Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

26/09/2023 06h34

Foto: Transalvador - Divulgação

15 anos de aplicação da Lei Seca

Relatório inédito elaborado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) do Ministério dos Transportes revela que, nos 15 anos de aplicação da Lei 11.705/2008, a Lei Seca, o Brasil teve uma média de oito infrações por hora, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. Mais da metade delas ocorreram aos sábados e domingos, com pico entre 23h e 0h. O perfil predominante dos proprietários de veículos autuados, de acordo com os dados, é masculino, tem 42 anos em média e reside nas capitais dos estados brasileiros.

Entre 20 de junho de 2008 e 19 de junho de 2023, o Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf) catalogou mais de 1 milhão de infrações de condutores que dirigiam sob influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa. A coleta desses dados permitiu à Senatran traçar um perfil dos infratores tendo como base principal a identificação dos proprietários dos veículos, que aponta para condutores do sexo masculino (mais de 80% dos casos) com mais de 30 anos (90% das infrações) e que em média tiraram a primeira habilitação há 16 anos da data da infração.

Mais de 90% dos veículos autuados eram de categoria particular e cerca de 80% de "veículos leves", como automóvel, caminhonete, camioneta e utilitários. O campeão das infrações foram os veículos do tipo automóvel, que responde por mais de 65% das infrações. O estudo mostra que 97% dos veículos contaram com o registro de apenas uma infração. Cerca de 32 mil veículos tiveram dois ou três registros e outros 272 veículos, entre quatro e cinco infrações. Por fim, somente oito veículos tiveram mais que seis infrações.

Riscos psicossociais associados ao trabalho

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e de Assédio (Cipa) da Autoridade Portuária de Santos (APS) promove, nesta terça-feira (26), uma palestra aberta ao público em geral com o tema "Riscos psicossociais associados ao trabalho". O palestrante é o Psicólogo e Professor universitário com André Viera. 

A palestra será às 15 horas e poderá ser acompanhada pelo Youtube da APS, sem necessidade de inscrição prévia. 

 A palestra faz parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat 2023) da APS. A Sipat é uma atividade prevista na legislação brasileira, especificamente, na norma regulamentadora NR-5 e na portaria nº 3.214 de 08 de junho de 1978. O objetivo é promover conhecimento e reflexão, despertando o olhar crítico sobre a importância da prevenção de acidentes, combate ao adoecimento, segurança e qualidade de vida no local de trabalho e fora dele.

Programa da Ambev para pessoas pretas e pardas

As inscrições para os Programas de Trainee, Estágio Geral e Representa - voltado especificamente para pessoas pretas e pardas, da Ambev foram prorrogadas até a próxima quarta-feira, dia 27 de setembro.

A companhia não limita a escolha dos candidatos por faculdade ou curso. Para o programa de Trainee o pré-requisito é ter graduação concluída entre dezembro de 2021 a dezembro de 2023. Já para os programas de estágio é ter formação prevista para dezembro de 2024 até dezembro de 2025.

A Ambev está em busca de talentos que tragam novas perspectivas para a companhia, que sejam curiosos, tenham um perfil colaborativo e inovador. Os interessados em participar devem realizar a sua inscrição pelo site.

Concurso público

O Ministério da Saúde foi autorizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos a realizar concurso público com oferta de 300 vagas para temporários.  Serão contratados 28 técnicos administrativos, 12 analistas de dados e controle de qualidade, 218 analistas de requisitos processuais, normativos, econômicos e financeiros, oito técnicos em edificações, 18 analistas técnicos em equipamentos e 16 gestores.

Os profissionais poderão atuar por até quatro anos, prorrogáveis por mais um ano, conforme define a lei que trata da contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.

De acordo com a publicação, esses profissionais atuarão no Ministério da Saúde, na área de prestação de contas, habilitação e devolução de recursos, para tratar de processos como Tomada de Contas Especial (TCE), que apura possíveis danos à administração pública, ou ainda processos de ressarcimento ao erário.

Fundação Amazônia Sustentável

No último dia 21 de setembro, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia, recebeu o Prêmio BrazilFoundation de Impacto – Organização da Sociedade Civil 2023, na categoria “Liderança Social” durante a 20ª edição do evento, realizado pela Brazil Foundation, em Nova Iorque. O evento tem por objetivo angariar recursos para apoiar Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

A FAS foi agraciada pelo seu compromisso em promover educação ambiental, práticas sustentáveis, empreendedorismo, engajamento comunitário e a conservação da biodiversidade na região Amazônica.

