Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

21/09/2023 06h36

Foto: Divulgação

BiciBiblioteca chega em Salvador

Com um conceito de "biblioteca itinerante sobre rodas", o BiciBiblioteca desembarca em Salvador nesta quinta-feira (21), na Escola Municipal Casa da Amizade, no Jardim Apipema, em Salvador. O projeto oferecerá ao público um acervo de cerca de 6,5 mil livros, que poderão ser consultados e trocados por exemplares usados.

A ação, que acontece de 24 de setembro de 2023 até 25 de fevereiro de 2024, sempre aos domingos, visa fomentar o hábito da leitura e irá circular por escolas públicas, centros culturais e espaços com grande concentração de pessoas. 

Em paralelo, acontece ainda uma atividade de contação de histórias e leitura em voz alta para animar o público. Ao todo, o projeto realizará 25 visitas a escolas pela bicicleta do conhecimento. 

Curso gratuito de comunicação e informática

O Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) está com inscrições abertas em Salvador para o curso gratuito de comunicação e informática, voltado exclusivamente para pessoas LGBTQIA+. Pessoas trans e travestis terão prioridade. 

Os interessados devem se inscrever até esta quinta-feira (21) através deste link. O curso terá atividades presenciais e terá duração de 4 de outubro a 17 de novembro, sempre às quartas-feiras e sextas, das 9h às 12h.

Os encontros serão na sede do IJCPM do Salvador Shopping (piso G2), no bairro do Caminho das Árvores. Dentre os tópicos abordados estarão leitura e escrita, dicas para entrevista de emprego e conhecimentos fundamentais em informática.

Aos alunos, serão oferecidos transporte, lanche, camisa, material didático e certificado. A iniciativa tem parceria com o projeto Chama pra Dançar e o apoio do Instituto Brasileiro de Educação, Cultura e Saúde para o Desenvolvimento Humano (IBECDH).

Expo Favela Innovation

Considerada a maior feira de negócios e empreendedorismo da favela, a Expo Favela Innovation desembarca pela primeira vez na Bahia. A iniciativa será realizada nos dias 22 e 23 de setembro, no Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas, e contará com uma programação especial. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser realizadas através do www.expofavelaba.com.br.

Unindo empreendedorismo, arte e cultura, a primeira edição regional do evento deve reunir um público de 1,5 mil pessoas. Na ocasião, serão realizadas palestras e workshops com grandes nomes do empreendedorismo e ativismo social; pitchs de startups; feira de negócios; mentorias; shows; exposições de arte e cultura; rodadas de conversa e negócios; gastronomia e mais.

Com o objetivo de dar visibilidade e conectar iniciativas de moradores da periferia a potenciais investidores, a feira de negócios selecionará as 10 melhores ideias e negócios do estado para participar da etapa nacional do projeto, a Expo Favela Innovation Brasil, que será realizada no mês de dezembro, em São Paulo.

Horário de Verão

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ouviu recomendação de técnicos do Ministério de Minas e Energia e decidiu pela não adoção do Horário de Verão em 2023. Segundo especialistas, os dados apontam para um ganho muito baixo com a implementação da medida.

Ainda de acordo com o ministério, os reservatórios nacionais encontram-se em nível elevado, com a garantia ainda de que as energias de fontes renováveis, como a eólica e solar, garantam uma quantidade segura de fornecimento. 

Historicamente, a adoção do Horário de Verão tem como objetivo reduzir o consumo de energia, aproveitando o atraso dos relógios em uma hora, de outubro a fevereiro, mantendo a luz do sol presente até mais tarde.
A medida foi extinta desde 2019.

Flows

O WhatsApp apresentou um novo recurso que promete aprimorar a experiência de interação entre empresas e clientes no aplicativo de mensagens. Trata-se do Flows, que possibilita que empresas de todos os setores, como bancos, serviços de entrega de comida, marcas de comércio eletrônico e companhias aéreas criem interações com seus clientes.

Através da funcionalidade, será possível, por exemplo, fazer check-in e escolher um assento em um avião, marcar compromissos médicos, reservar mesas em restaurantes ou adquirir produtos e serviços, sem a necessidade de migrar para outro site ou aplicativo. Para isso, haverá interfaces específicas para cada serviço.

No Brasil, o recurso está sendo testado por parceiros selecionados, como Banco PAN e Consórcio Magalu. A expectativa é que, em breve, ele seja expandido para todas as empresas que utilizam o WhatsApp Business.

