Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Salvador poderá ter faixas exclusivas para motos em breve

Com a aprovação na Câmara, o projeto está com o prefeito Bruno Reis e aguarda análise para possível implementação

14/04/2024 07h09

Foto: Divulgação

Os motociclistas são seis em cada dez pessoas internadas no Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência de acidentes de trânsito, segundo o Ministério da Saúde. Para aumentar a segurança desse grupo, Salvador pode criar faixas exclusivas para a turma das duas rodas em breve. A Câmara Municipal de Salvador (CMS) aprovou por unanimidade no último dia 5, o Projeto de Indicação (PIN) nº 71/23, que visa realizar estudos para avaliar a viabilidade técnica da implementação de faixas azuis exclusivas para motociclistas.

Na proposta, feita pelo vereador Augusto Vasconcelos, as faixas azuis funcionariam como uma sinalização de asfalto que separa uma faixa exclusiva para motocicletas, entre as demais faixas de circulação para carros. Baseado na iniciativa já em prática em São Paulo, o projeto soteropolitano também busca implementar faixas azuis exclusivas para motociclistas na capital baiana.

O autor do projeto destaca relatórios do primeiro semestre após a implantação da faixa na cidade paulista, mostrando resultados positivos: nenhuma morte de motociclista foi registrada, junto com uma redução significativa nos acidentes de trânsito. Além disso, houve uma diminuição de pelo menos 55,2% no congestionamento no trecho onde a faixa foi instalada.

Com a aprovação na Câmara, o projeto foi encaminhado para o gabinete do prefeito Bruno Reis e agora aguarda análise para possível implementação.