Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

20/09/2023 06h28

Foto: Divulgação 

Anuário Brasileiro de Aviação Civil

Nesta quarta-feira (20), às 9 horas, o Instituto Brasileiro de Aviação (IBA) promove o lançamento do Anuário Brasileiro de Aviação Civil, sua mais completa publicação, que em 2023 chega à 8ª edição.

A publicação contará com relevantes profissionais do setor, informações estratégicas e análises mercadológicas a fim de auxiliar na tomada de decisão dos profissionais e empresas do setor.

Ao decorrer dos capítulos há informações sobre as Tendências da Aviação Civil, com uma visão panorâmica das principais entidades do meio aeronáutico e as principais atualizações do setor; O Mercado de Insumos para a Aviação Civil, que acompanha toda a cadeia, desde os combustíveis, recursos humanos e até as entregas de aeronaves no Brasil e no mundo; O Mercado de Aviação Civil, capítulo onde são apresentados diversos indicadores do setor; O Mercado Consumidor de Aviação Civil, que abordará dados sobre o transporte de passageiros e de cargas no Brasil e, por fim, o capítulo de Aerodesporto, em parceria com o Instituto de Aerodesporto Brasileiro (ADB), com informações aprofundadas sobre a categoria.

Projeto Afrobarroquinha

O Espaço Cultural da Barroquinha reabre nesta quarta-feira (20), às 18h30, com uma festa, o Projeto Afrobarroquinha, conjunto de ações e atividades artístico-culturais. Para conduzir o evento, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) traz como mestre de cerimônia convidada, Koanza, figura de destaque no cenário artístico, personagem criada pelo ator Sulivã Bispo. A noite especial contará também com o Cortejo Afro. No mesmo dia será reaberta a exposição "Orixás da Bahia", marco cultural que celebra a riqueza e a profundidade da religiosidade afro-brasileira na Bahia. 

A programação segue até 1º de outubro celebrando a cultura afro-brasileira e o patrimônio artístico da cidade.

Casas fabricadas com tubo de pasta de dente

Uma comunidade em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, ganhou casas fabricadas com tubos de pasta de dente e outros materiais recicláveis.

O projeto transformou a favela que antes era conhecida como “Boca do Sapo” e deu novos ares nos antigos barracos de madeira e ruas de barro.

De acordo com os moradores antigos a comunidade tinha a presença constante de muitos sapos, e por esse motivo, ficou conhecida como a Comunidade do Sapo.

Para a substituição dos barracos improvisados de madeira, foram usados materiais recicláveis para dar um teto aos moradores.

Cerca de 1,5 tonelada de tubos de pasta de dente foram utilizados. Assim, o barro e os barracos de madeira ficaram para trás.

A comunidade também recebeu placas de geração de energia solar, e se tornou sustentável, gerando energia elétrica para todos, além disso, o sinal de Wifi que foi liberado para a comunidade.

A iniciativa é da ONG Gerando Falcões, em parceria com a Favila, empresa social parceira da startup Polvo Lab, que atua na construção de casas transitórias, com tecnologia sustentável.

Alagoinhas o título de Capital Estadual da Cerveja

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou o Projeto de Lei Nº 24.951/2023, de autoria da deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV), que outorga à Alagoinhas o título de Capital Estadual da Cerveja. O projeto também cria o Bahia Beer, festival de cerveja nos moldes do Oktoberfest que será realizado na cidade anualmente, no mês de novembro, e será reconhecido como manifestação cultural de interesse social e turístico para o município.

Por Alagoinhas receber as maiores indústrias de bebidas do país, a expectativa é que o festival irá colocar a cidade nos holofotes de destino para consumidores cervejeiros e irá mostrar a capacidade em liderar um movimento de expansão, aprendizado e de potencialização de negócios entre produtores, agricultores e distribuidores, com oficinas com mestres cervejeiros, palestras, rodadas de negócios, exposição, degustação, música, entre outros.

Atualmente, o polo de bebidas do município conta com fábricas do Grupo Petrópolis, Heineken, que também produz na cidade a cerveja Amstel, com previsão de implantação da Cervejaria Cidade Imperial.

SAC Solidário

A Rede SAC vai dar um show de solidariedade. Nesta quarta-feira (20), o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) vai promover o SAC Solidário, em benefício do Bahia Sem Fome, programa de segurança alimentar do Governo do Estado. Grandes atrações uniram-se à causa e vão realizar um espetáculo, no Teatro Jorge Amado, na Pituba. Os ingressos serão trocados por dois quilos de alimentos. Irão se apresentar no evento o cantor Ninha, a Banda Didá, o sertanejo Guiga Reis, o forrozeiro Adelmário Coelho, além dos cantores Daniel Vieira e Maísa Vilaronga.

O evento será aberto a qualquer pessoa (cidadãos, servidores públicos), mas a disponibilidade de ingressos está condicionada a capacidade do teatro. Cada ingresso será trocado por dois quilos de alimentos não perecíveis.

O espetáculo será aberto às 19 horas com a apresentação de Guiga Reis, junto com Adelmário Coelho, Daniel Vieira, Maisa Vilaronga. Na sequência será vez da Banda Didá subir ao palco. A cantora Sarajane também terá participação no evento. O show de encerramento vai ser do cantor Ninha, acompanhado pela Didá. Integrantes do grupo Colados na Comédia atuarão como mestres de cerimônia e farão apresentação de esquetes entre os shows musicais. As apresentações serão no formato pocket show (apresentações mais curtas).

