Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

27/05/2020 06h49

Foto: Divulgação

27 de maio - Dia Nacional da Mata Atlântica

"Todo o Brasil é um jardim em frescura e bosque e não se vê em todo o ano árvores nem erva seca. Os arvoredos se vão ás nuvens de admirável altura e grossura e variedade de espécies. Muitos dão bons frutos e o que lhes dá graça é que ha neles muitos passarinhos de grande formosura e variedade e em seu canto não dão vantagem aos rouxinois, pintasilgos, colorinos, e canarios de Portugal e fazem uma harmonia quando um homem vai por este caminho, que é para louvar ao Senhor, e os bosques são tão frescos que os lindos e artificiais de Portugal ficam muito abaixo. Ha muitas árvores de cedro, aquila, sãndalos e outros paus de bom olor e várias cores e tantas diferenças de folhas e flores que para a vista é grande recreação e pela muita variedade não se cansa de ver", escreveu o Padre José de Anchieta, de forma poética, em um dos seus documentos.

O Dia Nacional da Mata Atlântica, regulamentado por meio do Decreto Presidencial datado de 21 de setembro de 1999, foi escolhido em referência a famosa “Carta de São Vicente”, onde o Padre José de Anchieta teria descrito, pela primeira vez, as belezas das florestas tropicais do Brasil, em 1560.

Atualmente, a Mata Atlântica abrange as maiores cidades e regiões metropolitanas do Brasil. Nela, moram mais de 145 milhões de pessoas. Mais de 80% da produção econômica nacional é gerada nessa região, considerada o centro socioeconômico do país. Todavia, a vegetação remanescente ocupa cerca de 29% da área de cobertura vegetal original do bioma. Essa riqueza é maior que a de alguns continentes.

EPI Solidário

Alunos de diferentes cursos de graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF) criaram o aplicativo EPI Solidário, para smartphones, que já está disponível nas lojas Apple. O objetivo é conectar profissionais que estão necessitando de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), trabalham na linha de frente de combate ao novo coronavírus e não estão encontrando esse material no mercado, com outras pessoas ou empresas que produzam equipamentos e queiram doar. O criador do aplicativo é Eduardo de Oliveira Camara, formado em ciência da computação e, atualmente, aluno de medicina da UFF. As pessoas não pagam nada para ter acesso ao aplicativo, nem para receber as doações.

Obras de manutenção e melhorias

O sistema BA-093, localizado na região metropolitana de Salvador, passará por um período de obras de manutenção e melhorias até o dia 31 de maio. O serviço realizado pela Concessionária Bahia Norte será feito nos trechos que compreendem as BA-093, BA-524, BA-526 e BA-535.

As atividades fazem parte da programação semanal de obras da concessionária e para garantir a conservação da infraestrutura das rodovias.

Serão feitas ainda intervenções no km 13,5 da BA-526, como obras de drenagem para garantir a adequada captação e escoamento das águas decorrentes das chuvas da estação.

Já a BA-535 recebe ainda serviços de ajustes e nivelamento de terraplenos.

Bloco Ilê Ayiê

Com os serviços parados, shows suspensos e eventos cancelados, durante a quarentena, o bloco Ilê Ayiê corre o risco de perder seu patrimônio mais importante: a Senzala do Barro Preto.

Há cerca de 10 anos o bloco tenta resolver uma dívida trabalhista que já soma quase R$ 400 mil.

Por causa da pandemia as atividades que traziam renda à instituição, como shows, workshops e ensaios, foram perdidas. Além disso, a sede está sem poder realizar a manutenção do projeto de educação infantil no qual crianças cursam do 1º ao 5º ano, além de cursos de percussão e a escola profissionalizante.

“Não deixe essa chama se apagar. O mais belo dos belos precisa decisivamente de você, para se manter vivo e atuante em todos os seus projetos. Contribua”, escreve Vovô do Ilê nas redes sociais. Segundo ele, no mês de junho, será ainda realizada uma live solidária para poder arrecadar verbas para pagamento da dívida.

