Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

28/05/2020 06h49

Foto: Wilson Dias - Agência Brasil

Semana Mundial do Brincar

Brincar entre o Céu e a Terra é o tema da Semana Mundial do Brincar, cujas atividades vão até domingo (31) no Portal e nas redes sociais do Serviço Social do Comércio (Sesc) São Paulo e de suas unidades na capital, no interior e no litoral. A ideia é chamar toda a sociedade à reflexão e ao debate sobre a importância do ato de brincar na vida humana. As ações tiveram início no último sábado.

A Semana Mundial do Brincar pode ser acompanhada pelas redes sociais do Sesc São Paulo ou acessando a página do evento na internet.

Para esta quinta-feira (28), a programação prevê contação de história, com o tema Quem Conta seus Medos se Espanta, com Susana Diniz, às 10h30, no Instagram do Sesc Consolação.

As atrações da sexta-feira (29) serão a oficina Um Cantinho para Brincar e Cantar, com Sheila Ferreira, às 10h30, no Instagram do Sesc Consolação; e o bate-papo ao vivo Brincando da Terra ao Céu e Vice-Versa, uma conversa entre Lucilene Silva e Adelsin sobre o significado e importância do brincar na vida das pessoa, das 18h às 19h, no Instagram do Sesc Osasco.

No sábado (30), quando se encerram as ações da semana, o tema é E Agora, Quem Brinca Comigo?, com Tati Fávaro e Plínio Teodoro, às 17h30, no Instagram do Sesc Jundiaí.

Ponto facultativo

As repartições públicas estaduais em Camaçari, Candeias, Feira de Santana, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Jequié, Lauro de Freitas e Salvador terão ponto facultativo nesta quinta (28) e também na sexta-feira (29). A medida visa ampliar a queda na taxa de transmissão registrada com a antecipação das datas comemorativas de São João e 2 de Julho.

O decreto com a determinação sairá na edição desta quinta-feira (28) do Diário Oficial do Estado. Na área privada, poderão funcionar mercados, farmácias, unidades de saúde, serviços de segurança, serviços funerários, postos de combustíveis, indústrias, bancos e lotéricas poderão funcionar nesta quinta (28) e sexta (29).

Prêmio Dia Mundial sem Tabaco 2020

A Organização Mundial da Saúde, OMS, anunciou os ganhadores do Prêmio Dia Mundial sem Tabaco 2020. O médico Drauzio Varella, do Brasil, é um dos contemplados pelo seu trabalho em combater o produto, que causa mais de 8 milhões de mortes todos os anos. A lista inclui outros agraciados no México, na Bolívia e na Venezuela.

A OMS também concedeu o prêmio a três instituições bolivianas que ajudaram a aprovar uma legislação de controle de tabaco em repartições públicas transformando os ambientes em 100% sem tabaco, além de outros locais de trabalho. É o primeiro país das Américas a aprovar um projeto de lei neste século de combate ao produto.

Os três premiados são a Assembleia Nacional Boliviana, o Ministério da Saúde e a Aliança Bolívia sem Tabaco que cooperaram para que a legislação fosse adotada. Pela nova regra, os maços de cigarro terão que exibir imagens maiores sobre os danos do fumo.

Senai Cimatec

O Senai Cimatec está realizando a manutenção de bombas de infusão de Unidades de Terapia de Intensiva (UTI) do Hospital Espanhol, em Salvador. A ação é resultado de uma parceria com o Governo do Estado e a empresa alemã de dispositivos médicos e farmacêuticos B.Braun. O primeiro lote, com 20 unidades já recuperadas já foi entregue na terça-feira (26).

Bomba de infusão é um aparelho médico-hospitalar, utilizado para perfundir líquidos, tais como fármacos ou nutrientes, com controle de fluxo e volume nas vias venosa, arterial ou esofágica.

Programa FGV e Saúde

A FGV Educação Executiva, em parceria com o FGVSaúde da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), apresenta o Programa FGV e Saúde – gerindo crise em tempo de pandemia. A iniciativa é composta por oito minicursos gratuitos e tem a finalidade de contribuir com a sociedade e profissionais da saúde.

