que trouxe 75 mil turistas ao estado.

“Diversos segmentos são beneficiados, além da capital, nas regiões turísticas mais próximas que acabam recebendo os cruzeiristas que transitam nos bares, restaurantes e artesanato das cidades circunvizinhas, impulsionando, assim, o desenvolvimento regional. A temporada de cruzeiros no estado fortalece Alagoas como um dos principais destinos turísticos do país”, informa a secretária do Turismo de Estado, Bárbara Braga.

A Setur estará presente no terminal de passageiros com um balcão de informações, disponibilizando materiais promocionais do Destino Alagoas. Promotoras bilíngues, fluentes na língua inglesa e espanhola, estarão na área de desembarque do Porto distribuindo aos passageiros material gráfico, com informações turísticas sobre o estado.

Já a Secretaria Municipal de Turismo de Maceió (Semtur) estará com equipes técnicas ao lado do Mercado 31, no bairro do Jaraguá, para fornecer informações sobre o destino e distribuir materiais promocionais e informativos sobre a cidade. Já no Porto de Maceió, a Prefeitura receberá os cruzeiristas com apresentações culturais.

“Até abril de 2024, serão 28 paradas e 10 embarcações no Porto de Maceió. Isso significa um incremento de cerca de R$ 80 milhões na economia municipal, o dobro do registrado na última temporada. Vamos promover o nosso destino e receber nossos visitantes com a hospitalidade característica do povo maceioense, para que esses turistas voltem com mais tempo em outra oportunidade”, destacou o secretário de Turismo de Maceió, Eduardo Monteiro.

Números

Alagoas deve registrar um aumento de 97% na oferta de leitos em comparação à temporada anterior, com navios de trechos nacionais e internacionais. O aumento foi de 42% no número de embarcações e 40% em relação às paradas no estado. É esperado que sejam injetados cerca de R$ 80 milhões na economia do estado com o fluxo de cruzeiristas.