Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

16/11/2023 06h32

Foto: Divulgação 

Neoenergia Coelba remove cerca de 80 mil ligações irregulares

As operações de combate ao furto de energia na Bahia, realizadas pela Neoenergia Coelba, resultaram na identificação e remoção de 77.614 irregularidades de janeiro a setembro de 2023. O número significa que, em média, 287 ligações clandestinas foram retiradas por dia - ou 12 por hora, no estado.

As ações permitiram a recuperação de 287,5 milhões de quilowatt/hora de energia, o suficiente para abastecer 2,5 milhões de imóveis durante um mês ou todo o município de Salvador por mais de 30 dias.

Nos nove primeiros meses do ano, mais de 115 mil inspeções foram realizadas, encontrando desvios de energia em todos os municípios e tipos de unidades consumidoras: residenciais, comerciais, indústrias, fazendas, dentre outros.

As equipes que atuam em campo têm a tecnologia como aliada para aumentar a efetividade das ações. A Neoenergia Coelba vem investindo em softwares inteligentes que monitoram o consumo em tempo real, verificando, remotamente, possíveis irregularidades dos consumidores. Ou seja, a nova tecnologia monitora todas as unidades consumidoras da Bahia e se alguma unidade estiver cometendo irregularidade será identificada pela distribuidora. 

Além das remoções das ligações clandestinas de energia, a empresa substituiu mais de 88 mil medidores obsoletos e/ou com possíveis defeitos, uma das estratégias para manter o consumo correto de energia.  

Começa e-Agro em Salvador

A e-Agro, considerada a maior feira de inovação, tecnologia agropecuária e geração de negócios da Bahia,  começa nesta quinta-feira (16), no Centro de Convenções de Salvador. O evento abre as portas ao público, às 13h, e a solenidade oficial de abertura ocorre às 18h30.

A e-Agro é promovida pelo Sistema Faeb/Senar e pelo Sebrae e conta com patrocínio da Aiba, Abapa, Syngenta, Sistema Fecomércio-BA, Prefeitura de Salvador e Abrasel. O evento, que ocorre até sábado (18), é gratuito e a programação completa pode ser conferida em https://www.eagrodigital.com.br/. Empreendedores com CNPJ, DAP, NIRF, CAF, registro de pesca e carteira de artesão terão acesso também às palestras e capacitações. Já o público geral poderá conferir as áreas de exposição e as atrações culturais durante todos os dias do evento.

A expectativa é de que mais de 10 mil pessoas visitem o local nos três dias de evento e que cerca de 2,5 mil pessoas sejam capacitadas por dia. Estima-se, ainda, que a geração de negócios ultrapasse a marca dos R$ 15 milhões, não apenas com as rodadas, mas também por meio do leilão virtual e da comercialização dos expositores.

Horta em Casa

O projeto de cultivo domiciliar de vegetais 'Horta em Casa', promovido pela Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal de Salvador, está com inscrições abertas para novas turmas entre esta quinta e sexta-feira (16 e 17). Os interessados poderão acessar o formulário através do link https://prefsa.org/AUbfh.

Serão contempladas as 100 primeiras pessoas inscritas que apresentarem a documentação correta, que sejam residentes de Salvador e tenham idade mínima de 18 anos. Quem já foi contemplado em outras edições do projeto não pode concorrer novamente. 

A lista completa com os selecionados será publicada no Diário Oficial do Município na próxima segunda-feira (20). A nova turma inicia no dia 21 e a capacitação acontece no dia 25.   

Entre os dias 22 e 24, as pessoas escolhidas para participar da iniciativa receberão o kit contendo mudas de hortaliças, terra adubada, borrifador, jardineira, e contarão com um treinamento virtual para orientar no cultivo dos vegetais. 

Processo de adoção

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou, por unanimidade, uma resolução que proíbe magistrados de negarem autorização para adoção usando como justificativa critério como orientação sexual e identidade de gênero dos adotantes.

O objetivo é impedir que casais homoafetivos ou pessoas transgênero sejam preteridos no processo de adoção. O texto também proíbe a discriminação a quem se candidata, sozinho, a adotar uma criança, os pais e mães solo.

A resolução estabelece que tribunais e magistrados devem “zelar pela igualdade de direitos e pelo combate a qualquer forma de discriminação”.

O CNJ afirma, no texto, que o processo de adoção deve observar o interesse das crianças e dos adolescentes e que a idoneidade e a capacidade de exercer a função parental são os critérios que devem balizar a decisão do juiz.

