Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Fabricante de helicópteros Helibras celebra 46 anos de história

A empresa brasileira atende, principalmente, os clientes nas áreas estatais

15/04/2024 14h27

Foto: Divulgação

Fundada em 14 de abril de 1978 no Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos (SP), a partir de uma decisão do governo brasileiro de ter uma indústria de asas rotativas no país, a Helibras, hoje localizada em Itajubá, Minas Gerais, celebra seus 46 anos de história.

Com a parceria entre a extinta indústria francesa Aerospatiale, o Governo de Minas Gerais e a Aerofoto Cruzeiro, a empresa funcionou no Hangar X10, no CTA, durante dois anos, até se mudar definitivamente para Itajubá em 1980, onde até hoje estão suas instalações industriais.

A partir de 2006, a Helibras tornou-se uma subsidiária integral da Eurocopter (hoje Airbus Helicopters), que por sua vez é propriedade do Grupo Airbus.

As dificuldades econômicas ao longo das primeiras décadas de vida da Helibras impediram que a empresa se desenvolvesse de acordo com os planos iniciais. Porém, nunca os seus controladores (Aerospatiale, parceira internacional, Governo de Minas Gerais, representando o Estado, e a Aerofoto Cruzeiro, na condição de iniciativa privada) abandonaram a confiança no mercado brasileiro e, mesmo que com algumas reestruturações acionárias ao longo do tempo, mantiveram a empresa em pleno funcionamento, até mesmo nos períodos de crise aguda da economia.

Aos poucos, a Helibras foi atendendo ao mercado, sobretudo os clientes nas áreas estatais, participando de programas estratégicos de ampliação da infraestrutura de aviação militar e das polícias civil e militar em praticamente todos os estados da federação.

Desta forma, o primeiro helicóptero a ser produzido pela Helibras foi o modelo AS350 Esquilo, lançado no mercado mundial em 1976, e que é hoje o helicóptero a turbina mais vendido no mundo. O Esquilo continua a ser fabricado na linha de montagem da empresa, incorporando, ao longo desses 35 anos de experiência, muitas inovações, inclusive locais, fazendo com que tenha atualmente de 48% a 54% de conteúdo nacional agregado em sua produção.

Assim, diferente do que muitas pessoas imaginam, a empresa não é apenas uma montadora de peças trazidas do exterior, mas sim uma fabricante nacional de helicópteros.

Além das vendas, que registraram ao longo do tempo severas flutuações, a empresa foi se qualificando para realizar também as manutenções e, pouco a pouco, também adquiriu conhecimentos para fazer algumas customizações em todos os modelos que sua matriz produzia e que, aqui, a subsidiária comercializava.

A empresa sempre esteve diretamente ligada à consolidação do uso de aeronaves de asas rotativas no país e foi protagonista em momentos estratégicos da aviação brasileira em todos os mercados, resultado de sua crescente qualificação.

A Helibras utiliza avançadas tecnologias em seus produtos e processos, que são constantemente atualizados e evoluídos, a fim de garantir a máxima qualidade e desempenho nos helicópteros que comercializa ou nos serviços que executa.