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Logística

Novo modelo de drones é aprovado para delivery aéreo

Drone da Speedbird Aéreo poderá operar até 24km fora da linha de visão do piloto

22/04/2024 11h06

Foto: Speedbird Aero - Divulgação

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) acaba de dar mais um passo importante para o mercado de drones, ampliando a possibilidade de delivery aéreo. A Agência emitiu a Autorização do Projeto da aeronave DLV-2, produzida pela brasileira Speedbird Aero, para transporte de pequenas cargas em voos além do alcance visual (BVLOS, sigla em inglês para Beyond Visual Line of Sight). 

O DVL-2 é uma evolução do DLV-1 NEO, aprovado em 2022, e que foi o primeiro drone utilizado para operações de entregas no país. O novo modelo aprovado, no entanto, apresenta uma expansão na capacidade de carga, podendo transportar até 6,5 kg e operar a uma distância BVLOS de 24km.  

Foto: Speedbird Aero - Divulgação

Operações BVLOS

Atualmente, o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial (RBAC) n° 94E, de 3 de abril de 2023, que especifica as regras de operação de drones no país, impõe limites ao voo dos equipamentos fora da linha de visão do piloto.  Para que operações desse tipo aconteçam, é preciso que o equipamento tenha o projeto autorizado pela Anac e que sejam obedecidos os critérios operacionais estabelecidos pela Agência e os de uso do espaço aéreo, publicados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). Atualmente, 15 modelos de drones já podem realizar operações desse tipo no Brasil.

Mais de 5.000 km pela costa de capital do Nordeste

Em pouco mais de um ano, uma capital do Nordeste já registrou mais de 5.000 km sobrevoados por drones em sua costa, depois que as operações comerciais de uma empresa foram iniciadas na região.

Aeronaves da Speedbird Aero partem diariamente de um droneporto do Mercado do Peixe, em Salvador, transportando amostras de pacientes de quatro laboratórios e um hospital. O primeiro pouso é feito no Jardim dos Namorados, onde recebe novas amostras, e parte para seu ponto final, a praia de Jaguaribe, onde os materiais seguem por terra até a cidade baiana de Lauro de Freitas.

Este tipo de transporte também contempla a ilha de Itaparica, com travessias de aproximadamente 10 km. No período, mais de três toneladas de cargas, com quase 2.000 voos realizados. 

Tendo em vista o crescimento do uso deste modal, a Prefeitura de Salvador quer desenvolver um conjunto de iniciativas e medidas para regulamentar o uso dos drones na cidade, permitindo que, futuramente, operadores possam ter acesso até a benefícios fiscais, caso as atendam.

Foto: Speedbird Aero - Divulgação

Manoel Coelho, CEO da Speedbird Aero, disse: “Através de iniciativas como esta, podemos não apenas impulsionar a eficiência e a conveniência das entregas, mas também garantir a segurança e o respeito às regulamentações vigentes”.

Ao longo dos próximos dois anos, provas de conceito para cada um dos usos estudados pela Prefeitura, com a participação dos operadores de drones credenciados e dos servidores públicos das diversas secretarias envolvidas.