Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

25/05/2020 06h48

Foto: Divulgação

Seminário marca o 'Dia da África' na Bahia

Hoje (25) é o Dia Mundial da África, instituído, oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU), fazendo memória à fundação da Organização de Unidade Africana (OUA), realizada em 1963. Na Bahia, para marcar a data, será realizado o seminário “Legado africano, racismos e seus efeitos em tempos de pandemia”, organizado pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi). A atividade acontece a partir das 19h, através de uma live no Facebook, considerando a necessidade de isolamento social no enfrentamento da Covid-19.

O objetivo do evento é prestar uma homenagem à África e aos povos africanos em reconhecimento às suas contribuições para o desenvolvimento político, econômico, social e cultural da sociedade brasileira.

O dia 25 de maio é considerado o Dia de África porque foi neste dia, em 1963, que se criou a Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano. Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu oficialmente o 25 de maio como “Dia da África” ou o “Dia da Libertação da África”. O Dia da África também integra o calendário oficial da Bahia, a partir da lei estadual 13.693, sancionada em 2017 pelo governador Rui Costa.

Dia do Trabalhador Rural

Muitas conquistas já foram alcançadas pelos trabalhadores rurais, que comemoram hoje (25) o seu dia. Entretanto, há muito a ser conquistado. Por isso, é necessário que a sociedade esteja engajada, e as autoridades atentas, sobretudo quanto a fiscalizações mais eficazes e a garantia dos direitos da classe.

Ressalta-se que nos últimos 40 anos, o Brasil saiu da condição de importador de alimentos para se tornar um grande provedor para o mundo. Foram conquistados aumentos significativos na produção e na produtividade agropecuárias e essa evolução tem que creditar, em grande parte, à garra do trabalhador rural.

No Brasil, o Dia do Trabalhador Rural foi instituído pelo Decreto Lei 4338, de 1º de maio de 1964, para homenagear todas as pessoas que trabalham nas zonas rurais, campos, fazendas, como por exemplo os  lavradores, agricultores, cuidadores de animais, dentre outros profissionais.

Têm como marco a morte do deputado federal Fernando Ferrari, que ocorreu no dia 25 de maio de 1963, um dos políticos mais engajados na luta pelos direitos dos trabalhadores rurais e questões sociais.

Pernambués - Quilombo Urbano

O documentário Pernambués - Quilombo Urbano, que utiliza elementos da sétima arte para retratar aspectos sociais e culturais de Pernambués, bairro periférico de Salvador, será lançado nesta segunda-feira (25), às 8h, no Canal do Youtube da Fundação Gregório de Matos

Com roteiro e direção de Lúcio Lima, Pernambués - Quilombo Urbano retrata em vinte e nove minutos, toda a construção do bairro e seu contexto histórico, desde os laranjais à sua desvinculação do Cabula, percorrendo por rostos e raças que o torna o atual bairro mais negro de Salvador já que quase cinquenta mil moradores de aproximadamente sessenta e cinco mil habitantes se declaram negros de acordo com o IBGE. 

As histórias navegam pelas personalidades nascidas em Pernambués, sendo conduzidas pelo rapper Negro Davi, músico da comunidade, que carrega consigo as marcas da luta pelo reconhecimento do seu local de origem.

O documentário  é fruto do edital Arte Todo Dia - Ano V da Fundação Gregório de Mattos e ficará disponível no Youtube da Fundação hoje (25), de 8h até 21h, e depois será exibido publicamente em Pernambués antes de participar de festivais de cinema.

Casamentos no Brasil

Pesquisa feita pela plataforma digital Icasei mostra que a pandemia do novo coronavírus causou queda expressiva no número de casamentos no Brasil. Segundo o levantamento, o número de cerimônias, após o dia 11 de março, registrou uma queda de até 61,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior. De acordo com a pesquisa, 32% dos casais com casamento marcado para o período de quarentena disseram que não precisaram mudar a data ou que ainda estão aguardando para decidirem o que vão fazer; 61% responderam que adiaram o casamento; e 3%, cancelaram e ainda não têm planos para marcar uma nova data; 4% não informaram.

‘Mãos Dadas - Santuários do Brasil’

Os apresentadores Xuxa Meneghel e Junno Andrade participam de uma campanha em prol de animais de todo o Brasil, intitulada ‘Mãos Dadas - Santuários do Brasil’. O objetivo é arrecadar R$ 2 milhões em 60 dias. O valor será distribuído igualmente entre as instituições. 

