Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

04/09/2023 06h29

Foto: Divulgação 

Setembro Amarelo

O mês de setembro marca a campanha de conscientização sobre prevenção ao suicídio, denominada Setembro Amarelo. A proposta é chamar a atenção para a importância de discutir e promover ações sobre o suicídio. O tema da campanha este ano é Se precisar, peça ajuda!

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que, todos os anos, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. A entidade alerta ainda para os chamados episódios subnotificados, que podem chegar a mais de 1 milhão de casos anualmente.

No Brasil, a estimativa é de 14 mil casos por ano, uma média de 38 suicídios por dia. De 2010 e 2019, o país registrou cerca de 112,2 mil mortes por suicídio.

Para as pessoas que querem e precisam conversar, o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional e prevenção do suicídio por meio do telefone 188, além das opções chat e e-mail.

Primeiro ambulatório especializado em saúde LGBT+

A Prefeitura de Salvador inaugurou o primeiro Ambulatório Municipal Especializado em Saúde LGBT+ da capital baiana. O local funcionará anexo ao Multicentro de Saúde Carlos Gomes com o propósito de garantir a atenção à saúde das pessoas LGBT+, além de ser mais um passo importante na implementação da Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros no município.

O ambulatório ofertará cuidado especializado em saúde nos seguintes eixos: cuidado integral a pessoas trans e travestis, incluindo oferta de hormonização e acompanhamento das alterações corporais; atenção aos casos de sofrimento mental moderado; oferta de insumos de prevenção combinada ao HIV, incluindo a profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP); e detecção precoce do câncer de colo do útero e mama.

Para acessar o serviço, é preciso ser pessoa lésbica, gay, bissexual, pansexual, assexual, travesti, mulher trans, homem trans e pessoa não-binária, ter idade maior ou igual a 18 anos, morar na cidade de Salvador e apresentar demandas de cuidado especializado. O novo serviço funcionará no Multicentro de Saúde Carlos Gomes de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. 

Alimentos ultraprocessados

Quase 99% dos alimentos ultraprocessados comercializados no Brasil têm alto teor de sódio, gorduras, açúcares ou aditivos para realçar cor e sabor, aponta um estudo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em parceria com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP).

Esses ingredientes estão presentes na quase totalidade de biscoitos, margarinas, bolos e tortas, achocolatados, bebidas lácteas e sorvetes, além de frios e embutidos e bebidas gaseificadas como os refrigerantes. Também são encontrados em refeições prontas, pizza, lasanha, pastelaria e outras bebidas açucaradas. A pesquisa avaliou quase 10 mil alimentos e bebidas das principais redes de supermercados de São Paulo e Salvador.

Quarta maior população do país

A Bahia ganhou mais de 5 mil habitantes, mantendo-se como a quarta maior população do país. Os dados - obtidos entre 1º de agosto do ano passado e 28 de fevereiro deste ano - fazem parte da atualização do Censo Demográfico de 2022. 

Com a atualização, a população de 83 municípios baianos foi alterada em relação à primeira apuração, 49 deles cresceram e outros 34 sofreram redução. Segundo o IBGE, o ajuste se deve a quatro fatores: tamanho do território, tratamento de invasões, melhoria do trabalho interno e trabalho extra de campo.  

A mudança na densidade demográfica pode impactar em alterações de receita no Repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) neste ano. O novo resultado será encaminhado para o Tribunal de Contas da União (TCU).

Após última análise do balanço geral do IBGE, 229 cidades perderam população entre 2010 e 2022, e 105 deles podem perder receita. O repasse do FPM é feito três vezes por mês, com base no número de habitantes. Mesmo com a atualização do Censo, ainda não houve modificações.

Estágio da Embraer

Estão abertas as inscrições para o programa de estágio da Embraer 2024. São 350 vagas para estudantes de todo o Brasil que poderão optar por atividades presenciais, híbrido ou 100% remotas no ato de seleção da área de atuação disponível.

O processo seletivo é realizado de forma virtual até o dia 8 de outubro pelo site Link e o início do programa ocorre em janeiro de 2024. São elegíveis os estudantes do nível superior ou técnico de todas as idades interessados no ecossistema de aprendizagem de uma empresa líder em inovação e com diversas oportunidades de carreira.

 Entre os benefícios oferecidos estão bolsa auxílio compatível com o mercado, vale-transporte, vale-refeição, auxílio home office, Gympass, convênio médico e odontológico. Os participantes que não forem admitidos na fase atual farão parte do banco de talentos da Embraer, podendo ser convidados para oportunidades futuras.

Ciclone extratropical

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que um ciclone extratropical deve atingir o oeste do Rio Grande do Sul (RS) a partir da madrugada desta segunda-feira (4). O mais provável é que o fenômeno ocorra nas proximidades da cidade de São Borja.

Segundo o Inmet, “o ciclone deve se deslocar rapidamente em direção ao sudeste do Rio Grande do Sul e, por volta das 9h, já estará no Oceano Atlântico". Depois, o fenômeno se deslocará para o alto-mar.

