Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Governo do RS atualiza Plano de Logística e Transportes

Estudo de 18 meses busca identificar gargalos para direcionar os investimentos de forma estratégica

05/02/2024 11h03

Foto: Divulgação

O governo do Rio Grande do Sul deu início ao processo de atualização do Plano Estadual de Logística e Transportes (Pelt-RS), com o objetivo de identificar os desafios do setor e direcionar os investimentos de forma estratégica.

Durante os próximos 18 meses, serão analisadas as infraestruturas e as demandas dos sistemas rodoviário, ferroviário, hidroviário, aeroviário e dutoviário do estado. O governador Eduardo Leite destaca que a atualização do plano é essencial para enfrentar as demandas políticas e direcionar os recursos públicos de maneira eficiente.

Segundo o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, o principal benefício do plano é indicar os investimentos emergenciais em infraestrutura, levando em conta as demandas da sociedade.

Jorge Bastos, diretor-presidente da Infra S.A., empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes, ressalta que o plano permite priorizar as obras fundamentais em infraestrutura, garantindo que os projetos mais importantes recebam investimentos rapidamente.

O trabalho de atualização será conduzido pela Infra S.A., ao custo de R$ 4,4 milhões, com prazo final até setembro de 2025. Enquanto o plano é revisado, o governo ressalta que isso não impede o lançamento de novos blocos de concessões de estradas, se necessário.

O plano anterior foi elaborado em 2018 e, segundo o governo, as mudanças provocadas pela pandemia reforçaram a importância de atualizar o documento para atender às novas demandas e desafios enfrentados pelo estado.