Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Editorial

Exercícios, mais fundamentais que nunca

6 de abril: Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida e também Dia Mundial da Atividade Física

06/04/2020 05h23

Nesses tempos de coronavírus e de isolamento social, o que significa menos oportunidades e espaços para se movimentar, é bom deixar algum tempo do dia para se comemorar o  Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, que se celebra justamente nesta segunda-feira, dia 6 de abril. Data em que se comemora também o Dia Mundial da Atividade Física.

Celebrações criadas por organizações de governo e saúde com o objetivo de promover o bem estar da população, apoiado na missão de esclarecer, apoiar e incentivar as pessoas no melhor cuidado com a  saúde individual e coletiva, merecem destaque especial neste momento, quando os médicos alertam que realizar exercícios físicos é uma forma interessante de aumentar a imunidade e, portanto, a capacidade de resistir aos efeitos danosos da Covid-19. Ou seja, o isolamento social não pode ser usado como desculpa ou pretexto para a não realização de exercícios.

Por mínima que seja, a atividade física é fundamental para que se tenha mais qualidade de vida, com ou sem uma pandemia de coronavírus a nos atormentar. É evidente que o termo qualidade de vida não faz referência apenas à questão da saúde, até porque a definição mais adequada é que qualidade de vida engloba a saúde física, mental e espiritual, educação, poder de compra, além de equilíbrio entre o lado pessoal e profissional.

Mas, lembrar a importância da atividade física nunca é demais e deveria se constituir numa das prioridades de qualquer governo, uma vez que está comprovado que o indivíduo que realiza exercícios cotidianamente tem tudo para frequentar menos os serviços de saúde, o que reduz de forma substancial os gastos públicos. Apesar dos discursos oficiais, os governos brasileiros ainda fazem muito pouco no sentido de “promover a saúde”, expressão que significa implementar de forma intensiva políticas, planos e programas públicos com ações voltadas em evitar que as pessoas se exponham a fatores condicionantes e determinantes de doenças, a exemplo dos programas de educação em saúde que se propõem a ensinar a população a cuidar do seu bem-estar.

As empresas privadas brasileiras também fazem pouco naquele sentido. Apesar de alguns bons (infelizmente ainda poucos) exemplos de empresas que investem no desenvolvimento de ações de promoção de saúde, com incentivos a atitudes saudáveis dentro das organizações e nas comunidades – desde a realização de atividades físicas, até a prática de ginásticas laborais, durante o horário de trabalho, alimentação equilibrada dentre outras práticas saudáveis.

Portanto, vamos aproveitar a passagem de duas datas tão importantes para nossas vidas e deixar a preguiça de lado. Lembrando que, agora, mas do que nunca, manter o corpo saudável é essencial para assegurar mais tranquilidade no presente e no futuro. Com coronavírus ou sem ele, manter um padrão comportamental favorável à sua saúde é fundamental para que se possa desfrutar uma vida mais longa e prazerosa.