A Região Sul do Brasil enfrenta a chegada de uma frente fria que trouxe, neste final de semana, a possibilidade de tempestades localizadas e de queda de granizo em áreas isoladas que vão do estado gaúcho até o sul de Mato Grosso do Sul, passando por Santa Catarina e pelo Paraná.

Concurso Nacional Unificado

O governo federal deverá realizar em fevereiro do ano que vem o Concurso Nacional Unificado para preencher cerca de 8 mil vagas abertas em diversos ministérios e outros órgãos do serviço público federal. Diferentemente do modo de seleção atual, no qual cada órgão faz seu próprio processo e realiza as provas separadamente, o concurso prevê uma seleção única, que será realizada simultaneamente em 179 cidades de todo o país.

A iniciativa, proposta pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, pretende agilizar a contratação de servidores, reconstruindo a capacidade dos órgãos públicos federais após a perda de 73 mil servidores ao longo dos últimos seis anos.

Os ministérios e órgãos interessados em participar ao concurso unificado terão até o dia 29 de setembro para fazer a adesão, que é voluntária. A publicação do edital está prevista para o dia 20 de dezembro, e a aplicação da prova, para 25 de fevereiro de 2024.
Os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até abril de 2024, e os cursos de formação devem começar entre junho e julho. O início dos processos de alocação e ambientação dos servidores está previsto para acontecer entre julho e agosto de 2024.

Feira da Diversidade

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSB), realiza a Feira da Diversidade, uma edição especial da Feira Saúde Mais Perto voltada ao público LGBTQIAPN+, nesta segunda e terça-feira (4 e 5), das 8h às 17h, no campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador.

Serão realizados atendimento odontológico, além de preventivo ginecológico, consulta e avaliação nutricional, aferição de pressão e glicemia e teste rápido para HIV, sífilis e hepatite B e C. Também será possível realizar exames de ultrassonografia, eletrocardiograma (ECG), raio-X e laboratoriais.

A Feira da Diversidade tem como foco garantir o acesso à saúde da população LGBTQIAPN+, que, no cotidiano, enfrenta muitas barreiras para acessar esses serviços por conta das estigmatizações, preconceito e falta de preparo específico.

Amazon Impulsa

A Amazon Brasil acaba de anunciar o Amazon Impulsa, evento online e gratuito, voltado para vendedores parceiros e empreendedores que têm interesse em vender na Amazon, focado em preparar e apoiar os vendedores a impulsionarem suas vendas ao longo das datas mais importantes do varejo brasileiro no segundo semestre. O Amazon Impulsa acontecerá no dia 05 de setembro, com início às 10h e uma programação repleta de conteúdos e treinamentos ao vivo promovidos por especialistas da companhia.

Ao longo do dia, os participantes poderão desenvolver habilidades, além de aprender como colocar em prática estratégias para expandir seus negócios no mercado. O cronograma de conteúdo será dividido entre sessões gerais, que terão apresentação diversificada com lideranças da Amazon Brasil, especialistas nos assuntos debatidos e até vendedores atuais, e trilhas de conteúdo, focadas em temas específicos e organizadas a partir de diferentes níveis de aprendizado (iniciante, intermediário e avançado).

Por fim, no dia 06 de setembro, a Amazon Brasil realizará o Café com Vendedor, um evento à parte e exclusivo para atuais vendedores da Amazon. Os conteúdos dos webinars foram criados com base nas principais dúvidas dos participantes que buscam impulsionar a preparação dos seus negócios para as vendas no segundo semestre. Com a iniciativa, os participantes também poderão contar com atendimentos individuais, estes com vagas limitadas, para uma consultoria ainda mais direcionada.

Para obter mais detalhes sobre a programação, realizar sua inscrição e ainda personalizar a sua experiência, basta acessar aqui.

Polícia Federal destruiu 302 balsas

Uma operação de 12 dias da Polícia Federal encerrada nesse sábado (2) destruiu 302 balsas usadas pelo garimpo ilegal no Rio Madeira, no estado do Amazonas.

Com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), os policiais federais percorreram 1,5 mil quilômetros do Rio Madeira, passando por cinco municípios amazonenses com objetivo de combater o garimpo ilegal na região. Os municípios alvo da operação foram: Autazes, Nova Olinda do Norte, Borba, Novo Aripuanã e Manicoré.

“A prática da atividade na região, além de causar danos ao meio ambiente e à saúde pública em virtude da contaminação do rio por mercúrio e cianeto, também interfere na cultura de povos tradicionais, uma vez que áreas indígenas chegaram a ser invadidas pelos criminosos”, informou, em nota, a assessoria de imprensa da Polícia Federal.

Apelidada de Draga Zero, a operação faz referências às estruturas, chamadas de dragas, usadas na extração do ouro e outros minérios de dentro dos leitos dos rios. Nas redes sociais, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, comemorou a ação contra o garimpo ilegal. “Estamos defendendo o meio ambiente, o patrimônio público, a soberania nacional e combatendo organizações criminosas”, escreveu.

Nas imagens disponibilizadas pela PF, é possível ver várias balsas próximas umas das outras em chamas no Rio Madeira.