Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

25/11/2023 06h31

Foto: Carol Garcia - GOVBA

Dia Nacional do Doador de Sangue

A Hemoba celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue, neste sábado (25), com uma programação especial. A ação contará com apresentações do artista Anderson Luís, integrante da banda Os Tios, e do Coral Alegria Vocal, regido pelo maestro Matheus Steinhagen, que acontecem a partir das 9h, na sede da Hemoba em Salvador. No interior do estado, as unidades da Hemoba de Barreiras, Feira de Santana, Ribeira do Pombal, Camaçari, Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim, Guanambi, Juazeiro, Irecê, Brumado, Alagoinhas, Jacobina e Eunápolis realizarão o Sabadão Solidário, quando receberão grupos de doadores agendados previamente.  

As ações encerram a Semana Nacional do Doador, que trouxe como lema "Solidariedade não tem preço" e contou com diversas atividades realizadas em parceria com artistas, influenciadores digitais, empresas e instituições.

Na Bahia, em 2022, foram mobilizados 157.480 candidatos à doação. Já neste ano, até outubro, a Fundação recebeu 140.323 voluntários, um aumento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Essa será a primeira vez que a administração pública federal realiza um processo seletivo para atender de forma simultânea demandas de órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional, em todos os estados e no Distrito Federal. Ao todo, 21 instituições aderiram ao processo.

Noite de Observação - Astronomia no Farol

O Farol da Barra será o cenário de um evento idealizado para quem se interessa pelo céu. Neste sábado (25), ocorre a Noite de Observação - Astronomia no Farol, a partir das 17h. Aberto ao público, o encontro será promovido pela Solisluna Editora, Astrônomos Amadores da Bahia (Astrolaab) e o Museu Náutico da Bahia.

A observação acontece no terraço do Farol da Barra, onde haverá uma praça de observação montada com telescópios e binóculos. Durante a observação, o professor de matemática Luiz Athayde vai falar sobre a Teoria do Zênite Solar. Autor de um livro sobre o tema - 'A teoria do zênite solar: uma proposta para as estações do ano nas localidades intertropicais’ (Edufba) - ele sugere a criação de novas regras e normas para as estações entre os trópicos, levando em consideração o conhecimento do clima da cidade de Salvador e suas temperaturas ao longo do ano.

Festival República do Reggae em Salvador

A República do Reggae – o maior evento do gênero da América Latina — acontece neste sábado (25), a partir de 18h, e vai trazer para o palco do Wet Salvador, na Avenida Paralela, os maiores nomes do cenário nacional e internacional.

Entre as atrações Burning Spear, Max Romeo, Groundation, Edson Gomes, Alborosie, Ponto de Equilíbrio, Reemah, Edy Vox e Raiz Tribal estão confirmados na grade comemorativa de 20 anos.

O festival contará com dois setores: a Arena “20 anos” e o Lounge “Pra Sempre República”. Os ingressos ainda estão sendo vendidos nos Balcões Pida, na loja do Bora Tickets, no 2º piso do Shopping da Bahia ou através deste site.

I Festival do Acarajé

Em homenagem ao Dia da Baiana do Acarajé, comemorado neste sábado (25), Itaparica terá o seu I Festival do Acarajé. O evento tem como objetivo promover a cultura baiana através da gastronomia, reunindo os mais diversos amantes do quitute, e exaltar o ofício das baianas de acarajé, considerado um patrimônio histórico cultural brasileiro.

A programação contará com uma aula show aberta ao público onde as mulheres itaparicanas terão a oportunidade de aprender as técnicas e os segredos da preparação do famoso bolinho feito de massa de feijão fradinho frito no azeite de dendê. O festival ainda prevê atividades culturais, como apresentações de grupos de roda de samba e capoeira.  

Clima do reggae e da cultura jamaicana

A tradicional JAM no MAM vai entrar no clima do reggae e da cultura jamaicana. Isso porque a banda Geleia Solar recebe a participação do pianista norte-americano Jaime Hinckson, em uma mistura sonora ainda mais diversa. O evento acontece neste sábado (25), a partir das 18h, no Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador.

