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Transporte Aquaviário

Porto do Pecém embarca pás eólicas em balsa para RS

Ao todo serão feitas pelo menos dez viagens, somando 200 pás que desembarcarão no Porto de Rio Grande

25/11/2023 11h40

Foto: Porto do Pecém - Divulgação

Em operação pioneira no Brasil, o Porto do Pecém embarcou 20 pás eólicas em uma balsa oceânica, com destino ao Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Ao todo, serão realizadas mais nove operações iguais, ainda sem datas divulgadas, totalizando o envio de 200 pás. Essa foi a primeira vez que esse tipo de equipamento foi embarcado e transportado em balsa com barco rebocador no País (transporte assim só foi feito antes na Europa).

Produzidas pela Aeris, as pás demoraram cerca de 20 dias para chegarem ao destino, no sul do Brasil. Antes disso, foram necessárias duas semanas para que os componentes chegassem ao Pecém. O embarque ocorreu entre os dias 5 e 6 de outubro e a carga chegou ao destino, na cidade de Santana do Livramento (fronteira com o Uruguai), no início de novembro.

O serviço de navegação entre portos do mesmo País, a chamada cabotagem, atualmente representa 70% de toda a movimentação de contêineres do Pecém. Já, se forem levados em conta todos os serviços de transporte do terminal, a cabotagem representa cerca de 30%.

Os dados foram passados pelo diretor comercial do Complexo do Pecém, André Magalhães. “Somos um dos portos do Brasil que mais oferecem disponibilidade e serviço de cabotagem marítima. Temos sete linhas saindo do Pecém para o Norte e para Sul do Brasil, somos praticamente um hub da cabotagem, conectando a costa brasileira com os navios internacionais. O Pecém hoje é o maior porto do Brasil em termos de conexão.”

Sobre o transporte das pás, propriamente dito, André comenta que a ação de colocar em balsas, rebocadas por navios menores, é algo inédito e disruptor no setor brasileiro. Ele ressalta a economia com menor custo no transporte e a eficiência da logística, em que 20 componentes podem ser transportados simultaneamente, como fatores fundamentais para o avanço da logística.

O diretor ainda lembra que no modal rodoviário, cada pá precisaria ser transportada por um caminhão e que esse ainda teria que ter batedores e cumprir uma série de regras para “atravessar” o Brasil e chegar ao destino.

“A partir de uma extensão de mil quilômetros, o transporte marítimo já se torna mais econômico. Neste caso, estamos falando de uma logística bem mais simples, onde um grupo de equipamentos é embarcado todo de uma vez, descongestionando as estradas e poluindo menos.”

A primeira viagem das pás foi feita em uma balsa T7S, com rebocador realizando duas paradas para manutenção no trajeto de cerca de 4,5 mil quilômetros ou mais de 2 mil milhas náuticas. "A maioria das operações com balsas oceânicas no Brasil estão voltadas para o setor de óleo e gás e o setor agrícola. Essa operação é disruptiva, um marco e vai servir de referência para outras semelhantes."

Ele explica que a operação embarcou, em média, uma pá eólica a cada meia hora, utilizando guindastes de terra, uma vez que as balsas, em geral, não têm guindaste de bordo, diferente de um navio, que possui um guindaste próprio. Sobre o custo total da operação, André disse não ter a informação, já que a parte realizada pelo Pecém é do recebimento da carga e embarque na balsa.

Para aproveitar a ação e torná-la ainda mais rentável, o porto busca por cargas para embarcar de Rio Grande para o Pecém, no sentido da balsa “não voltar vazia”.

Foto: Porto do Pecém - Divulgação

Especialidade do Pecém

A movimentação de cargas de projeto é uma das especialidades do Complexo do Pecém. Vale explicar que são chamadas carga de projeto os carregamentos que contam com dimensões ou pesos que não correspondem aos padrões tradicionais, com medidas que não podem ser adequadas a contêineres, como reatores, plataformas, pás eólicas, geradores, guindastes, entre outros.

No ano passado, essa modalidade movimentou 3 milhões de toneladas, como produtos como placas de aço, bobinas e outros tipos de cargas, como transformadores, aerogeradores completos e pedras de granito.

"Por sermos um porto offshore com dez berços, sendo dois deles dedicados para granéis sólidos, dois para granéis líquidos, dois para contêineres e quatro para cargas soltas em geral, o Pecém oferece uma estrutura diferenciada dos demais portos brasileiros, atuando com eficiência e preços competitivos. Isso faz com que a movimentação de cargas em geral, incluindo as de projeto, aumente a cada ano", completa André.

O projeto de transporte das pás é da Weg, com intermediação da Deugro, e foi coordenada no Pecém pelas operadoras Tecer e Unilink.

Fonte: Diário do Nordeste