Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Fieb e Pacto Global se unem para implantar HUB ODS Bahia

Para organizar as ações do HUB foi criado o Comitê Pacto Global/HUB ODS Bahia/ESG da Indústria Baiana

29/07/2023 11h10

Foto: Marina Teixeira - Sistema Fieb

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, se uniram para criar o HUB ODS Bahia, a regional baiana de empresas comprometidas com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030 propostos pela Organização.

Os objetivos do HUB são prover: informações e conhecimento sobre diretrizes e metodologias envolvendo a temática de engajamento empresarial com os ODS; treinamentos, iniciativas e projetos da Rede Brasil do Pacto Global, para uso dentro da parceria HUB ODS; acesso a especialistas em sustentabilidade, provenientes da Rede Brasil do Pacto Global e Sistema ONU. 

Para a diretora de Impacto da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, a baiana Camila Valverde esta é uma agenda de desenvolvimento de todos. “Não haverá espaço no futuro para empresas que não pensem sobre seus impactos e não atuem sobre eles”, cravou. Ela ressaltou que um terço das empresas que integram o Pacto são pequenas e médias e que a organização tem capacitações voltadas para este público.

Para organizar as ações do HUB foi criado o Comitê Pacto Global/HUB ODS Bahia/ESG da Indústria Baiana, do qual fazem parte representantes da BASF, Petrorecôncavo, Bracell, Ideste, FIEB, Pacto Global – (aguardando retorno do Pacto), Sebrae Bahia e Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Um dos compromissos do grupo, de acordo com a gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da FIEB, Arlinda Negreiros, é cadastrar anualmente 60 empresas no HUB.

Mila Macedo, especialista em Sustentabilidade da Petrorecôncavo, celebrou a iniciativa. “Vejo que as empresas já estavam se desenvolvendo individualmente, mas agora vamos fazer isso em parceria. Juntos conseguiremos fazer projetos maiores, impactando mais pessoas”, disse.

Comitê Fieb

Além da implantação do HUB, a Fieb criou o seu próprio Comitê Pacto Global/ESG-Sistema Fieb, que visa acompanhar, avaliar e pronunciar-se sobre os planos, programas, projetos e demais iniciativas que estejam relacionadas com a Política de ESG da organização. “Entre as ações previstas estão estabelecer metas e indicadores, prioridades para o Sistema dentro dos ODS, integrar sustentabilidade às atividades e na governança da organização e publicar resultados alcançados”, explicou Arlinda Negreiros.