Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Economia

Aposentados já começam a receber 13º. salário neste mês

A primeira parcela está prevista para ser paga entre 24 de abril e 8 de maio

04/04/2020 07h36

Foto: Divulgação

O Governo Federal confirmou que vai iniciar os pagamentos de antecipação da primeira e segunda parcela do 13º dos aposentados do INSS.  A primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas está prevista para ser paga entre 24 de abril e 8 de maio. Segundo previsão da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, a segunda parcela deve ser paga entre os dias 25 de maio e 5 de junho.

As datas de pagamento ainda dependem de um decreto presidencial, que irá detalhar todo o processo de antecipação. O costume é que o pagamento do 13º seja pago no segundo semestre. Já a segunda parcela normalmente chega no pagamento de dezembro.

Antecipação 13º salário

De acordo com o órgão, as datas de pagamento vão variar conforme o valor a ser recebido e o número final do benefício, sem considerar o dígito. Por exemplo, se o número é 123.654.987–0, desconsidere o 0 (dígito). O número final é 7.

De acordo com o calendário, recebe primeiro quem ganha até um salário mínimo. Neste ano, o piso nacional vai ser de R$1.045.

Segundo a secretaria, a antecipação de metade do 13º salário pode acontecer com o pagamento da folha de abril. O pagamento da segunda parcela do 13º salário pode acontecer com o pagamento da folha de maio. A data de pagamento do benefício varia de acordo com o número final do benefício, desconsiderando-se o dígito.

Por lei, tem direito à gratificação quem recebeu durante o ano qualquer um dos itens abaixo: aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e salário-maternidade.

13º salário INSS

O décimo-terceiro, também chamado de abono, tem como objetivo oferecer uma gratificação extra a aposentados e dependentes do INSS e semelhante à paga aos demais trabalhadores. Cerca de 30 milhões de beneficiários têm direito ao abono.