Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

20/11/2023 06h33

Foto: Divulgação

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra (20 de novembro), que lembra a data da morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares (em 1695), é feriado oficial em seis estados brasileiros. A mais recente unidade federativa a oficializar a data foi São Paulo, com a Lei nº 17.746, deste ano.

A data também é feriado nos estados de Alagoas, do Amazonas, do Amapá, do Mato Grosso e Rio de Janeiro e em cerca de 1260 municípios, segundo a Fundação Cultural Palmares.

De acordo com a entidade, a data tem como objetivo trazer reflexões sobre o valor e a contribuição da comunidade negra para o Brasil. Além disso, traz à tona a necessidade de combate ao racismo e de visibilidade da cultura africana.

O 20 de novembro, definido como Dia da Consciência Negra no Brasil pela Lei Federal nº 12.519/2011, foi idealizado na década de 1970 pelo pesquisador gaúcho Oliveira Silveira e pelo Grupo Palmares de Porto Alegre (RS).

Entre as cidades com leis municipais do feriado de 20 de novembro, estão as capitais Cuiabá (MT) e Goiânia (GO).

BYD oferece oportunidades

Depois de assumir o parque da Ford na Bahia, a BYD anunciou em seu site, diversas vagas de emprego em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A montadora chinesa, que deve investir R$ 3 bilhões na instalação de três fábricas, divulgou oportunidades para Advogado Pleno, Engenheiro de Administração Contratual, Engenheiro de Planejamento, Engenheiro de Produção e Gerente Fiscal. É possível ainda se cadastrar no Banco de Talentos da empresa.

No site da BYD, os candidatos podem entender as responsabilidades, atribuições, requisitos e qualificações demandados para cada vaga, além das vantagens oferecidas aos colaboradores efetivados, que vão de convênio médico e odontológico coparticipativo, Cartão Golden Farma, Gympass, Vale Alimentação, Vale Transporte ou Vaga de Estacionamento; Seguro de Vida e Auxílio Creche.

As inscrições devem ser feitas até dia 10 ou 11 de dezembro, a depender da vaga. As inscrições podem ser feitas AQUI.

Pedidos de reaplicação do Enem 2023

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou para até as 23h59 desta segunda-feira (20) o prazo para pedidos de reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.

A medida que vale para quem teve problemas de logística ou de saúde (doenças infectocontagiosas) nos dias do exame (12 e 19), e para quem mora a mais de 30 quilômetros do local de prova.

As solicitações para a reaplicação do exame devem ser feitas na Página do Participante, e a reaplicação será nos dias 12 e 13 de dezembro.

“Pessoas que tenham sido afetadas por problemas logísticos, como comprometimento da infraestrutura, falta de energia elétrica no local de prova ou erro de aplicação, podem solicitar a reaplicação. Participantes alocados a mais de 30 quilômetros da residência indicada no ato da inscrição também podem solicitar o direito. Os casos serão analisados individualmente”, informou o Inep, a quem caberá fazer a avaliação dos pedidos.

Dia Nacional do Doador de Sangue

Para celebrar o Dia Nacional do Doador de Sangue, em 25 de novembro, o Shopping da Bahia (SDB) receberá, a partir desta segunda-feira (20), uma campanha de doação de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba).

Até sábado (25), sempre das 8h às 17h, ainda será possível realizar o cadastro no banco de doadores de medula óssea. Os atendimentos serão feitos por ordem de chegada, de acordo com a demanda espontânea de voluntários, sem agendamento prévio.

Antes da doação, o voluntário passa por uma breve entrevista, com o objetivo de dar maior segurança para o doador e para os pacientes que receberão o sangue. Ao doador é necessário atender aos requisitos abaixo: Ter entre 16 e 69 anos incompletos; estar bem alimentado e em boas condições de saúde, sem sintomas virais; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não fumar por, pelo menos, duas horas; pesar mais de 50 kg; ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior; menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Programa de Aprendizes

A RHI Magnesita – líder global da indústria de refratários – está com 30 vagas abertas para o Programa de Aprendizes. São vagas para o cargo de Aprendiz Assistente Produção. As oportunidades são para a unidade de Brumado, na Bahia, e as inscrições vão até o dia 15 de dezembro, pelo site Vagas.com, no link: https://vagas.com.br/v2583140.