Festa em Casa com Daniela Mercury

O Multishow vai transmitir ao vivo de Salvador a Festa em Casa com Daniela Mercury, nesta sexta (29), das 20h às 22h, na TV e no canal Música Multishow, no YouTube . Após esse horário, o show deve continuar no canal oficial da cantora. Um dos ícones da música brasileira e rainha do axé, Daniela vai cantar os hits que marcam sua carreira, como "Nobre Vagabundo" e "Canto da Cidade", e músicas mais recentes a exemplo de "Proibido o Carnaval", em parceria com Caetano Veloso, e "Rainha da Balbúrdia". 

A live também vai arrecadar doações para o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) - do qual Daniela é embaixadora há 25 anos - e para o Instituto Nice, que dá suporte profissional e emocional para pessoas transexuais.

Cartórios baianos

Com o objetivo de facilitar o atendimento nos cartórios baianos durante a pandemia do coronavírus e preservar a saúde de funcionários, clientes e sociedade, a Associação dos Notários e Registradores da Bahia (Anoreg/BA) lançou a plataforma Cartórios da Bahia (www.cartoriosdabahia.com.br), que permite realizar, pela internet, o agendamento dos atendimentos presenciais. A plataforma possui 104 cartórios cadastrados de 60 comarcas, e mais de 3 mil agendamentos de serviços já foram feitos.

Para fazer o agendamento, o cliente deve concordar com as orientações gerais que estão disponibilizadas no site, além de selecionar a cidade, a unidade e o ato que deseja agendar. Entre as orientações gerais destaca-se que o requerente deverá comparecer no dia marcado com o documento de identificação e todos os documentos necessários para a prática do ato, além da senha impressa ou anotada.

Além de agendar atendimentos, é possível realizar alguns serviços por meio da plataforma. Para o Registro Civil é possível solicitar a emissão de segundas vias de casamento, emancipação, interdição, nascimento e óbito. No que se refere aos serviços de Tabelionato de Notas, é possível emitir segundas vias de atas notariais, escrituras, procurações e testamentos. Basta que o cliente informe os dados do registro (livro, folha e termo) ou do ato (livro e folha). A busca de registro ou ato lavrado também pode ser feita com as informações solicitas.

Alimentação saudável

O Escritório Regional da FAO para a América Latina dá 7 dicas de alimentação saudável, para que todos possam fortalecer seu sistema imunológico com uma dieta saudável e consciente que evite o desperdício de alimentos. 

1. Fortaleça seu sistema imunológico por meio da alimentação

Aumente o consumo de frutas e legumes, com pelo menos cinco porções por dia. Eles contêm muitas vitaminas A e C, além de antioxidantes, que ajudarão a combater infecções. Coma legumes pelo menos três vezes por semana: são conservados por um longo tempo, são baratos e ajudarão a mantê-lo saudável, porque são ricos em proteínas e ferro. 

2. Não basta comprar alimentos não perecíveis 

Em vez de comprar muito macarrão e arroz, compre frutas, legumes e legumes. Você comprou frutas e vegetais extras? Não tem problema: limpe, corte e congele. Você os terá prontos para sua próxima preparação. Prefira legumes e frutas em vez de biscoitos, lanches e doces. 

3. Planeje sua compra: compre o que for necessário e justo.

Este não é apenas um ato de empatia com outros consumidores que também precisam estocar, mas ajuda a evitar o desperdício de alimentos e melhora a economia da sua casa. 

4. Não jogue fora suas sobras

Se você cozinhar demais, congele suas refeições para durar mais tempo, para evitar desperdícios, além de ter uma preparação pronta para outra ocasião, sem muito esforço. Lembre-se: os alimentos devem estar em boas condições para consumi-los. 

5. Beba bastante água

Beba pelo menos dois litros de água por dia para se manter hidratado e apoiar o sistema imunológico. 

6. Faça seu orçamento render

Se seu orçamento for limitado, recomendamos que você prefira a água a refrigerantes. Dê uma boa olhada no que você tem na despensa e na geladeira. Compre os produtos de acordo com a duração. 

7. Cozinha em família

O confinamento em que muitos de nós nos encontramos também é uma oportunidade de cozinhar em casa e introduzir as crianças nessa atividade, para que aprendam hábitos alimentares saudáveis desde pequenos.