Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Porto do Açu Operações fecha contrato junto à Oil Group

Acordo estabelece a construção de uma refinaria modular orçada em US$ 300 milhões

30/05/2020 08h44

Foto: Divulgação

A Porto do Açu Operações e a Oil Group Investimentos em Refinarias assinaram um acordo para a instalação de uma refinaria modular de petróleo no empreendimento portuário, localizado no município de São João da Barra (RJ). O projeto, previsto para iniciar a operação em 2024, terá capacidade inicial de refinar 20 mil barris por dia de óleo, podendo expandir para até 50 mil barris diariamente, com foco na produção de derivados claros.

Ao todo, U$ 300 milhões serão investidos na implantação da refinaria. De acordo com a Oil Group – que atua na exploração, produção e refino de petróleo – a escolha pelo Açu se deve à área disponível para a construção do projeto e ao hub de óleo já em desenvolvimento, além da possibilidade do trabalho em sinergia com as empresas da cadeia offshore já instaladas.

O diretor de Downstream da Oil Group, Luiz Otávio Massa, diz que a expansão do parque brasileiro de refino é um investimento estratégico e urgente. Segundo ele, há uma clara demanda por energia no Brasil, a ser atendida a partir do investimento em projetos inteligentes e inovadores. “O país deve dominar todo o processo industrial de petróleo para não ficar sujeito a flutuações no mercado mundial e refém da disponibilidade de tais instalações em outros países. É uma questão estratégica para o Brasil", afirma.

Para o Açu, a refinaria representa um marco para o desenvolvimento do distrito industrial e de toda a região, além de contribuir para completar a cadeia de exploração de petróleo, uma vez que o porto já conta com operações de transbordo e tem previsão de tancagem em terra, o que otimiza o projeto de refino. Os produtos, que serão destinados principalmente ao mercado interno, poderão ser escoados por mar ou por terra, por meio de estruturas já disponibilizadas no empreendimento portuário.

O projeto visa atender ainda à demanda crescente de combustível e às novas diretrizes do mercado nacional, abrindo também caminho para que pequenas petroleiras possam atuar.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Porto do Açu Operações, Antonio Primo, a atração de uma refinaria é fundamental para a fase de industrialização do Porto do Açu. Além disso, continua, a companhia entende que a instalação é estratégica para o negócio por conta da localização geográfica. “Estamos localizados no Sudeste, com acesso ao maior mercado consumidor brasileiro, e temos a melhor infraestrutura do país para viabilizar o transporte, marítimo ou terrestre, aos grandes centros consumidores”, garante.

A opção pelo modelo modular construído pela Oil Group é justificada, segundo a empresa, pela maior agilidade na construção, eficiência operacional e sustentabilidade. A redução de impacto ambiental desse modelo atende às mais rigorosas legislações desse âmbito nas fases de implantação e operação. A refinaria projetada prevê também uma Unidade de Recuperação de Enxofre de última geração para redução de emissões de gás carbônico, óxido de enxofre e óxido de nitrogênio.