O programa, realizado em parceria com o Senai, tem o objetivo de desenvolver jovens interessados no aprendizado e no aprimoramento das suas habilidades por meio da capacitação técnica.

Para o cargo de Aprendiz Assistente Produção, os jovens devem ter entre 18 e 22 anos. Os aprendizes precisam estar cursando – ou já ter concluído – o ensino fundamental ou médio. O curso é de 10 meses, com remuneração de até 1 salário-mínimo, além de benefícios. O candidato deve ter disponibilidade de até 8 horas. A admissão está prevista para 11/3/2024.

As vagas estão disponíveis para todos os gêneros, raça/cor, LGBTQIA+ e para pessoas com deficiência (PCD). Para os PCDs, não há limitação de idade, somente respeitando a faixa etária de ingresso no curso desejado.

Link de inscrições: https://vagas.com.br/v2583140

Conexões Negras: Celebrando a existência Negra

Com o objetivo de estimular diálogos e promover a conscientização diante das questões raciais, a Universidade Salvador (Unifacs) realiza, nesta segunda e terça-feira (20 e 21), o evento "Conexões Negras: Celebrando a existência Negra", no campus Tancredo Neves.  

A iniciativa traz uma programação diversificada, com atividades que vão desde exposições de arte fotográfica até palestras, oficinas e rodas de conversa. O festival compõe a programação da universidade em lembrança ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. 

O evento é desenvolvido pelos estudantes do curso de Comunicação e Marketing da Unifacs, com orientação das professoras Alice Lacerda e Lívia Veiga. As inscrições podem ser feitas através da internet (https://linktr.ee/conexoes_negras )  e os ingressos serão trocados no dia do evento mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados ao Instituto Beneficente Conceição Macedo, que atua desde 1989 assistindo pessoas com HIV/AIDS na capital baiana. 

Contabilidade e o empreendedorismo negro

Uma roda de conversa reunirá profissionais, pesquisadores e empresários negros de destaque no mercado baiano para debater a contabilidade e o empreendedorismo negro. O evento, realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA), será realizado nesta segunda-feira (20), às 18h30, no PA 8 da Unifacs, no Caminho das Árvores, em Salvador.

A programação tem início às 19h com Daniel de Jesus Pereira, professor e coordenador da Comissão da Diversidade do CRCBA, que apresentará o Mapa da Diversidade. Em seguida, às 19h30, o encontro irá explorar diversos casos existentes de empreendimentos negros e os convidados discutirão futuros projetos a serem implementados. Entre os participantes convidados para a conversa, estão a professora

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas no site do CRCBA (crcba.gov.br/eventos). O evento é realizado em parceria com o Senar Bahia e a Thomson Reuters e apoio de entidades como Sescap-BA, Sindiconta-BA, Rede NAF e Unifacs.

Centros especializados contra a violência em Salvador

A Prefeitura de Salvador já atendeu 8.665 mulheres nos centros especializados contra a violência até setembro de 2023. O número é maior do que o registrado ao longo de todo o ano passado, quando foram realizados 6.501 atendimentos nos três centros especializados mantidos pela gestão municipal, o que representa um crescimento de 33%. Em 2021, foram 3.883 mulheres atendidas.

Estes centros visam fornecer suporte psicológico, assistencial e jurídico às mulheres vítimas de violência. Patrícia Passos, psicóloga e supervisora do Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (Cream), explica que as unidades "atuam de forma padrão, oferecendo atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, com equipes compostas por psicólogos, assistentes sociais e advogados".  

A Prefeitura de Salvador mantém três unidades: o Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid), localizado na Rua Léllis Piedade, n° 63, na Ribeira; o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Loreta Valadares (CRAMLV), na Rua Conselheiro Spínola, Praça Almirante Coelho Neto, nos Barris; e o Cream, situado na Rua José Seixas Filho, em Fazenda Grande II.