Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão Pública

Decreto prevê pagamento de extra do auxílio gás até o fim de 2023

Cada família de baixa renda vai receber metade do valor de um botijão de 13kg de GLP

02/06/2023 09h40

Foto: Divulgação 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou decreto, na noite de quinta-feira (1º), que garante o pagamento de adicional de 50% no auxílio gás até o fim do ano. O valor extra foi incluído na medida provisória que retomou o programa Bolsa Família, aprovada no Senado.

O auxílio-gás visa a ajudar famílias de baixa renda — inscritas no CadÚnico e beneficiárias do programa federal de distribuição de renda — na compra de gás de cozinha.

Com o decreto publicado nesta quinta-feira (1º), cada família vai receber um adicional equivalente à metade do valor de um botijão de 13kg de GLP. Como o auxílio-gás normal e o adicional são iguais, ou seja, cada um corresponde a 50%, na prática as famílias vão receber a média nacional de um botijão (100%). O auxílio e o adicional serão depositados a cada dois meses.

Poderão ter direito ao benefício famílias inscritas no Cadastro Único, com renda familiar per capta (por pessoa) de até meio salário mínimo ou famílias que tenham membros que recebam o BPC/Loas (pago pelo INSS e destinado a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência carentes).

Famílias com mulheres vítimas de violência doméstica sob monitoramento de medidas protetivas terão preferência.