Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Decea completa 82 anos no controle do espaço aéreo brasileiro

A atuação é 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano, em todas as regiões do Brasil

12/01/2024 11h34

Foto: Decea - Divulgação

Nesta sexta-feira, dia 12 de janeiro, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) celebra 82 anos de uma história repleta de desafios e de conquistas, reafirmando, ano após ano, sua posição de destaque no cenário da aviação mundial, mantendo elevados níveis de desempenho, reflexo da evolução dos projetos estratégicos implementados e coordenados pelos nossos subdepartamentos.

Ordenar, controlar e gerenciar todos os voos que cruzam o espaço aéreo é a missão da Força Aérea Brasileira (FAB), que a cumpre por meio do trabalho ininterrupto do Decea, órgão central do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (Sisceab).

Foto: Decea - Divulgação

Trata-se de uma missão da mais alta complexidade, uma vez que a responsabilidade se estende por todo território nacional, indo além, ao cobrir uma porção significativa do espaço aéreo sobre o oceano Atlântico, região movimentada pelos voos internacionais que conectam nosso país à Europa e à África. São 22 milhões de km2 cobertos por radares, auxílios e equipamentos de comunicação via satélite, cuja performance alcança a excelência por contar com profissionais plenamente capacitados que dedicam suas vidas ao cumprimento da missão.

Atuando 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano, nas regiões mais movimentadas e nas mais remotas, o Decea reestrutura o espaço aéreo para atender às crescentes demandas da sociedade e abraça a realidade do futuro, cujas perspectivas impulsionam o desenvolvimento de novas tecnologias de ponta e desafiam a pensar soluções para cenários que antes circulavam na esfera da ficção, como as aeronaves não tripuladas e remotamente pilotadas.

Foto: Decea - Divulgação

“Agradeço a todos pela dedicação, comprometimento e pelos serviços prestados, muitas vezes de forma anônima, mas imprescindível para o cumprimento de nossa missão. Cada integrante do Decea pode se orgulhar e ter a certeza de que nosso trabalho tem sido realizado com excelência”, ressalta o diretor-geral, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi.