Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

26/05/2020 06h49

Foto: Divulgação

Videoaulas gratuitas da Universidade Infraero

A Universidade Infraero disponibilizou videoaulas gratuitas sobre Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita (AVSEC). O material é destinado a qualquer pessoa que tenha interesse em assuntos relacionados à aviação civil.

O conteúdo está distribuído em seis cinco vídeos, onde são abordados temas como o Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil (RBAC); a estrutura normativa nacional do sistema de segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita; as responsabilidades das principais organizações que integram o sistema de segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita; a classificação de itens que não podem ser transportados na bagagem de mão dos passageiros; os indicativos que caracterizam um passageiro indisciplinado e sanções aplicáveis, entre outros. Para se inscrever, acesse o link https://bit.ly/2yjCysG

TCE suspende expediente até 29 de maio

Em atendimento às determinações legais do Governo do Estado da Bahia e da Prefeitura Municipal de Salvador, e como parte das medidas de contenção ao novo coronavírus (Covid-19), o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) suspendeu o expediente de trabalho nesta semana, antecipando os feriados de Dois de Julho (25.05), São João (26.05) e Dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia (27.05). Apesar das restrições ao serviço presencial impostas pela necessidade de combate à Covid-19, o TCE/BA vem desempenhando todas as suas funções, com os servidores trabalhando à distância (no modo home office), inclusive com a realização das sessões de julgamento do plenário e de suas câmaras, atividades que serão interrompidas durante esta semana.

A alteração da data dos feriados no calendário dos órgãos e secretarias estaduais e municipais teve como base o decreto nº 19.722, ordenado pelo governador Rui Costa a partir do projeto de lei 23.897/2020 aprovado em sessão extraordinária, no último sábado (23.05), na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, a Lei Estadual 14.267/2020, sancionada pelo governador, e a Lei Municipal 9.528, sancionada pelo prefeito ACM Neto.

Abracorp vai realizar live

A Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) está organizando uma live com a presença de executivos das grandes empresas aéreas nacionais, bem como do GRU Airport, Rede Accor e da Rede Atlântica, para debater o futuro do transporte aéreo.

O tema do encontro é “Protocolos Sanitários: o que os viajantes vão encontrar na sua próxima viagem?” e serão debatidos outros assuntos como a transformação dos aeroportos, das empresas aéreas e hotéis para o futuro imediatamente após a pandemia.

Nesse evento, estarão presentes os seguintes executivos: Elisabete Antunes, Diretora de Aeroportos da Azul; Carolina Trancucci, Diretora de Produtos da Gol; Rafael Walker, Diretor de Aeroportos da Latam; João Pita, Diretor de Negócios Aéreos do GRU Airport; Carlos Bernardo, Diretor de Operações da Accor; Mark Campbel, Diretor de Operações da Rede Atlântica. Para assistir, basta você se conectar ás 11h, desta terça feira, 26, no Youtube da Abracorp Oficial.

Cursos de graduação por meio do Sisu

Instituições de ensino superior públicas e gratuitas que quiserem oferecer vagas para seus cursos de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para o segundo semestre de 2020, já poderão aderir ao programa. O período de adesão ficará aberto até as 23h59 de 29 de maio. Já o prazo para retificação do termo de adesão será de 1º a 5 de junho. O processo seletivo usa as notas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) como critério de classificação.

Os estudantes interessados em concorrer a uma vaga em uma universidade ou instituto público poderão consultar os cursos e o número de vagas que serão disponibilizados por cada instituição participante. Os interessados poderão fazer as inscrições para o Sisu 2020 entre os dias 16 e 19 de junho.

Bolsas de estudo para cursos EaD

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ofertará, a partir do segundo semestre, bolsas de estudo para cursos de ensino a distância (EaD). O Sisu oferta vagas em instituições públicas de ensino superior com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A portaria determina ainda que as instituições de ensino superior devem disponibilizar um meio digital para que o estudante entregue a documentação necessária para a matrícula. Além disso, as instituições devem publicar na internet a lista de espera por curso, turno e modalidade de concorrência, assim como a sistemática adotada para convocação dos candidatos.

Estão abertas as inscrições para o Festival da Nacional FM

Em 2020, o Festival chega a sua 12ª edição para promover a música brasileira em um momento de pandemia da Covid-19 onde tudo vai ser possível com inscrições pela internet.

Neste ano, as inscrições serão feitas, até o dia 31 de julho, exclusivamente pela internet. Os concorrentes do Distrito Federal e Entorno poderão anexar os arquivos das músicas e dos documentos por upload, diretamente na ficha de inscrição.

Podem ser inscritas músicas instrumentais e canções com letra. Os finalistas concorrem aos prêmios de Melhor Música com Letra, Melhor Música Instrumental, Melhor Intérprete Vocal, Melhor Intérprete Instrumental, Melhor Letra, Melhor Arranjo, Música Mais Votada na Internet e Melhor Torcida.

Os concorrentes devem também ler atentamente o regulamento de participação. Em caso de dúvidas e para informações complementares, é possível entrar em contato com a coordenação do Festival pelo e-mail [email protected].

Dicas para higienizar as sacolas antes de reaproveitá-las

O vírus é invisível e pode estar onde menos se imagina, inclusive, pondo em risco quem está cumprindo à risca o isolamento social. Acredite: ele permanece ali naquela sacola plástica que, até então, parecia inofensiva por três dias. Na embalagem de papel, como a que trouxe a pizza do fim de semana, são 24 horas. Uma “visita” dessas, definitivamente ninguém quer em casa e nem a vassoura atrás da porta vai afastar. Só o álcool 70, a solução de água sanitária e também o sabonete líquido.

O processo de desinfecção é simples. Borrifa o saco, coloca uma sacola dentro da outra ainda meio úmida, fecha e espera três dias antes de utilizar como sacola de lixo. Não vai funcionar se você não utilizar o produto na concentração adequada. Tem álcool que vende em mercado que não é 70%.  Esse tipo de álcool não serve para fazer a desinfecção dos objetos. A atenção vale ainda para a concentração do hipoclorito altamente diluído. 

Qual a média de tempo de permanecia do vírus em embalagens plásticas ou de papel/papelão? O novo coronavírus ele pode permanecer vivo em plásticos, papel, papelão. Em superfícies plásticas até três dias. No caso das embalagens de papel e papelão, como a de pizza, por exemplo, o tempo médio é de 24 horas. 

Álcool 70 ou solução com água sanitária? Primeiro é importante dizer que é fundamental usar máscara durante todo o processo de higienização. Tanto o álcool 70, quanto a solução com hipoclorito são eficientes. Até mesmo o sabão líquido, utilizado para lavar pratos podem ajudar na desinfecção. 

Funciona mesmo deixar de molho e estender as sacolas depois ou borrifar o álcool é suficiente? Na hora de higienizar, a orientação é a seguinte: Tanto para o álcool quando para a solução com hipoclorito, borrife a embalagem e coloque uma sacola dentro da outra, ainda meio úmida. Feche tudo e espere três dias antes de utilizar como sacola de lixo. Outra alternativa é lavar os sacos normalmente com sabão líquido e deixá-los secar. 

É melhor utilizar as sacolas plásticas ou retornáveis na hora de ir ao supermercado? É uma boa opção sim, pois é uma sacola que você vai chegar em casa e vai lavar com água e sabão e assim reutilizar outras vezes. 

O que não fazer na hora da higienização? Nunca misture o álcool com o hipoclorito, porque se não vai se formar aí uma substância tóxica, altamente nociva. Ou usa um, ou o outro. Evite também chacoalhar as sacolas plásticas para não acabar espalhando as partículas. 

Como fazer a solução com hipoclorito? A concentração da água sanitária vendida no supermercado é de 2% a 2,5%. Por isso, é necessário diminuir essa concentração para 0,5%.  Para cada três copos de água (que pode ser um de requeijão, por exemplo), adicione um de água sanitária e mantenha a solução em uma embalagem, de preferência, escura. É importante utilizar o mesmo tipo de copo.