Nascido e criado em Miami, na Flórida, Jaime Hinckson é filho de pais jamaicanos e se inspira na riqueza artística da Jamaica para desenvolver o seu trabalho. Ele é conhecido como um pianista de jazz com “alma reggae” e usa sua técnica clássica e estilo de improvisação para misturar o piano jazzístico ao hip-hop e ao reggae. Além de seus projetos instrumentais, Jaime produziu também discos para artistas internacionais e excursiona tocando junto a nomes como Julian Marley, Hollie Cook, The Wailing Souls e Soul Syndicate, entre outros.

Caminhada do Samba 

A tradicional Caminhada do Samba que agita o Centro de Salvador será realizada no domingo (26), com concentração no Campo Grande. Já faz parte da tradição vestir branco nesse dia e seguir até a Praça Castro Alves com as músicas na ponta da língua e com o ritmo na ponta dos pés. Essa será a 16ª edição do evento.

O evento entrou para a agenda fixa de Salvador. A partir de agora, todo último fim de semana de novembro haverá o desfile de blocos afros, no sábado (25), e a Caminhada do Samba, no domingo (26).

A ação faz parte do Salvador Capital Afro (Novembro Negro), agenda que reúne eventos realizados na capital voltados para a cultura negra. 

Festa Anos 60 

Tradicional evento promovido pela Paróquia da Ressurreição do Senhor (Ondina), a Festa Anos 60 chega em sua décima segunda edição e acontecer neste sábado (25), às 20h, Cerimonial Rainha Leonor (Pupileira), e conta com atrações como Herbert & Richard, Retr80 e o DJ Processman. O objetivo do evento é arrecadar recursos para a manutenção e ampliação das obras sociais realizadas pela paróquia. 

A edição promete fazer o público reviver os maiores hits dos anos 60 aos anos 2000, voltar ao tempo e curtir a 'era de ouro', uma época de revolução cultural e musical que marcou a história do mundo. O ingresso custa R$80 e pode ser adquirido na secretaria da Igreja Matriz (Ondina), na loja Maria Neri Arte Sacra do Salvador Shopping (L1) e no Sympla.

Arte & Vinho

A artista plástica baiana Miu Monteiro comandará um workshop especial em Salvador. Neste sábado (25), a partir das 16h, no espaço da Enoteca Import localizado no bairro do Garcia, ela participará do evento "Arte & Vinho" e irá apresentar ao público a técnica de vinhorela, um recurso de pintura em aquarela com vinho.

O workshop, no valor de R$ 160 (por pessoa), inclui os materiais que serão utilizados na oficina, um drink break com vinho, além de um brinde com espumante entre os participantes. Para participar, não há necessidade de experiência prévia em pintura. As vagas são limitadas e as reservas podem ser feitas pelo contato (71) 99679-2911.

Mortes violentas no estado do Rio de Janeiro

As mortes violentas no estado do Rio de Janeiro chegaram em outubro ao menor patamar desde 1991, quando o Instituto de Segurança Pública (ISP), ligado à Polícia Civil, iniciou a produção desses dados. Ao todo, foram 293 casos de homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, morte por intervenção de agente do Estado e roubo seguido de morte, correspondente a 28% a menos que no mesmo mês do ano passado.

Entre essas mortes, a maior parte, 245, foi registrada nas delegacias policiais como homicídios dolosos. Houve ainda três latrocínios, duas lesões corporais seguidas de morte e 43 mortes por intervenção de agentes do Estado, número 57% menor do que em outubro de 2022. Na série histórica, esse patamar é o menor desde 2013. Ainda segundo o ISP, um policial militar foi morto em serviço, em outubro.

Os roubos de rua também apresentaram queda considerável em outubro, de 13%. Ao todo, foram 4.406 casos em apenas 1 mês no estado do Rio de Janeiro. Já os roubos de veículo tiveram queda de 21%, com 1.936 casos somente em outubro.

O décimo mês do ano também teve queda nos estupros, com 18% menos casos do que em 2022. Ao todo, as delegacias fluminenses registraram 431 casos em outubro e 4.613 desde janeiro.

As apreensões de armas tiveram redução no estado em outubro, com 5.430 ocorrências. Mesmo assim, o governo do estado destaca que as forças policiais recolheram 527 fuzis desde janeiro, em uma média de dois por dia.