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Sustentabilidade

GNL é o combustível preferido para transporte marítimo

Mais de 2.400 navios estão equipados para operar com GNL e outros 1.000 ainda aguardam entrega

05/05/2024 10h12

Foto: Divulgação

O gás natural liquefeito (GNL) continua a ser o combustível preferido para o transporte marítimo de baixo carbono, de acordo com a análise da Rystad Energy. Embora ainda há dúvidas sobre a compatibilidade do GNL com o ambiente, o seu preço competitivo, a abundância da sua oferta e o bom desenvolvimento das suas infraestruturas colocam-no numa posição vantajosa relativamente a outras alternativas. Isto é especialmente evidente no caso do abastecimento de GNL.

Mais de 2.400 navios estão equipados para operar com GNL em todo o mundo, com outros 1.000 encomendados, ainda aguardando entrega. De referir que metade dos navios que operam com GNL são transportadores de GNL. Estes utilizam gás de evaporação como combustível, reduzindo a sua dependência de fornecimentos externos de GNL. Mesmo excluindo os navios de GNL, este combustível continua a ser a escolha mais comum para unidades bicombustíveis na frota global.

Juntamente com os navios porta-contêineres e os navios-tanque de GNL, os transportadores de automóveis tornaram-se um importante impulsionador da adoção do GNL no setor do transporte marítimo. Mais de 75% das novas encomendas deste tipo de navios em 2023 corresponderam a navios equipados com motores GNL bicombustíveis. 

A oferta de GNL não mostra sinais de abrandamento

O abastecimento de GNL é normalmente realizado usando três métodos principais: caminhão para navio (TTS), gasoduto para navio (PTS) e navio para navio (STS). Em 2023, o fornecimento de GNL atingiu um recorde de 4,7 milhões de metros cúbicos a nível mundial, um aumento de 62% em relação a 2022. Este aumento foi impulsionado principalmente por uma forte recuperação nas entregas STS, que duplicaram em 2022.

Vários fatores estão a impulsionar o aumento da procura de abastecimento de GNL, incluindo regulamentações mais rigorosas, benefícios econômicos e expansão da infraestrutura. Segundo dados do final de março, as vendas de GNL em 2024 começaram bem, com 1,9 milhões de metros cúbicos já vendidos. Este valor aproxima-se do volume total vendido em 2022, sugerindo a possibilidade de um aumento significativo até ao final do ano. Se assim for, as vendas totais de bunkers de GNL poderão ultrapassar os 7 milhões de metros cúbicos até ao final de 2024, destacando a importância do GNL para os negócios e o transporte marítimo. 

A atividade crescente representa um crescimento promissor para o abastecimento de GNL em 2024, com o número crescente de navios movidos a GNL na frota global, preços atrativos em relação aos combustíveis convencionais utilizados pelo transporte marítimo, como o dióxido de enxofre de óleo combustível de muito baixo teor (VLSFO) e a contínua pressão por alternativas de combustível mais limpas por parte de vários órgãos reguladores que deverão impulsionar um maior crescimento.