Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

23/09/2023 06h33

Foto: Ilustrativa

'Cubanito Amigo' em prol das Obras Sociais Irmã Dulce

Neste sábado (23), Dia Nacional do Sorvete, a sorveteria 'A Cubana' de Salvador promove a 13ª edição da sua tradicional campanha 'Cubanito Amigo', que irá beneficiar as Obras Sociais Irmã Dulce. A iniciativa acontece, nas unidades da rede localizadas no Elevador Lacerda, Pelourinho, Pituba, Rio Vermelho e Itaigara. 

Toda a renda obtida com a venda do Cubanito ou sorvete de duas bolas será destinada ao Centro Educacional Santo Antônio, núcleo da OSID fundado por Santa Dulce dos Pobres, que acolhe, atualmente, mais de 900 crianças e adolescentes em situação de risco social.  

1ª Feira Agroecológica de Salvador

Para celebrar a chegada da Primavera, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência e Proteção Animal (Secis), promove neste sábado (23) a 1ª Feira Agroecológica, no Parque da Cidade, das 7h às 12h.

A iniciativa vai reunir 30 expositores artesãos e agricultores familiares com produtos orgânicos e agroecológicos nas áreas de gastronomia, artesanato e hortifruti. Será uma oportunidade para que adultos, crianças e famílias possam desfrutar de insumos livres de agrotóxicos com a compreensão da importância da sustentabilidade na alimentação, moda e estilo de vida.

A feira integra o Programa de Agroecologia Urbana de Salvador, que será lançado em breve para que novos pontos da cidade sejam contemplados com a mobilização.

Exposição Transalvador

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) deu início à 3ª edição de uma exposição especial no Shopping da Bahia, como parte da programação da Semana Nacional do Trânsito. A exibição está no piso L3, na praça Mãe Menininha do Gantois. A mostra acontece até o domingo (24) e pode ser visitada durante o horário de funcionamento do centro de compras.

Na Exposição Transalvador, o cidadão poderá solicitar credenciais para estacionamento em vagas especiais, fazer a retirada do documento solicitado anteriormente mediante agendamento, além de poder ver de perto equipamentos usados pelos agentes de trânsito. Também foi montada uma pista de ciclismo no espaço, para a garotada se divertir enquanto aprende as regras do trânsito. A mostra abriga ainda uma exposição de fotos de ações históricas da autarquia, como a atuação em ocasiões especiais e evolução do fardamento.

Show gratuito

O cantor Jau vai realizar um show gratuito com músicas inéditas, neste sábado (23), às 18h, na Caixa Cultural Salvador, na Av. Carlos Gomes. Para participar do evento, é necessário retirar os ingressos a partir das 9h na plataforma online Mega Bilheteria, limitado a um ingresso por CPF. O anfiteatro tem capacidade para apenas 130 lugares. No show intitulado 'O amor não é digital', Jau vai lançar um novo repertório.

Não será permitida a entrada no espaço após o início do espetáculo. A apresentação é em celebração ao Dia do Cantor comemorado na data de 27 de setembro. Para adquirir o ingresso, é necessário fazer cadastro na plataforma através deste link.

Aulão de dança da professora Liz Facó

Com o objetivo de promover um momento de descontração e bem-estar através da dança, a professora Liz Facó, através do Studio Liz Facó, promove um aulão aberto de forronejo, zumba e fitdance neste domingo (24), a partir das 8h30, na praia do Jardim de Alah, em Salvador. Para participar, é preciso levar um quilo de alimento não-perecível. Os produtos arrecadados serão doados para instituições que atuam nos cuidados da saúde mental em Salvador.

Desde quando entrou para o mundo da dança como professora, há 10 anos, Liz Facó viu as aulas de zumba transformarem a vida de diversas alunas. Muitas, inclusive, já chegaram a procurar a dança para tratar de questões emocionais, como um difícil pós-parto ou um luto.

Dois anos de existência da Cidade da Música da Bahia

A Cidade da Música da Bahia completa dois anos de existência neste sábado (23). O maior equipamento cultural da Prefeitura Municipal de Salvador, gerido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), já recebeu cerca de 200 mil visitantes desde a sua abertura, em setembro de 2021. Sediada na casa de azulejos azuis, no Comércio, o local é uma grande celebração para a história musical de Salvador. 

