Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Porto de Imbituba registra bons acontecimentos em julho

A unidade portuária alcançou crescimento de 3,66% e novos gestores são empossados

08/08/2020 11h31

O Porto de Imbituba registrou crescimento de 3,66% na movimentação de cargas no mês de julho de 2020, em comparação com o volume movimentado no mesmo período do ano passado. A marca de 552 mil toneladas movimentadas é resultado do intenso trabalho da comunidade portuária para o desenvolvimento do porto catarinense e representa a maior movimentação do Porto Público no mês de julho desde que a SCPAR Porto de Imbituba assumiu a Autoridade Portuária, em 2012. Ao todo, foram 21 atracações em julho de 2020. 

Destacaram-se entre as cargas transportadas no último mês: o milho, o coque, os contêineres e a soja, que juntos corresponderam a cerca de 70% da movimentação, além do sal, ureia, barrilha, celulose, fertilizantes e comida em bags.

Nova diretoria no Porto de Imbituba

No final de julho, dia 31, foram nomeados e homologados pelo Conselho de Administração da SCPAR Porto de Imbituba os novos gestores da administradora do Porto Organizado. Luís Antonio Braga Martins assumiu o cargo de diretor-presidente e Fábio dos Santos Riera a Diretoria de Infraestrutura e Logística.

Os novos gestores têm um vasto currículo e experiência na área marítima e de infraestrutura portuária. O diretor-presidente, Luís Antonio Braga Martins, 61, é engenheiro, especializado em estruturas e portos, com mais de 30 anos de atuação em projetos de implantação e melhoria de portos nacionais. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Obras Hidráulicas, Engenharia Portuária, Costeira e Fluvial. Dentre os trabalhos que realizou, foi chefe do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), gerente de engenharia na Superintendência do Porto de Itajaí e chefe da Seção de Projetos Hidráulicos do INPH. Dentro do Governo de Santa Catarina, foi diretor de obras hidráulicas do DEOH e Secretário Adjunto de Estado de Transportes e Obras.

Na Diretoria de Infraestrutura e Logística, Fábio dos Santos Riera, 49, traz para Imbituba sua trajetória de aproximadamente 30 anos de serviços como oficial da Marinha do Brasil (MB). Tripulou diversas embarcações da MB e da Marinha Mercante, e foi também representante da Autoridade Marítima na Capitania dos Portos em Macaé (RJ). Comandante Riera é mestre em ciências navais, tem MBA em shipping e especialização em gestão empresarial. Além da grande experiência em navegação marítima e fluvial, possui competências em administração e gerenciamento de empresas, manutenção de embarcações, controle operacional de embarcações, inspeções de Port/Flag State Control, GINSP Petrobras, ANVISA e auditorias em ISM/ISPS CODE.

Nesta quinta-feira (6), a nova diretoria se reuniu virtualmente com todo o quadro de colaboradores da SCPAR Porto de Imbituba para uma apresentação inicial. O diretor-presidente, Braga Martins, ressaltou que “a dinâmica de trabalho é de portas-abertas, só precisamos de um momento inicial para nos organizarmos”, e concluiu que já se considera um colega da equipe, e que está disposto a caminhar junto nesse novo desafio de trabalho para estimular a eficiência operacional e a competitividade do porto”. 

O encontro desta quinta-feira também contou com a presença do ex-diretor-presidente, Jamazi Alfredo Ziegler, que agradeceu à equipe e se colocou à disposição. Entre os marcos da última gestão, ressalta-se a licitação para o projeto básico de recuperação e reforço do Cais 3, o início das obras de remodelação do sistema de energia elétrica e iluminação das vias internas do porto, o projeto de acolhimento às famílias dos caminhoneiros, a viabilização da pera ferroviária e a aproximação porto-cidade.