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Transporte Terrestre

Novo Chevrolet Equinox ganha estilo off-road

Nova geração do SUV apresenta visual mais robusto e fica mais tecnológico

25/01/2024 14h26

Foto: Divulgação

O  Equinox é um dos carros mais populares da Chevrolet nos Estados Unidos, mas no mercado brasileiro não emplaca muito. Em 2022 foram 1.768 emplacamentos, enquanto no ano passado, 4.067. Nos Estados Unidos, a marca apresentou a quarta geração do Crossover, que pode desembarcar por aqui.

As linhas arredondadas ficaram no passado, e o Equinox agora apresenta um design mais musculoso e digno de um “SUV raíz”. A grade frontal com contornos retangulares ajuda a passar a ideia de robustez, complementada pelos para-lamas alargados. Os faróis em dois elementos lembram os utilizados pela Montana.

Nas laterais, o Equinox agora oferece arcos de roda quadrados e com apliques plásticos. A coluna C traz um design ângulado, assim como o Traverse.

Na traseira, os designers da marca da gravatinha se inspiraram no Blazer elétrico, mas com dimensões maiores e com um desenho mais tradicional. O para-choque traseiro conta com um grande aplique prateado, mas que pode ser pintado em preto brilhante dependendo da versão.

Esse visual não é novidade, e já havia sido revelado em julho do ano passado na China.

Inicialmente, serão três versões: LT, Activ e RS. A RS, assim como em outros modelos da marca, é a topo de linha e traz apliques pretos e visual mais esportivo e traz itens exclusivos como para-choque dianteiro e grade.

A versão Activ é a que oferece uma pegada off-road e é a grande novidade da nova geração. Essa opção conta com rodas de 17 polegadas e pneus preparados para todos os terrenos. Além disso, a variante traz teto na cor branca.

O Equinox agora mede 4,65 m de comprimento; 1,90 m de largura; 1,66 m de altura e 2,73 m de entre-eixos. Uma diferença de apenas 51 mm de largura a mais do que a atual geração vendida no Brasil.

Cabine muito mais moderna

Internamente, é onde o Equinox mais apresenta avanços em relação à geração anterior. A cabine apresenta a nova linha de design da marca e traz um painel de instrumentos de 11 polegadas e uma central multimídia de 11,3”, que já conta com sistema operacional do Google.

O painel conta com materiais sensíveis ao toque, ar-condicionado de duas zonas com controles físicos, partida por botão. As saídas do sistema de ventilação nas laterais e o volante parecem ser os mesmos apresentados pelos  elétricos Blazer e Equinox EV.

O console central é do tipo flutuante e traz seletor de modo de condução em um controle redondo e dois porta-copos. O seletor de marchas é instalado na coluna de direção.

Na versão RS, o padrão é o mesmo apresentado pela linha RS brasileira, sendo o estofamento todo preto com costuras vermelhas e apliques em preto brilhante.

A versão Activ traz plásticos na cor cinza, mas diversos detalhes são em tom caramelo, presente no centro dos bancos, portas e painel frontal. As laterais dos bancos contam com couro na cor preta. 

Quase tudo novo

Sob o capô, o motor será o já conhecido 1.5 turbo de quatro cilindros que agora entrega 177 cv de potência e 28 kgfm de torque. Esse propulsor também equipa o modelo vendido no Brasil. Entretanto, de acordo com a Chevrolet, a unidade ganhou novas calibrações para ficar mais potente e eficiente.

A transmissão automática de seis velocidades dá lugar a duas opções de câmbio. As versões com tração dianteira, serão equipadas com uma caixa automática do tipo CVT, enquanto os modelos com tração nas quatro rodas contarão com uma transmissão automática de oito velocidades.

De série, o Equinox já conta com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e de mitigação de colisão, alerta de mudança de faixa e de ponto cego, assistente de estacionamento traseiro, alerta de tráfego cruzado com frenagem de emergência e câmera traseira.

O modelo chegará às lojas dos Estados Unidos até o meio do ano. Produzido no México, é possível que o modelo também seja oferecido no Brasil, assim como a terceira geração do SUV.