Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

BMW revela novo SUV elétrico que vai substituir atual iX3 em 2025

Neue Klasse X vai usar uma nova plataforma para elétricos e terá a sexta geração do sistema eDrive

26/03/2024 11h28

Foto: Divulgação

Apesar de relativamente recente, a BMW quer reinventar sua linha de carros elétricos. Depois de apresentar o sedã Vision Neue Klasse (nova classe, em alemão) no ano passado, chegou a vez de a montadora revelar o primeiro SUV com essa nova identidade, o Vision Neue Klasse X - uma vez que a letra X designa os utilitários esportivos da marca. Serão seis carros elétricos feitos na mesma plataforma, que serão lançados entre 2025 e 2027. Desse modo, o novo modelo vai substituir o atual iX3, que chegou ao mercado em 2020 (no Brasil, em 2022).

Com produção marcada para 2025, o Vision Neue Klasse X oferece uma clara direção sobre o design que terá a versão de produção. A primeira característica que chama a atenção é uma grade dianteira menor e mais discreta, já que nos últimos anos a BMW foi muito criticada por fazer carros com grades gigantescas e desproporcionais. 

No Vision Neue Klasse X, aliás, a peça tem até um ar retrô, que lembra clássicos da marca como o 2002. Entretanto, a grade ainda chama a atenção por conta da iluminação nas bordas. Além disso, o formato da carroceria é 20% mais aerodinâmico que a atual linha de SUVs da marca e os pneus e freios são 25% mais eficientes, de acordo com a BMW.

Foto: Divulgação

Tecnologia é o forte da BMW

O Neue Klasse X terá uma proposta totalmente voltada à tecnologia, com botões no volante multifuncional que vão interagir com os sistemas de visão panorâmica e com o display central. Por ali será possível ajustar os “sons” presentes no carro, ou seja, efeitos sonoros artificiais que poderão ser ouvidos na cabine.

A visão panorâmica promete elevar a experiência de entretenimento um degrau acima. Isso porque o sistema projeta informações por todo o pára-brisa em uma altura alinhada perfeitamente com os olhos do motorista. Combinado com o assistente de voz inteligente, a BMW diz que a experiência de integração humano-carro será mais fácil e intuitiva.

O interior incorpora materiais recicláveis, como plásticos encontrados em oceanos, com desenvolvimento sustentável e livres de petróleo na fabricação. Outro destaque é a posição do banco ligeiramente elevada, o que oferece mais segurança na condução. Por fim, há iluminação ambiente com cores exibidas também para as superfícies têxteis retroiluminadas do painel.

Foto: Divulgação

Motorização em sigilo

Por ser um protótipo, ainda não dá para saber qual será o conjunto mecânico que equipará o carro de produção. O que está confirmado, entretanto, é que o modelo usará a sexta geração da tecnologia eDrive da BMW, que promete uma melhoria de 30% na autonomia e no tempo de recarga, permitindo que os veículos carreguem o suficiente para um alcance de 300 quilômetros em apenas dez minutos. A construção será feita em arquitetura de 800 volts.

A produção do Neue Klasse X - que basicamente atuará como uma segunda geração do iX3 - começa no ano que vem na fábrica da BMW de Debrecen, na Hungria. Contudo, a versão a combustão X3 ainda deve permanecer em linha por mais alguns anos e deve ganhar uma nova geração no último trimestre deste ano. O carro, inclusive, já foi até flagrado em testes. Mas haverá uma clara separação em relação ao novo SUV elétrico nesse caso.

Fonte: Jornal do Carro