Os cursos são autoinstrucionais e os participantes cadastrados terão acesso a questões objetivas e automáticas. Ao respondê-las, receberão a emissão de declaração de participação personalizada. Veja a programação: 27/05 – O sistema de saúde em tempos de pandemia ; 28/05 – Liderança em cenários turbulentos: revigorando as equipes de saúde no enfrentamento da Covid-19; 01/06 – Direitos e deveres do cidadão em tempos de Covid-19; 05/06 – A Atenção Primária em Saúde (APS) na resposta à pandemia Covid-19; 10/06 - Governança do sistema de saúde em tempos de pandemia; 17/06 – Gestão de pessoas: impactos da pandemia para os profissionais de saúde; 19/06 – Gestão de suprimentos em tempos de pandemia; 01/07 – Saúde e Economia: impacto da Covid-19 e perspectivas para o Brasil.

Acessibilidade nas salas de cinema

A Câmara dos Deputados aprovou, sem destaques, medida provisória que prorroga até 1º de janeiro de 2021 o prazo para que todas as salas de cinema no país ofereçam recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual ou auditiva.

A MP segue para tramitação final no Senado Federal. A adaptação das salas de cinema cumpre o que determina a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Aposentados e pensionistas estaduais

O governo baiano vai antecipar, pelo terceiro mês consecutivo, a liberação do pagamento de aposentados e pensionistas estaduais em um dia. Os recursos estarão disponíveis para os cerca de 130 mil beneficiários do Estado nesta quinta-feira (28). A iniciativa visa evitar a formação de filas e aglomerações nos postos e agências bancárias, como parte das medidas adotadas para contenção da disseminação do coronavírus no estado.

Já os servidores ativos receberão os valores relativos ao mês de maio na sexta-feira (29), conforme o calendário de pagamento divulgado em janeiro e que pode ser consultado por meio do Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br).

Mensalmente, o governo baiano desembolsa aproximadamente R$ 1,6 bilhão com o pagamento da folha de 280 mil pessoas, entre servidores ativos, aposentados e pensionistas.

Fumantes

As pessoas fumantes, infectadas com o novo coronavírus (Covid-19), têm 14 vezes mais chances de morrer do que as não fumantes. O alerta é da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), que esta semana lançou em seu site uma campanha voltada à conscientização sobre os perigos de fumar. 

Segundo a associação de cardiologistas, o tabagismo enfraquece o sistema imunológico e torna mais lenta a reação do corpo às infecções. A capacidade pulmonar reduzida, comum em fumantes, também aumenta o risco de desenvolver as formas mais graves das infecções. Trata-se da principal causa evitável de morte e encurta a vida de homens em dez anos e de mulheres em 12 anos.

De acordo com a entidade, o Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking mundial de tabagistas, são 7,1 milhões de mulheres e 11,1 milhões de homens fumantes. No entanto, o número de brasileiros que mantém o hábito de fumar caiu 38% nos últimos anos. Em 2019, 9,8% afirmavam ter o hábito de fumar, enquanto em 2006 o índice era de 15,6%.

Aplicativo da loja Magazine Luiza

Com o isolamento social, muitas mulheres, potenciais vítimas de violência doméstica, se veem confinadas com seu possível agressor, aumentando as chances e os índices de crimes.

O aplicativo da loja Magazine Luiza, disponibilizou uma seção na qual as vítimas podem pedir ajuda, de maneira discreta, através de sua assistente virtual, Lu. 

A iniciativa buscou uma alternativa para que a vítima possa denunciar seu agressor sem que esse o perceba. Basta entrar no aplicativo da loja, simulando uma compra de algum item, e acionar um botão específico que reporta a violência, chamado de botão do pânico.

Nas redes sociais, a assistente virtual do app, Lu, aparece compartilhando a informação usando a hashtag #EuMetoaColherSim.

A estratégia, na verdade, não é exatamente uma novidade. A função começou a ser usada no aplicativo no ano de 2019 e agora, com a pandemia, voltou à ativa. Desde o início do isolamento social por conta do coronavírus, o número de denúncias através do app da varejista aumentou em 400%.