Doença de Alzheimer

O Grupo Fleury, por meio da marca Diagnoson a+, na Bahia, oferece de forma pioneira o exame de sangue para ajudar médicos a diagnosticar ou descartar a doença de Alzheimer em seus pacientes. O exame PrecivityAD2™ detecta proteínas que indicam a presença ou ausência de placas amilóides cerebrais, uma característica patológica da doença de Alzheimer.

O teste é feito a partir de uma amostra de sangue que é analisada por espectrometria de massa (EM) de alta resolução e pela dosagem das proteínas que provocam alterações cerebrais relacionadas à doença de Alzheimer.

Dados do Ministério da Saúde estimam que 1,2 milhão de pessoas no Brasil sofrem da doença de Alzheimer, sendo que muitas pessoas afetadas por esta condição ainda não receberam um diagnóstico formal. Estima-se que 35,6 milhões de pessoas em todo o mundo foram diagnosticadas com Alzheimer. Hoje em dia, com os avanços médicos e o diagnóstico precoce, é possível realizar intervenções clínicas que podem retardar a progressão da doença de Alzheimer. Embora atualmente não haja cura para a doença, é altamente recomendável consultar fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e outros profissionais, além de manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e praticar exercícios regularmente.

ESG Leader Challenge

A ESPM, em parceria com a Impact Hub São Paulo, lançará um curso de ESG Leader Challenge, em 25 de setembro. Serão 16 encontros, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h, de forma online, e as inscrições podem ser feitas no site da instituição.

O curso contará com a presença de diversos professores especialistas da área, como Pablo Handl, que ensina práticas colaborativas internacionalmente há 17 anos. Handl trabalha com líderes e suas organizações, em setores e culturas diferentes, que buscam aumentar a capacidade de superar desafios. 

As aulas são destinadas a altas lideranças que querem aprimorar competências gerenciais no campo da sustentabilidade e Agenda ESG, profissionais que atuam com gestão de responsabilidade social corporativa e pretendem se desenvolver nas práticas ligadas a ESG, gestores que buscam novas perspectivas de geração de negócios sustentáveis, e empresários que pretendem direcionar seus empreendimentos a práticas mais sustentáveis.

Programa de Estágio

BTG Pactual está com inscrições abertas para o Programa de Estágio 2024, com foco em Tecnologia e nos formatos regular e de férias. Os interessados em atuar no mercado financeiro e conhecer de perto a cultura, o ambiente e o plano de carreira do maior banco de investimentos da América Latina têm até o dia 26 de setembro para se inscrever. As vagas são presenciais, para os escritórios de São Paulo e Rio de Janeiro, com bolsa auxílio de R$ 2,6 mil, além de benefícios como vale-refeição e vale-transporte.

Podem se candidatar alunos que estejam cursando graduação, preferencialmente em Engenharia da Computação, Sistemas da Informação, ou áreas correlatas. É um diferencial ter conhecimento em programação orientada nas linguagens Java, .NET ou Python. Para o programa de estágio regular são oferecidas 35 vagas, com início em 15 de janeiro de 2024 e duração de dois anos. Já o estágio de férias tem início em 2 de janeiro de 2024, com duração de até oito semanas. 

Para participar, os interessados devem se inscrever no site.

Remanescente de quilombo

A Comunidade de Boipeba, no município de Cairu, no sul da Bahia, foi reconhecida e certificada pela Fundação Cultural Palmares como remanescente de quilombo. A medida  será registrada no Livro de Cadastro Geral. 

Boipeba também é o nome da ilha onde vivem quatro comunidades quilombolas: a que recebe o mesmo nome do lugar, a de Moreré, Monte Alegre e a de São Sebastião, conhecida como Cova da Onça. A ilha, por sua vez, integra o município arquipélago de Cairu, formado pelas ilhas de Tinharé, Cairu, Boipeba e outras que somam 17.761 habitantes, segundo o Censo de 2022.

O vilarejo de Boipeba é uma das regiões povoadas mais antigas na ilha e guarda muito da cultura afrodescendente nas manifestações artísticas, religiosas e na forma de viver. Tradições como as Festas de Iemanjá e do Divino, o Zambiapunga e o Bumba Meu Boi reforçam a importância do vínculo com essas origens.