Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

21/11/2023 06h11

Foto: José Cruz - Agência Brasil

50 anos da cultura hip-hop

Foi publicado nesta terça-feira (21) no Diário Oficial da União o decreto que identifica os elementos estruturantes e culturais do hip-hop e estabelece as diretrizes para que órgãos e entidades das administrações públicas possam promover políticas para valorização e fomento dessa cultura. A iniciativa celebra os 50 anos do hip-hop e reforça a importância dessa manifestação.

Entre as diretrizes para o fomento e o desenvolvimento da cultura hip-hop, está a valorização de agentes e de toda a cadeia criativa das obras artísticas e culturais do movimento.

O disc jockey (DJ), o breaking (estilo de dança), o mestre de cerimônias (MC), o graffiti e o conhecimento associado a essa manifestação cultural são considerados os elementos estruturantes do hip-hop.

Outras iniciativas como apoio aos espaços dedicados à cultura hip-hop e certificação como pontões de cultura viva, além de promoção do acesso aos jovens em situação de vulnerabilidade social, residentes em bairros, comunidades, favelas e periferias de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) também foram estabelecidas como diretrizes nacionais, assim como o estímulo do intercâmbio entre os agentes culturais e a implementação de ações afirmativas para o protagonismo de mulheres, pessoas negras, indígenas, pessoas de comunidade tradicional, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência nos projetos e atividades relacionadas à cultura hip-hop.

Cortejo Afro, Ilê Aiyê e Banda Didá 

Para celebrar o Novembro Negro, mês dedicado à reafirmação da luta antirracista, o Cortejo Afro, Ilê Aiyê e Banda Didá vão agitar a capital baiana em um evento que promete ser marcado por toda a força e potência da cultura afro. O show acontece nesta terça-feira, dia 21, a partir das 18h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do local, a partir das 15h, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível para o Programa Bahia Sem Fome.
O evento, que será comandado pelo ator Sulivã Bispo, com a personagem Koanza, contará ainda com as participações especiais de artistas como Tonho Matéria, Dão, Ana Mametto e Yayá Muxima. Na ocasião, o público poderá prestigiar ainda uma apresentação especial do Bando de Teatro Olodum.

Ford <Enter>

A Ford iniciou as inscrições para a terceira turma do Ford <Enter>, programa de formação profissional que capacita pessoas de baixa renda para atuar no mercado de tecnologia. Ele oferece 60 vagas para o curso de programador em front-end e os pré-requisitos para participar são ter 16 anos ou mais, ensino médio em curso (a partir do 2º ano) ou completo, renda familiar de até quatro salários mínimos e morar na região metropolitana de São Paulo. As inscrições podem ser feitas até 24 de novembro, por meio do site do programa.

Com essa nova turma, o programa completa as 200 vagas programadas para 2023. O curso tem a duração de seis meses (440 horas), com aulas presenciais no SENAI Conde José Vicente de Azevedo, no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP), onde também está localizada a sede do Ford Academy, ecossistema de inovação da marca.

Hidrogênio de Baixo Carbono

A FGV Energia promoverá na quarta-feira, dia 22, das 09h às 13h, o lançamento do "Caderno FGV Energia de Hidrogênio de Baixo Carbono: a importância dos avanços em questões estruturantes", trazendo para exposição e debate os desafios associados ao desenvolvimento da cadeia produtiva de hidrogênio no país. O evento será realizado na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e contará com a presença de importantes nomes do setor energético brasileiro.

Sob um olhar analítico dos pesquisadores, o novo caderno FGV Energia possui como centro de análise e discussão, as vantagens comparativas que o Brasil apresenta e que o coloca em um cenário relevante a nível mundial, bem como os aspectos estruturantes que precisam ser amadurecidos para que as vantagens comparativas se transformem em desenvolvimento socioeconômico, gerando oportunidades tanto para o mercado externo, como também para o doméstico.

Adicionalmente, o caderno aborda os avanços das iniciativas, dos aspectos regulatórios e legais, bem como das lacunas ainda existentes, tomando como base o Plano Trienal do Programa Nacional de Hidrogênio, os principais projetos de lei em tramitação e as boas práticas internacionais.

O Caderno FGV Energia de Hidrogênio de Baixo Carbono compõe a coletânea dos Cadernos FGV Energia.

Garrafa de uísque de R$ 13 milhões

Uma garrafa do uísque escocês considerado “o mais procurado” do mundo foi leiloada por quase 2,2 milhões de libras (mais de R$ 13 milhões), um recorde em leilão para uma garrafa de vinho ou destilado. O Macallan Adami 1926 foi vendido na Sotheby’s em Londres, após uma guerra de lances entre possíveis compradores por telefone e na sala.

Depois de ser envelhecido em barris de jerez por 60 anos, apenas 40 garrafas do The Macallan 1926 foram produzidas em 1986. Doze das garrafas, incluindo a leiloada pela Sotheby’s, tinham rótulos desenhados pelo pintor italiano Valerio Adami.

A garrafa vendida no leilão foi a primeira a ser recondicionada pela destilaria antes da venda. Isto incluiu a substituição da rolha e a aplicação de nova cola nos cantos dos rótulos da garrafa.

Resgate de mulheres brasileiras na Espanha

A Polícia Nacional da Espanha deflagrou uma operação de resgate de mulheres brasileiras que teriam sido traficadas para aquele país para fins sexuais. A Operación Cousos teve início na semana passada e conta com apoio e acompanhamento da Polícia Federal brasileira.

Dois brasileiros suspeitos de praticarem tráfico de pessoas para a Europa foram presos nesta terça-feira (14) na cidade espanhola de La Coruña. O mesmo grupo vem sendo investigado em território brasileiro, no estado de Goiás.

Acompanhados de policiais federais brasileiros, agentes espanhóis resgataram mulheres em Oviedo e em La Coruña. Segundo a PF, as mulheres brasileiras foram identificadas como vítimas da atuação da organização criminosa, que também agia na França.

A cooperação policial internacional possibilitou dar celeridade às investigações, em especial para a coleta de indícios de forma paralela nos dois países.