A proposta começou a ser debatida no Conselho Nacional de Justiça a partir de uma sugestão do senador Fabiano Contarato (ES). Ele e o marido, Rodrigo Groberio, são pais de Gabriel e Mariana. O senador já disse que enfrentou “sistemáticos percalços” até conseguir adotar os filhos.

“Voluntariado: graça e missão”

A 28ª edição da Feira de Integração da Paróquia Nossa Senhora da Luz acontece desta quinta-feira (16) a domingo (19), reunindo fiéis em um dos eventos mais tradicionais da Igreja Católica em Salvador. Próximo de completar 30 anos, a feira reúne projetos sociais, fé e momento de confraternização entre quem frequenta a igreja. Neste ano, o tema da festa será “Voluntariado: graça e missão”, em homenagem aos voluntários que organizam a festa.

Nos últimos anos, a paróquia já desenvolveu outros projetos sociais em diversos locais, como no Centro Comunitário, no Centro Dom Inocêncio e na creche São Pedro Nolasco, no Areal, com os recursos arrecadados na feira.

Ao todo, a festa contará com dois palcos para shows e uma variedade na área gastronômica, como barracas italiana, portuguesa, oriental, gaúcha e brasileira, além de um espaço voltado às crianças. 

Durante os dias da festa, o bazar e o brechó do Centro Comunitário estarão abertos com diversos produtos à venda como roupas, sapatos e acessórios.

Bolsas de estudos

O Grupo Petrópolis anuncia mais mil bolsas de estudos para os colaboradores das oito unidades fabris da empresa, distribuídas de forma estratégica nos municípios de Petrópolis (RJ), Teresópolis (RJ), Boituva (SP), Bragança Paulista (SP), Rondonópolis (MT), Alagoinhas (BA), Itapissuma (PE) e Uberaba (MG). Ao todo, serão ofertados mais de cinco cursos, contemplando as áreas de desenvolvimento de software, sites e análise de dados. Além dos colaboradores, as bolsas também estarão disponíveis para seus familiares. Os interessados podem se inscrever, acessando o site https://soulcode.com/online/grupo-petropolis.

Conduzida com a Fundação Crescer Criança, localizada em Boituva, que trabalha com o desenvolvimento de jovens carentes da região, a ação conta com a parceria da SoulCode, edtech brasileira que tem como propósito a educação tecnológica.

A Cervejaria viabilizará ainda a contratação daqueles que mais se destacarem no curso e que possuam idade superior a 14 anos por meio do Programa de Jovem Aprendiz. Apresentada durante o Inova GP 2023, a iniciativa faz parte das inovações e soluções tecnológicas do Grupo Petrópolis, que visa alcançar o desenvolvimento sustentável por meio do Lab de Inovação e Sustentabilidade (LIS).

Monólogo das Sombras – Mostra Prêmio Braskem de Teatro

O espetáculo ‘Monólogo das Sombras’ será encenado nesta quinta-feira (16) até domingo (19), às 19h, no Centro Cultural Sesi Casa Branca, no bairro de Caminho de Areia, em Salvador. A peça, que recebeu indicações nas categorias Espetáculo Adulto, Texto, Ator e Categoria Especial, encerra o circuito de 11 apresentações da 8ª Mostra Prêmio Braskem de Teatro. Confira a programação ao final da matéria.

O espetáculo traz uma reflexão sobre a fragilidade da vida diante das doenças e o lugar do afeto, respeito, dignidade e cuidado como propulsionadores de cura. A encenação traz também o reflexo das experimentações que o artista realizou durante o processo de isolamento social, criando um espetáculo híbrido.

Índice de transparência dos portais

O Portal da Infraero conquistou o índice de 91,54% de transparência, segundo levantamento feito pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A pesquisa analisa o índice de transparência dos portais públicos brasileiros dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dos Tribunais de Contas, Ministérios Públicos e Defensorias Públicas, das três esferas de governo: União, Estados, Municípios e do Distrito Federal, além de entidades da administração indireta federal. Entre as estatais brasileiras, a Infraero foi uma das três a atingir marca superior a 90% de transparência.  

A mostra, que analisou 8.045 portais, concluiu que o índice de transparência dos portais públicos brasileiros é de 57,92%. O nível é considerado “intermediário”. A pesquisa foi feita em conjunto com o TCU (Tribunal de Contas da União) e com o TCE-MT (Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso). 

No levantamento, os sites públicos são classificados nas categorias diamante, ouro, prata, intermediário, básico, inicial ou inexistente, de acordo com o índice de transparência alcançado.