Para comemorar a marca, uma programação especial acontece até o domingo (24). Esta sexta-feira 22) foi marcada pela apresentação do Coral Vozes do Tribunal, às 16h. Também vão ocorrer as tradicionais batalhas de Rap/Trap, até sábado (23), às 15h. No sábado, também ocorrerá uma Batalha de Dublagem, às 14h, e o Papo Sonoro com Vittor Adél, às 16h. O projeto Música Viva acontece até domingo, sempre às 16h. 

Feira Fora de Rota

A Feira Fora de Rota acontece neste domingo (24) em Itapuã. O evento itinerante reúne expositores de moda, gastronomia, arte e música e teve sua primeira edição na Ribeira, no começo do mês. Desta vez, a feira é na Praça Vinícius de Moraes, das 9h às 18h, com entrada gratuita e várias atividades voltadas ao público infantil, além de shows e marcas presentes. 

O evento é promovido pela produtora Lara Kértesz, que também é criadora da Salvador Boa Praça. Neste novo projeto, os expositores da feira são pequenas empresas que não pagam pelas estruturas e ficam com o valor total das suas vendas. 

Prelúdio

A segunda eliminatória do Prelúdio, programa da TV Cultura consagrado por revelar jovens talentos da música clássica, vai ao ar neste domingo (24), a partir das 16h.

O maestro Júlio Medaglia e a apresentadora Roberta Martinelli recebem mais quatro candidatos na atração, que tem transmissão simultânea na emissora, Rádio Cultura FM (103,3) e Cultura Play.

Desta vez, sobem ao palco a baiana Pillar Gisele, de Salvador; os paulistas Guilherme Frazatto e Gabriela Fiorini; e Ricardo Gaio, do Rio de Janeiro. Os jovens mostram seus talentos ao apresentarem composições feitas por grandes nomes, como Camille Saint-Saëns e Carl Nielsen, além da canção “Maria”, composta em 1956 pelos músicos Leonard Bernstein e Stephen Sondheim, para o consagrado musical “West Side Story”.

Apenas dois candidatos passam para a próxima etapa do programa. Os participantes serão avaliados por um júri especializado composto pelo pianista Antonio Vaz Lemes, a maestra Alba Bomfim, Yara Caznok, mestre em Psicologia especializada em percepção musical, e Irineu Franco Perpétuo, jornalista e crítico musical.

Navios da Esquadra

A Marinha do Brasil (MB) abrirá três navios da Esquadra para visitação pública gratuita, neste domingo (24), das 9h às 16h, no Porto de Salvador. O acesso será realizado pelo Terminal Marítimo de Salvador Contermas.

Entre as embarcações de guerra estará o Capitânia da Esquadra brasileira, principal navio da Força, o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” (A-140), além das Fragatas “Constituição” (F42) e “União” (F45), que ficam sediados na cidade do Rio de Janeiro.

A vinda à capital baiana integra a Operação “Tropicalex”, na qual são realizados exercícios de maior complexidade e intensidade, ampliando os níveis de treinamento das tripulações dos navios, submarinos e aeronaves em todos os ambientes da guerra moderna.

Iniciada na última segunda-feira (18), a Operação “Tropicalex 2023” se estenderá até 29 setembro, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro e Salvador (BA), com o propósito de incrementar o nível de adestramento e elevar a prontidão dos navios, submarinos e aeronaves da Esquadra empregados na comissão.

Primavera chega no hemisfério sul

Começa na madrugada deste sábado (23), mais precisamente às 3h50 da madrugada, a primavera no hemisfério sul. É neste horário que ocorre o chamado equinócio de primavera, quando o dia e a noite têm a mesma duração. É também neste horário que acontece, no hemisfério norte, o equinócio de outono.

Segundo o Observatório Nacional, o que marca as estações do ano é exatamente a maneira como os raios solares incidem nos hemisférios.

As estações são mais percebidas na medida em que se afastam da linha do equador - linha imaginária que divide os dois hemisférios. Assim sendo, as características de cada estação praticamente não existem nas regiões próximas a essa linha.

As diferentes estações do ano decorrem da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao plano de órbita; e da posição do planeta em seu movimento de translação ao redor do Sol.

Os solstícios e os equinócios não ocorrem sempre nos mesmos dias do ano. Em alguns anos, por exemplo, ele pode ser no dia 22. Em outros, a exemplo deste ano, podem acontecer no dia 23. Entre os motivos dessas diferenças está o de que o tempo decorrido entre dois equinócios é menor que o ano sideral, definido como o tempo de translação da Terra em torno do Sol.