Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

08/03/2024 06h31

Foto: Divulgação

Programa Asas para o Futuro

O governo federal lança, nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o Programa Asas para o Futuro. A proposta é incluir mulheres de 17 a 30 anos, sobretudo negras e da periferia, no mercado de trabalho. O planejamento inclui a assinatura de um acordo de cooperação com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas para a qualificação dessas mulheres.

Ações de enfrentamento ao feminicídio também estão na pauta do governo, incluindo a licitação de 13 novas Casas da Mulher Brasileira e a entrega de Centros de Referência de Atendimento à Mulher para municípios menores, além da ampliação do número de patrulhas Maria da Penha – serviço criado para acompanhar, com rondas próximas ao local onde ela reside, a situação da mulher sob medida protetiva de urgência.

"Somos Feitas de Muitas Lutas"

A Prefeitura de Salvador promove a campanha "Março Mulher", com o tema "Somos Feitas de Muitas Lutas", focada na prevenção de doenças e promoção da saúde feminina. Será ofertada uma série de atividades gratuitas durante o mês para celebrar o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.

Durante todo o mês de março, Unidades Básicas de Saúde (UBS) oferecerão consultas de saúde da mulher, exames preventivos e vacinação contra o HPV, com ênfase no planejamento reprodutivo.

Também estão programadas, nos dias 12, 13, 14 e 19, atividades no Conjunto Penal Feminino e no Complexo Penitenciário de Salvador, no bairro de Mata Escura, abordando a importância do Março Mulher para a sociedade.

O lançamento oficial do Março Mulher 2024 está agendado para sexta-feira (8), às 8h, no auditório Zélia Gattai, na Unijorge Paralela.

Campanha de Vacinação contra Influenza

Com o objetivo de ampliar a proteção dos soteropolitanos e reduzir possíveis casos complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe, além de auxiliar a desafogar as unidades de urgência do município, a Secretaria Municipal da Saúde inicia a Campanha de Vacinação contra Influenza nesta sexta-feira (8). No total, 50 unidades de saúde de referência vão ofertar as doses. 
A lista dos postos de saúde e documentações está disponível no site www.saude.salvador.ba.gov.br.

Primeira Barbie indígena da Amazônia

A Mattel irá lançar a primeira Barbie indígena da Amazônia. A nova versão da boneca, que comemora 65 anos em 2023, é inspirada na influenciadora brasileira Maira Gomez, do povo Tatuyo.

A nova Barbie faz parte da série One Of a Kind, que celebra o Dia da Mulher. Para a data, oito mulheres, consideradas exemplos para meninas, receberam a homenagem. 

Além de Maira, serão homenageadas também as atrizes Viola Davis e Helen Mirren, a diretora mexicana Lila Avilés, as cantoras Kylie Minogue e Shania Twain, a comediante alemã Enissa Amani e a modelo japonesa Nicole Fujita. 

As bonecas One Of a Kind são de edição única e não comercializadas. 

Serenata aberta

A Casa do Rio Vermelho recebe nesta sexta-feira (8), a partir das 17h, uma serenata aberta ao público em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Serão realizadas apresentações em vídeo, músicas, prosa e histórias que fazem reverência ao legado da escritora. O sarau lembrará a mesa musical “As Amadas Canções”, realizado para Jorge Amado na época da primavera dos museus.

O espaço funciona na Rua Alagoinhas, 33, Rio Vermelho, em Salvador, e o ingresso custa R$ 20 (inteira) e R$10 (meia) – benefício estendido para moradores de Salvador mediante apresentação do comprovante de endereço.

Maria João Amado, neta de Zélia e Jorge Amado e organizadora do evento ao lado da cantora Guida Moira, exalta a importância de apresentar a escritora para as pessoas que ainda não a conhecem.

Flimina

A primeira edição da Festa das Mulheres na Literatura, a Flimina será realizada na sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, e no sábado (9), com programação na Caixa Cultural Salvador. O evento coloca a mulher como protagonista, discutindo temas atuais, como a equidade de gênero, desafios sociais e ambientais e a produção de conteúdo digital.

Entre as participantes está a atriz Elisa Lucinda, que também é escritora, e finalista do Prêmio Jabuti 2022, pelo romance "Quem Me Leva Para Passear". A artista, que integrou o elenco da novela "Vai Na Fé", da Rede Globo, se junta a outras mulheres da litetura, sejam autoras, professoras, pesquisadoras, leitoras, booktubers ou influencers.