Feira das Artes

Até o dia 24 será realizada a 10ª edição da Feira das Artes no Campo Grande, em Salvador, das 9h às 20h. Neste ano, o evento contará com a participação de 400 artesãos, da capital e do interior do estado, reunindo exposições artísticas, variedades de plantas, flores, produtos biodegradáveis e muita música, além de gastronomia e ações de saúde e bem-estar.

Nesta quarta-feira (20), a partir das 16h30, a feira terá uma apresentação musical de violão com o cantor Jahir Santos. Na quinta-feira (21), às 16h30, será a vez do cantor Pacheco se apresentar com instrumentos de percussão. Na sexta, a programação terá shows dos cantores Urso da Montanha e Tonny Rangel, uma ação de bem-estar com ginástica terapêutica e aulas de FitDance. No sábado (23), as atrações são os cantores Kid Perona e Jaquet, o grupo Sambadeiras do projeto do Instituto Crescer e uma oficina de dança cigana. No domingo (24) se apresentam os cantores Kiko Santos e Theo Oliveira e terá um desfile de artes.

A programação faz parte da 9ª edição do Festival da Primavera, uma realização da Prefeitura sob a coordenação da Empresa Salvador Turismo (Saltur) e em parceria com a Associação dos Artesãos da Bahia (Adaba).

Feira de Empregabilidade

O bairro de Plataforma, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, sediará mais uma edição da Feira de Empregabilidade, que acontecerá na Grau Técnico, situada na Rua dos Ferroviários, ao lado da Igreja Universal do Reino de Deus. O evento está programado para quinta-feira (21), das 9h às 16h, e oferece mais de 300 vagas de emprego, estágio e jovem aprendiz para o público.

Além das oportunidades de emprego, a programação inclui palestras, workshops, consultoria jurídica e testes rápidos de glicemia e sífilis, bem como aferição da pressão arterial, todos esses serviços gratuitos.

A Feira de Empregabilidade de Plataforma conta com o apoio de diversos parceiros, como Ello, Sim, Sine Bahia, CIEE, IEL, Conpedi, Farmácia Destaque, Desenvolver RH, V7 Estágios, Sui Generis, Head Estágios, Pessoas2Pessoas, Super Estágios, ISBET, RH Líder, A3 Estágios e Líder Estágio.

Grau Técnico é a principal instituição do grupo Grau Educacional, que possui mais de 130 unidades distribuídas pelas cinco regiões do Brasil, oferecendo mais de 60 cursos nas áreas de saúde, tecnologia, indústria, gestão e negócios.

Diversidade cultural e artística

Com o objetivo de promover a diversidade cultural e artística na capital baiana e gerar novas oportunidades para artistas locais apresentarem seus trabalhos nos espaços culturais da cidade, a Prefeitura de Salvador lançou o Edital Curto Circuito das Artes. A iniciativa conta com investimento de cerca de R$ 512 mil e é fruto de uma parceria entre a Fundação Gregório de Mattos, a Secretaria de Cultura e Turismo e a Fundação Nacional de Arte. 

Os interessados podem se inscrever até o dia 16 de outubro, através do link https://fgm.salvador.ba.gov.br/edital-curto-circuito-das-artes-2023-2/. Ao todo, 16 propostas serão selecionadas para compor a programação do Curto Circuito das Artes, que será realizado entre os meses de janeiro e março de 2024.

As propostas selecionadas atenderão aos espaços da Casa do Benin, Café-Teatro Nilda Spencer, Espaço Boca de Brasa Centro, Espaço Boca de Brasa Cajazeiras, Espaço Boca de Brasa Cidade Baixa, Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360º, Espaço Boca de Brasa de Valéria, Espaço Cultural da Barroquinha e Teatro Gregório de Mattos.

Transplante de coração

A Bahia vai retomar nas próximas semanas a realização do transplante de coração após quase dois anos de suspensão do serviço. O estado não realiza o procedimento desde janeiro do ano passado e pacientes que precisavam ser transplantados eram transferidos para outros estados. A Bahia já realiza quatro tipos de procedimentos: os transplantes de córnea, rim, fígado e medula.
Hoje, 15 pacientes que estão sendo acompanhados pelo Ambulatório de Insuficiência Cardíaca do Hospital Ana Nery (HAN) e podem ter indicação para transplante cardíaco.

Segundo a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), a interrupção foi feita para que uma reestruturação do sistema pudesse ser realizada, e acabou sendo impactada pela pandemia da Covid-19. Entre 2010 e 2022, apenas quatro transplantes cardíacos foram feitos em território baiano.

Atualmente, a Bahia conta com uma rede com 23 centros transplantadores, sendo que sete oferecem atendimento pelo SUS. Desses, três são unidades públicas: o Hospital Geral Roberto Santos, o HAN e o Hospital Universitário Professor Edgard Santos. Além deles, integram a rede os hospitais filantrópicos Martagão Gesteira, em Salvador, e Dom Pedro de Alcântara, em Feira de Santana, e os privados IBR, de Vitória da Conquista, e Hospital Português, na capital.