Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão Pública

Covid-19: metade dos soteropolitanos tomou a 4ª. dose da vacina

A quarta dose já está disponível na capital baiana desde janeiro do ano passado

24/01/2023 07h00

Foto: Divulgação 

A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador divulgou um alerta para os moradores da capital baiana: até o momento, apenas 50% do público alvo se vacinaram com a quarta dose da vacina contra a covid-19. Além disso, 70% do público elegível tomou a terceira dose. Segundo o órgão, é necessário que todos aqueles que estejam aptos a completarem o esquema vacinal, compareçam aos pontos de vacinação.

Na última quinta-feira (19), Salvador completou dois anos de início da vacinação contra a doença. A quarta dose, já está disponível para a população desde janeiro do ano passado.

Segundo a vice-prefeita e secretária de Saúde do município, Ana Paula Matos, o imunizante tem sido essencial no processo de retomada da rotina. "A vacina é de fundamental importância para conter o vírus e foi essencial nesses últimos dois anos, período em que conseguimos avançar na vacinação e voltar às atividades cotidianas. Por isso, a população não pode se descuidar. Infelizmente, o vírus continua circulando e a forma mais eficaz para evitar o contágio, casos graves da doença e evitar hospitalizações e mortes é completando o ciclo vacinal. Peço a cada um que cuide de si e do outro, para que juntos, a gente possa se prevenir", destacou.

Andréa Salvador, diretora municipal de vigilância em saúde, afirmou que o público soteropolitano tem relaxado no compromisso com a proteção contra a doença. "No início de 2021 todos queriam a vacina, a procura foi muito grande, então tivemos uma grande adesão para a primeira e segunda doses, para as quais temos uma cobertura excelente em Salvador, de 98% [...] Porém, infelizmente, depois daquele movimento inicial, as pessoas voltaram às suas rotinas e esqueceram ou não querem completar o esquema vacinal com a terceira e a quarta doses", disse.

Se levado em conta todo o ciclo vacinal, Salvador já conta com mais de sete milhões de doses aplicadas. A quinta dose também está disponível no esquema vacinal da capital baiana, contudo, apenas para pessoas imunossuprimidas, como determina o Ministério da Saúde.