Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

11/09/2023 06h25

Foto: Agência Brasil

SOS Rio Grande do Sul

O governo gaúcho criou a conta SOS Rio Grande do Sul para receber doações em dinheiro, na modalidade PIX, para ajudar as vítimas das enchentes que atingiram o estado nesta semana.  

A chave PIX da conta criada no Banrisul é o CNPJ: 92.958.800/0001-38. 

O objetivo é ajudar no restabelecimento da economia das cidades e na reestruturação do meio de vida das pessoas.  

Os valores transferidos para a conta bancária serão geridos pelo estado em parceria com entidades já reconhecidas pelo trabalho de assistência social e ajuda humanitária. O governo garantiu que as doações serão aplicadas de forma transparente, com acompanhamento, com auditoria e fiscalização do Poder Público.  

As doações podem ser feitas em qualquer valor.  

3ª Marcha das Mulheres Indígenas

Mulheres indígenas de todo o país reúnem-se em Brasília, desta segunda a quarta-feira (11 a 13), a fim defender os direitos das mulheres e a preservação das culturas indígenas. Com o tema “Mulheres Biomas em Defesa da Biodiversidade através das raízes ancestrais”, a abertura oficial da 3ª Marcha das Mulheres Indígenas ocorreu na noite de domingo (10).

A marcha de 2023 também marca a continuação da luta contra o garimpo ilegal, pela demarcação de terras e pela formação política de representação indígena nos espaços de poder.

O evento é promovido pela Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga) e as atividades se concentram no Eixo Cultural Ibero-Americano, na área central da capital federal. Estão previstas plenárias, grupos de trabalho e ações culturais. Na quarta-feira (13), elas sairão em caminhada pela Esplanada dos Ministérios e terão diálogo com autoridades sobre a carta de reivindicações, que foi entregue na pré-marcha, em janeiro deste ano.

Hemoba realiza campanha de doação de sangue

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) realiza a Campanha de Doação de Sangue. A ação será nesta segunda e terça-feira (11 e 12), quando o Hemóvel estará estacionado em frente ao Paço Municipal de Salvador para receber os servidores voluntários e a comunidade, que contam com apoio dos agentes da Hemoba durante o processo de doação. A ação será realizada pela Supervisão de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida, através do Projeto de Promoção e Prevenção da Saúde.

O principal objetivo é estimular e facilitar a prática da doação de sangue por parte dos servidores, contribuindo com a atualização do banco de sangue do Hemoba. Como continuidade, a partir do mês de outubro, haverá o “Dia da Doação” na Câmara. Será disponibilizado transporte toda última quarta-feira do mês para levar os servidores que tenham desejo de se voluntariar para doação de sangue na sede da Hemoba.

A ação de apoio à campanha de doação de sangue possibilita aos servidores da Câmara a oportunidade de contribuir para beneficiar e salvar vidas, com um gesto de solidariedade e amor ao próximo.

Concurso público do TCE-BA

Estão abertas as inscrições para o concurso público para preencher 20 vagas de auditor de controle externo do Tribunal de Contas da Bahia (TCE-BA). Com salário inicial de R$ 10,3 mil, o processo seletivo é organizado pela FGV Conhecimento.

A taxa é de R$ 107 e as inscrições estarão abertas até o dia 5 de outubro, às 16h (horário de Brasília). O certame terá validade de 90 dias e não haverá formação de cadastro de reserva.

As provas serão aplicadas na capital baiana, no dia 10 de dezembro, das 13h às 18h. O exame inclui uma prova objetiva, com 80 questões de múltipla escolha, e uma dissertativa, de conhecimentos específicos. 

Podem se inscrever formados em Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Computação e Informática, Direito, Economia, Engenharia, Arquitetura ou Estatística.

Clique aqui e acesse o edital

iPhone 15

Às vésperas do lançamento oficial do iPhone 15, considerado o produto mais importante da Apple neste ano, programado para terça-feira (12), a empresa vem se preparando para anunciar aquela que deve ser a mais significativa mudança no modelo em mais de uma década.

