Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Goiânia recebe título de Cidade Arborizada do Mundo

Capital goiana tem mais de 1 milhão de árvores. Título é dado às cidades que mais investem em áreas verdes

13/03/2024 08h26

Foto: Goiânia - Divulgação

Com mais de 1 milhão de árvores em seus 32 bosques e parques, Goiânia ganhou o título de Cidade Arborizada do Mundo, concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Entenda abaixo o motivo de a capital goiana ter recebido esse reconhecimento, que é dado aos municípios que mais investem em programas para criar e manter áreas verdes dentro do ambiente urbano.

A conquista do título foi divulgada em fevereiro, mas se refere ao ano passado. Outras 33 cidades do Brasil também receberam.

A prefeitura informou que, para alcançar esse título, foram criados projetos e leis ambientais para deixar o município mais arborizado. Uma delas determina que toda residência deve ter pelo menos uma árvore na frente da casa.

Segundo a Agência de Meio Ambiente de Goiânia (Amma), 380 mil árvores foram plantadas nos últimos quatro anos na capital. De acordo com prefeitura, um mutirão chegou a plantar, em um dia, 90 mil mudas em um terreno vazio.

No Viveiro Municipal são cultivadas 82 espécies de plantas, ideais para cidades como Goiânia, de clima seco e com vários meses sem chuva. No local, há mais de 6 mil mudas prontas para serem implantadas.

O órgão informa que as mudas estão disponíveis para a população. O serviço também faz o plantio e orienta sobre como cuidar da planta. Os moradores interessados no plantio das mudas, podem fazer uma solicitação pelo Disque-Árvore, por meio do telefone (62) 99639-7495.

Como funciona o programa Cidades Árvores do Mundo

O programa Cidades Árvores do Mundo é uma parceria entre a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Fundação Arbor Day, lançado em 2019, com o propósito de conectar cidades ao redor do mundo em uma rede dedicada à adoção das abordagens mais bem-sucedidas para o manejo de árvores e florestas urbanas.

Para receber o título de Cidades Arborizadas do Mundo, a cidade tem que provar seu compromisso com as árvores e a silvicultura, atendendo a cinco padrões de qualificação relacionados ao manejo e à celebração das florestas urbanas.

O Cidades Arborizadas do Mundo também proporciona orientação, assistência e reconhecimento internacional pela dedicação da comunidade à floresta urbana. Ele estabelece uma estrutura para um programa florestal urbano saudável e sustentável na cidade.