Os debates reúnem ainda nomes como da escritora e ativista baiana Jovina Souza, autora de "O Levante da Fênix"; da jornalista, escritora e documentarista Eliane Brum; da artista indígena Yacunã Tuxá; da escritora Aline Bei, autora de "Pequena Coreografia do Adeus"; e de Karina Buhr, colunista da revista Continente e autora do livro de poemas "Desperdiçando Rima".

O festival integra a temporada 2023/2024 do Programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural, que busca promover o intercâmbio da produção de cultura em suas unidades. Gratuita, a programação pode ser conferida no Sympla, onde o acesso é garantido, e nas redes sociais da Caixa Cultural Salvador.

Nova imortal da Academia Brasileira de Letras

A historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz é a mais nova imortal da Academia Brasileira de Letras, se tornando a 11ª mulher a fazer parte da organização. Ela irá ocupar a cadeira número 9, que ficou vaga após a morte do historiador Alberto da Costa e Silva, aos 92 anos. Lilia disputou o posto com Edgard Talles Ribeiro e levou a melhor, com 24 votos a 12, em eleição realizada na quinta-feira (7). 

Lilia Moritz Schwarcz é professora sênior do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo e Global Scholar (de 2008 até 2018) e, atualmente, Visiting Professor em Princeton. Ao longo da sua trajetória, publicou mais de 30 livros, entre eles Dicionário da escravidão e da Liberdade, Sobre o autoritarismo no Brasil, Óculos de cor: enxergar e não ver, Brasil uma biografia, Um enigma chamado Brasil, entre outros. Além disso, também acumula distinções como a Comenda do Mérito Científico, em 2010; a medalha Júlio Ribeiro da Academia Brasileira de Letras, em 2008; e a Comenda Rio Branco 2023.

Ação especial

A Associação Educativa e Cultural Didá vai promover uma ação especial em celebração ao Dia Internacional da Mulher. O evento acontece nesta sexta-feira (8), a partir das 9h30, na sede do grupo, localizada no Pelourinho. Na ocasião, será feita a entrega simbólica dos alimentos que foram arrecadados no Carnaval deste ano na troca pelas fantasias do "Bloco Afro Didá" para as instituições sorteadas.

Intitulado “Mulher Afrofuturista, Mulher Libertária e Rainhas do Samba Reggae”, o evento visa ressaltar a importância da mulher na sociedade e fazer um alerta contra a discriminação e o preconceito nas áreas do trabalho, formação profissional, educacional, expressão estética e papel social. A programação incluirá ainda uma apresentação especial da Didá Banda Feminina.

Bye Bye Verão

A Varanda Cultural do Olodum apresenta nesta sexta-feira, dia 8, a partir das 19h o evento Bye Bye Verão. A ação é uma homenagem do grupo ao Dia Internacional da Mulher.

No local, canções consagradas pela banda mais internacional da Bahia se juntaram à releitura de grandes artistas. O evento é gratuito.

Feira Artística Feminista BaZá RoZê

Para celebrar a mulher em todas as suas potências, começa nesta sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Feira Artística Feminista BaZá RoZê, que irá movimentar os jardins do Museu de Arte Contemporânea, em Salvador, com o Março Mulher. A ocupação acontecerá por três finais de semana consecutivos, de 8 a 10, de 16 e 17, e 23 e 24 de março.

Neste mês em homenagem à mulher, o RoZê traz como tema "Eu aceito quem sou e celebro as minhas fases". “Um conceito que revela como o coletivo se posiciona em prol da luta pela democracia e igualdade social e de gênero refletido através da arte, moda, artesanato, gastronomia”, explica a idealizadora e curadora do projeto, Brenda Medeiros.

A programação é gratuita e reunirá expositoras de vários segmentos da moda, arte, decoração, design e gastronomia. O evento contará ainda com a participação das cantoras Vanessa Melo e Danzi e da DJ Larriel. O público poderá participar também da oficina de escrita criativa “Cartões postais para Clarice”, roda de conversa “A literatura que atravessa gerações”, além de recreação infantil com Infância Currupião e aulas de circo com Gio.