As ONGs que fazem parte do projeto são: Rancho dos Gnomos (Cotia - Joanópolis/SP), Shamballa (Santana do Parnaíba/SP), Animal Sente (Itatiba/SP), Projeto Mucky (Itú/SP), Terra dos Bichos (São Roque/SP), Sítio da Estrela (Soledade de Minas/MG), Santuário das Fadas (Teresópolis/RJ) e Elefantes Brasil (Chapada dos Guimarães/MT). Os recursos serão arrecadados por meio de financiamento coletivo

Golpes no auxílio emergencial

Nos últimos dias, golpes prometendo o auxílio emergencial, que é pago apenas pela Caixa Econômica Federal, vêm circulando em redes sociais e no WhatsApp. Até a última terça-feira, 19 de maio, mais de 11 milhões de tentativas de golpe haviam acontecido, envolvendo o benefício de R$ 600. O número foi descoberto após monitoramento do dfndr lab, laboratório especializado em segurança da PSafe. Atualmente a Caixa Econômica Federal está pagando a primeira parcela do auxílio emergencial para um grupo e a segunda parcela para outro grupo.

Até a semana passada, o estudo concluiu que havia 270 aplicativos falsos, conhecidos como malwares, relacionados ao novo coronavírus. O objetivo dos criminosos é roubar dados das vítimas e lucrar com visualização de propagandas em páginas falsas. A Caixa afirma que está, em conjunto com a Polícia Federal e lojas de aplicativos, monitorando e atuando para conter os golpes relacionados ao auxílio emergencial.

É importante notar que o único aplicativo oficial é o Caixa Auxílio Emergencial, que está disponível tanto para sistemas Android quanto para sistemas iOS. Os cadastros para o benefício seguem abertos até o dia 3 de julho e devem ser feitos no site ou aplicativo oficial.

Sesi de São Paulo

O Sesi de São Paulo demitiu metade do quadro de professores de esporte. O total de profissionais desligados em 53 cidades paulistas foi de 250.

A instituição disse que "a crise do coronavírus tem castigado todos os setores da economia. “O Sesi-SP tem feito todos os esforços para preservar seu quadro funcional. Entretanto, é impossível ignorar a queda de arrecadação causada pela desaceleração da economia, a redução compulsória de 50% da receita nesses meses e o nível de inadimplência, que é imprevisível. Além disso, estamos impossibilitados de manter funcionando as áreas esportivas e culturais. É um momento difícil para todos e até lá o Sesi-SP trabalhará com afinco para que o impacto seja o menor possível", declarou.

Furacões no Atlântico são preocupantes

A estação de furacões no Atlântico este ano tem 60% de probabilidade de ocorrer num patamar “acima do normal”, segundo a previsão do Serviço Nacional de Temperatura, dos Estados Unidos.

Em sua página, a Organização Meteorológica Mundial, OMM, que atua em parceria com a agência americana, sugere que estão sendo esperadas de 13 a 19 tempestades das quais três a seis podem se converter em furacões com ventos de até 119 km/h ou mais.

A previsão para grandes furacões (da categoria 3 a 5 com ventos de pelo menos 178 km/h) é de três a seis tempestades. Geralmente, a estação de furacões produz 12 tempestades e metade pode se transformar em furacões chegando até três grandes furacões.

Mar do Caribe

Um outro fator é a superfície do mar mais quente que o normal na parte tropical do Oceano Atlântico e no Mar do Caribe, combinados com ventos tropicais mais fracos e com um aumento das monções no oeste da África. Condições similares já produziram estações mais ativas desde 1995.

Essas previsões são baseadas em cálculos de computadores e tecnologias de monitoramento com o objetivo de proteger vidas e propriedades das destruições causadas por tempestades e furacões.

A OMM afirma que a próxima estação de furacões será mais desafiadora por causa das medidas de distanciamento social impostas pela pandemia de Covid-19. Por isso, a agência da ONU apela para a necessidade de planejamento, coordenação e planos de contingência. Uma outra preocupação é a pressão que já existe sobre os serviços de saúde que tentam responder à pandemia.

Enchentes
A agência citou o valor de previsões acertadas ao mencionar o caso do ciclone Amphan, que afetou Bangladesh em 20 de maio. O ciclone perdeu força e passou da categoria 5 à categoria 2 antes de atingir a fronteira da Índia com Bangladesh.

Todos os anos, a estação traz enchentes, ventos extremos, tornados e relâmpagos associados às tempestades tropicais e furacões.

No ano passado, o furacão Dorian, de categoria 5, causou enorme destruição e mortes às Ilhas Bahamas, um ano depois dos furacões Florence e Michael terem afetado os Estados Unidos.

Uma das piores estações ocorreu em 2017 quando os furacões Harvey, no Texas, Irma no Caribe e no sul dos Estados Unidos, e María no Caribe e Porto Rico, causaram enorme perda de vidas e danos à infraestrutura e à agricultura.

A OMM divulgou uma lista de 22 nomes para os ciclones que devem atingir o Atlântico este ano: Arthur, Bertha, Cristobal, Dolly, Edouard, Fay, Gonzalo, Sally e Vicky estão entre as tempestades esperadas já a partir de junho.