Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Brasil lança a primeira bolsa de crédito de carbono do mundo

A B4 é o ponto de encontro para promover a efetiva compensação, alcançando o Net Zero

16/08/2023 16h25

Foto: Divulgação 

Nesta quarta-feira (16), ocorre o lançamento da B4, a primeira bolsa de créditos de carbono do mundo. O evento acontece no AYA Earth Partners (AYA Hub), em São Paulo - SP, e marca o primeiro passo para uma experiência inédita, que reúne soluções inovadoras capazes de diminuir, efetivamente, a emissão de CO2 no planeta.

A B4 possui uma infraestrutura sediada na tecnologia Blockchain, que oferece vantagens em relação à segurança, rastreabilidade, transparência, inclusão e à confiabilidade das transações. Dessa forma, a bolsa facilita o acesso a negociação de ativos digitais lastreados em carbono positivo, buscando oferecer a melhor experiência para atingir o Net Zero.

De acordo com o relatório ESG Radar 2023, promovido pela Infosys, multinacional de tecnologia da informação, até 2025, cerca de US53 trilhões devem ser investidos por empresas em pautas ESG, ou seja, voltadas para ações ambientais, sociais e de governança corporativa.

Frente a esse cenário, a tecnologia utilizada pela B4 ganha destaque, já que ela garante, por meio da rastreabilidade, o fim do maior problema do mercado de crédito de carbono: a duplicidade dos créditos – um grande desafio para as empresas envolvidas no mercado de compensação de emissões.

Quando um crédito de carbono é emitido ou negociado mais de uma vez, resulta em usos indevidos de um ativo já debitado. Dessa forma, a credibilidade das empresas que passam por esse processo é minada, ao passo em que ocorre a perda de confiança dos investidores.

Sem um sistema adequado para rastrear e registrar de forma transparente as transações desses ativos, o problema tende a se repetir. Com a tecnologia blockchain, a B4 bolsa de ação climática oferece uma solução que permite o registro imutável e eficaz das informações, em um ambiente transparente distribuído.