A Fundação tem capacitado pessoas da comunidade a se tornarem empreendedores e a promoverem o crescimento de empreendimentos sustentáveis em 583 comunidades situadas em 16 Unidades de Conservação (UCs) na Amazônia. Os negócios apoiados pela FAS respeitam e valorizam as riquezas da região, reduzindo o desmatamento e contribuindo para a manutenção da biodiversidade. Somente no ano passado, os negócios sustentáveis apoiados pelo Programa de Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis na Amazônia (Pensa) faturaram R$ 7 milhões. Ao todo, foram 62 empreendimentos apoiados, 582 famílias atendidas e R$ 124 mil em créditos destinados a esses negócios.

Top 100 Gestores de 2023

Recente levantamento divulgado com exclusividade pela revista Exame, Queiroz Filho, CEO da Ampla, foi apontado como uma das 100 maiores lideranças do setor em âmbito nacional. A lista aponta o Top 100 Gestores de 2023. Os 100 nomes, foram eleitos por cerca de 60 mil publicitários membros da comunidade Amigos do Mercado.

A Ampla nasceu, há 47 anos, no Recife (PE) e possui unidades em Vitória (ES) – que está completando 19 anos - e Aracaju (SE), mas tem abrangência nacional. Atualmente, conta com 170 colaboradores.

Programa de Estágio da OEC

OEC - Odebrecht Engenharia e Construção, empresa líder no setor de construção pesada com mais de 11 mil colaboradores, anuncia a abertura das inscrições para o seu Programa de Estágio. São mais de 40 vagas para estudantes dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Administração, Economia e Ciências Contábeis. Poderão concorrer alunos que cursem a partir do terceiro período da faculdade.

Com o propósito de atrair talentos de todo o país para integrar seu time, a empresa abre oportunidades nas seguintes cidades: São Paulo (SP); Rio de Janeiro (RJ); Itaguaí (RJ); Duque de Caxias (RJ); Guaratuba (PR); Soledade (RS); Salvador (BA); Aracaju (SE); Recife (PE); e Silves (AM). O programa foi desenvolvido com o compromisso de gerar oportunidades, promover a permanência e estimular o desenvolvimento de um maior número de jovens profissionais talentosos.

Os candidatos interessados devem realizar suas inscrições exclusivamente através do site Link até o dia 30 de outubro. O processo seletivo é composto por três etapas, projetadas para identificar os candidatos mais promissores. Os selecionados terão a oportunidade de começar a exercer atividades supervisionadas a partir de janeiro de 2024.

Atualização dos dados cadastrais

Os mais de 16 milhões de clientes da Neoenergia distribuídos na Bahia (Neoenergia Coelba), Pernambuco (Neoenergia Pernambuco), Rio Grande do Norte (Neoenergia Cosern), São Paulo e Mato Grosso do Sul (Neoenergia Elektro) e Distrito Federal (Neoenergia Brasília), estão sendo convidados pela empresa a realizarem a atualização dos dados cadastrais através de um QR Code impresso no verso da conta de energia elétrica. Com os dados atualizados, os clientes terão mais chances de participar de campanhas promovidas pelas distribuidoras, além de terem suas ocorrências atendidas de maneira mais rápida.

Os dados são coletados através de uma Cloud Page, ambiente seguro que possui endereços distintos para cada distribuidora do grupo Neoenergia. Ao fazer a leitura do QR Code impresso no verso da fatura, o cliente será redirecionado para o preenchimento dos campos com nome completo, telefone, endereço e outros. Em algumas oportunidades, o leiturista reforçará a campanha em vigor durante a coleta da leitura em campo.

Outro benefício de manter a atualização cadastral em dia para os cidadãos beneficiados por programas sociais do governo federal, como o da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), é que a própria conta serve como comprovante de residência. A partir dela, as distribuidoras da Neoenergia conseguem inscrever, automaticamente, as famílias de baixa renda na TSEE (quando essas atendem aos critérios exigidos pelo governo federal).

Escolha a sua distribuidora e realize a atualização cadastral

Neoenergia Coelba (BA): Link

Neoenergia Cosern (RN): Link

Neoenergia Brasília (DF): Link

Neoenergia Elektro (SP/MS): Link

Neoenergia Pernambuco (PE): Link