Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

25/09/2023 06h37

Foto: Divulgação 

Mulheres na construção civil

O programa Marias da Construção deve oferecer mais de mil vagas no próximo ano. O programa é realizado pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude de Salvador (SPMJ), em parceria com o Senai Bahia.

O Marias na Construção tem impactado significativamente o número de mulheres beneficiadas. Só para se ter uma ideia, em 2021, 450 mulheres foram matriculadas. Para o ano que vem, a previsão de oferta é de 1.025 vagas, indicando um crescimento nas oportunidades proporcionadas pelo programa.

Dados do IBGE mostram um aumento no número de mulheres na construção civil, de 109 mil em 2007 para 219 mil em 2018, com previsão de crescimento superior a 120% até 2024.

Estágio nas áreas de Suprimentos e TI

A Concessionária Litoral Norte (CLN), uma empresa do Grupo Invepar, está com vagas abertas para estágio nas áreas de Suprimentos e TI. As oportunidades são para estudantes de graduação em nível superior, com previsão de formatura no segundo semestre de 2025.

O Programa de Estágio da CLN visa contribuir com a formação dos estudantes, proporcionando a experiência prática nas áreas de interesse de carreira dos estagiários, ampliação da rede de relacionamento profissional, vivência com situações reais nas respectivas áreas de atuação, e conhecimentos sobre o segmento de concessão de rodovias.

As inscrições podem ser feitas até esta segunda-feira (25) no site: https://www.clnorte.com.br.

Vagas residuais

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou edital com 191 vagas residuais de ensino superior, para o campus no bairro do Barbalho, em Salvador. As oportunidades são para o primeiro ou segundo semestre de 2024.
As inscrições estão abertas e seguem até o dia 30 de setembro. Para participar da seleção, os interessados devem preencher

um formulário eletrônico.
Podem concorrer estudantes da instituição e de outras unidades de ensino superior, nas categorias de portador de diploma, ou transferência interna e externa. Confira o documento.

Mercado joalheiro

Localizado no coração do Pelourinho, em Salvador, o Centro de Gemologia da Bahia (CGB) abrirá suas portas para ex-alunos e entusiastas do mercado joalheiro em um workshop sobre a precificação de serviços joalheiros. O evento será realizado no dia 26 de setembro, das 13 às 17h, na sede do CGB, ministrado pelo professor e joalheiro Flaviws Silva, que abordará sobre as tendências atuais da joalheria moderna e a forma de precificar os diferentes serviços prestados pelo profissional.

A precificação de joias é uma tarefa complexa, que requer conhecimento de diversos fatores. A coordenadora de Fomento à Mineração Petróleo e Gás da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Amanda Silva, destacou a importância do workshop para os discentes que já passaram pelos cursos do CGB.

As inscrições são feitas presencialmente, na sede do CGB, na Rua Gregório de Matos, nº 27, no Pelourinho. Após a finalização do workshop, os participantes receberão o certificado de participação assinado pela instituição, contribuindo com a formação dos presentes.

Evento reúne construtoras e incorporadoras

Os principais temas ligados aos desafios da construção civil estarão em debate no Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC), que chega à sua 5ª edição. O evento ocorrerá no Recife, no auditório do Cais do Sertão, de 28 a 30 de setembro, e tem o objetivo de partilhar conhecimento e promover um intercâmbio de práticas que têm contribuído para a evolução do setor imobiliário e de obras públicas.

O Fórum vai reunir grandes nomes da política, com o objetivo de fortalecer a conexão entre os estados das Regiões Norte e Nordeste, discutir as necessidades, anseios e conflitos de cada um e definir um planejamento estratégico para a progressão dessas regiões no setor da construção.

Zonas turísticas da Bahia

A infraestrutura náutica e os demais atrativos das treze zonas turísticas do território baiano são destaque no 26º São Paulo Boat Show, maior salão náutico da América Latina. O evento segue até a terça-feira (26), no SP Expo, com a expectativa de receber 36 mil pessoas e movimentar R$ 300 milhões em negócios, na capital paulista.  

No estande da Secretaria de Turismo da Bahia, os visitantes conhecem as 11 intervenções náuticas realizadas na Baía de Todos-os-Santos, além de ações culturais e socioambientais. A construção de marinas, terminais turísticos e atracadouros representou um investimento de mais de R$ 340 milhões. 

CNH do Brasil em Portugal

Brasileiros que residem em Portugal poderão utilizar a Carteira Nacional de Habilitação emitida no Brasil, sem necessidade de troca do documento pelo do país estrangeiro. A mudança faz parte de um acordo de reciprocidade assinado na sexta-feira (22) pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, o embaixador brasileiro Raimundo Carreiro e o ministro das Infraestruturas português, João Galamba. Pelo princípio da reciprocidade, a mesma regra será aplicada aos portugueses que residem em terras brasileiras.

Conforme as regras estabelecidas, para utilizar a CNH em Portugal, o documento deve ter menos de 15 anos de emissão; pode ser apresentado tanto na versão física, quanto digital; e deve respeitar a legislação local.