A Apple deve abandonar o carregador Lightning, que será substituído pelo carregamento via USB-C. O USB-C, um tipo de carregamento universal, tem uma velocidade de transferência bem maior do que a dos modelos convencionais e pode ser usado em celulares, notebooks, tablets e outros aparelhos.

A principal diferença entre o USB-C e outros USB está relacionada à capacidade dos conectores. O novo modelo tem uma velocidade bem maior de transferência de informações e de energia.

Enquanto modelos antigos têm uma potência média de 2,5 watts, o carregamento por USB-C pode alcançar até 100 watts de potência. Ele também tem maior durabilidade, suportando até 10 mil conexões (10 mil usos).

Turismo na Bahia

Segundo o Conselho Baiano de Turismo (CBTur), a ocupação de hotéis em Salvador chegou a 80% durante o feriadão de 7 de setembro. A média de ocupação da capital baiana ficou entre 76% e 80%.

Na última sexta-feira (8), o Centro Histórico e a orla da capital baiana ficaram lotados. Soteropolitanos e turistas aproveitaram o sol para curtirem as praias da cidade, com destaque para o Porto da Barra.

O faturamento de bares e restaurantes também se mostrou positivo. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) na Bahia, esse número pode ser até 50% maior que em dias normais.

Setembro Amarelo e Limpurb

Como parte das ações do Setembro Amarelo, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) colocou em circulação caminhões compactadores plotados com o slogan da campanha de conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio.

A ação acontece pelo segundo ano consecutivo e tem o objetivo aproveitar a grande visibilidade e circulação desses equipamentos para dar relevância ao tema.

Artesanato da Bahia

Segundo a Coordenação de Fomento ao Artesanato da Bahia (CFA), o segmento do artesanato é fonte de renda para cerca de 17 mil pessoas no estado e já cresceu 20% em 2023, quando comparado com o ano anterior.

Para a CFA, esse desempenho positivo está relacionado aos novos investimentos e apoios que o artesanato tem recebido, mesmo com as dificuldades na valorização dos artesãos.

O um dos maiores desafios do artesanato é o perfil dos empreendedores que, em geral, possuem renda mensal de até um salário-mínimo e não são formalizados. Diante dessas características, a CFA tem incentivado os artesãos a fazerem uma carteirinha profissional na própria coordenação.

Com a iniciativa, os cadastrados na Bahia saltaram de 14 mil em 2022 para 17 mil este ano, colocando o estado como o segundo no ranking nacional de profissionais do artesanato.

Vagas de emprego abertas

A Rede D’Or, grupo privado de cuidados integrados em saúde com atuação em várias partes do país, está com mais de 600 vagas de emprego abertas. Em Salvador, são dez oportunidades para funções de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Exames Complementares, Auxiliar de Farmácia, Enfermeiro, Técnico em Anatomia Patológica e Técnico de Anatomia Patológica. Também há algumas vagas para estagiário.

As oportunidades na capital baiana são para atuação nos hospitais Aliança e São Rafael. Na Bahia, a empresa também tem vagas para Auxiliar de Contas Médicas, Técnico em Enfermagem, Técnico de Manutenção e Jovem Aprendiz, no Hospital Santa Emília, na cidade de Feira de Santana; e de Auxiliar de Farmácia, no Cehon, em Teixeira de Freitas.

A rede não informa a remuneração a ser paga aos contratados, mas oferece benefícios como assistência médica e odontológica, convênio com empresas e vale-transporte. Os interessados devem acessar o site da Rede D’Or para realizar o cadastro e enviar as informações curriculares. É necessário se atentar aos pré-requisitos e aos prazos para concorrer, diferentes em cada uma das vagas ofertadas.

A rede é composta por 69 hospitais próprios e três sob gestão, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe, Pará, Paraíba, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará, Bahia e Alagoas.