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Transporte Terrestre

Mercedes-Benz Classe E chega ao Brasil apostando em conectividade

Maior sedã da marca no país chega trazendo super tela para conquistar o segmento de alto luxo

17/02/2024 09h43

Foto: Divulgação

A Mercedes-Benz anunciou a chegada da sexta geração do Classe E ao mercado brasileiro apostando em conectividade e serviços online, sendo o primeiro veículo da marca a oferecer o sistema “Mercedes me Connect”.

Revelada na Europa no ano passado, a sexta geração do Classe E chega pensando no presente e no futuro, mas sem esquecer da tradição da fabricante de fazer sedãs.

Com capô longo e três volumes muito bem definidos, o Classe E é um sedã clássico. A dianteira se destaca pelas linhas arredondadas na base dos faróis, que agora estão mais próximos da grade dianteira. Para não perder o costume, a tradicional estrela da Mercedes está posicionada sob o capô.

A traseira traz luzes em LED com um novo desenho, similar ao já visto em outros carros da marca, e a parte iluminada agora exibe a tradicional estrela da marca.

Se por fora a Mercedes não inova muito, é no interior que o Classe E traz suas principais mudanças.

O principal destaque é o “Superscreen” uma peça de vidro adiciona uma tela multimídia adicional outra para o passageiro e se estende até o display central da do modelo.

O sistema conta com o assistente MBUX, que traz conexão 5G, o que permite respostas mais velozes, som Dolby Atmos, navegador de internet próprio, câmera de selfie e até inteligência virtual que pode configurar os sistemas de conforto do veículo baseado nas preferências que cada ocupante mais utiliza, além dos comandos de voz, já presentes em outros carros da marca.

Motor Híbrido-leve

O Classe E traz uma motorização híbrida-leve, combinando o motor 2.0 quatro cilindros a gasolina e um arranque-alternador integrado capaz de entregar um torque extra. Combinados, o sistema entrega 258 cv e 40,78 kgfm de torque, que junto do câmbio de nove velocidades, levam o sedã de 1.855 kg de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos, com velocidade limitada a 250 km/h.

Segundo a Mercedes-Benz, o arranque-alternador integrado desse sistema é capaz de oferecer 23 cv e até 20,9 kgfm de torque em alguns momentos, somente quando o veículo entender que é uma situação que demanda essa potência extra. Pode parecer pouco, mas em situações de ultrapassagem, 20,9 kgfm de torque fazem diferença.

Esse sistema também favorece o consumo de combustível, uma vez que, em determinadas condições, o motor a combustão é desligado e o carro fica se movendo sem gastar mais energia. Isso é possível porque o conjunto motriz monitora diversos parâmetros, como por exemplo a distância do veículo à frente, e pode mover o carro apenas com a força do arranque-alternador.

A suspensão pneumática traz braços de controle individual na dianteira e configuração independente multilink nas rodas traseiras.  A Mercedes diz que o sistema traz amortecimento ajustável ADS+ e eixo traseiro direcional em até 4,5 graus, o que faz o 300E apontar mais rápido nas curvas e também reduz o diâmetro de giro em até 90 cm.

Sistemas de assistência ativa

O Classe E não é o principal sedã da Mercedes, posto ocupado pelo Classe S, mas traz diversos itens de segurança ativa, como por exemplo, assistente de distância, frenagem, manutenção de faixa, ponto cego, sistema de proteção para pedestres e de estacionamento com câmera 360°.

O veículo ainda conta com o “Attention Assist”, que monitora os olhos do condutor e percebe se o motorista tirou os olhos da estrada. Se o olhar do condutor não retomar o foco, o sistema toca uma música e dá um alerta visual, que evolui para um alerta contínuo, e em caso negativo, o sistema de frenagem de emergência entra em ação e para o veículo.

Amigo do Meio ambiente

Além da motorização híbrida-leve que ajuda no consumo de combustível e redução de emissão de poluentes, o Mercedes-Benz 300E utiliza componentes feitos parcialmente a partir de materiais reciclados e matérias-primas renováveis. Os bancos utilizam materiais reciclados na sua composição e o estofamento usa lã de alpaca em conjunto com um material reciclado.

O Novo Mercedes-Benz E300 já pode ser encomendado em todos os concessionários da marca e é vendido por R$ 639.900.