Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão

BYD começa a construir fábrica na Bahia no 1º trimestre

A fábrica da montadora chinesa vai gerar 10 mil empregos e produzir peças e insumos

11/01/2024 10h07

Foto: Divulgação 

A antiga fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, está sendo readequada e será completamente remodelada, com a construção de um anexo, para implantação da fábrica de carros elétricos da BYD. Agora, a empresa está aprovando projetos, mas já no primeiro trimestre a obra vai começar efetivamente.

A previsão é que, no início de 2025, a fábrica da montadora chinesa já esteja produzindo veículos elétricos. Cerca de 10 mil vagas de emprego diretas e indiretas serão abertas.

Alexandre Baldy, presidente do conselho de administração da BYD, disse que a fábrica de Camaçari vai fabricar um modelo flex, o BYD Song, no final de 2024.

Além dele, serão produzidos ali o BYD Dolphin e um terceiro modelo a ser definido, com a mesma base de plataforma. “Queremos ter mais de 12 modelos comercializados no Brasil, em 12 meses”, disse.

A BYD - que já tem fábrica em Campinas (SP) - trará para Camaçari a fabricação de insumos, partes e peças para ter regularidade de fornecimento, principalmente de semicondutores e partes eletrônicas. “Em alguns modelos, mais de 70% dos componentes são produzidos internamente e a empresa tem controle maior dos custos”, afirmou o representante.

Em relação a montagem de uma rede de abastecimento de energia, a BYD dará de presente o carregador ao consumidor - em alguns carros elétricos, ele chega a representar 4%, 5% do valor total do carro. “Queremos transformar a cultura da pessoa que não vai mais precisar parar num posto de combustível, vai sair de casa com o carro abastecido com uma autonomia de 400 km gastando em torno de R$ 35, sem rodízio, com cinco anos de manutenção gratuita ou 100 mil km rodados.”