Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

11/03/2024 06h33

Foto: Amanda Chung - SEC

Universidade para Todos

O programa Universidade para Todos (UPT) ofertará 19.426 vagas em 2024 nos 27 Territórios de Identidade, distribuídas em 215 municípios da Bahia. As atividades acontecem em 345 polos de funcionamento. Houve um aumento de 460 vagas, em relação ao ano passado.

As inscrições serão realizadas no período de 12 a 19 de março, por meio do Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Pode se inscrever o candidato da rede pública do Estado regularmente matriculado, em 2024, no 3º ano do Ensino Médio estadual ou municipal (ou suas modalidades correspondentes); e no 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio estadual ou municipal (ou suas modalidades correspondentes); além de egresso do Ensino Médio estadual ou municipal do Estado da Bahia. Não será permitida a inscrição de candidato que estiver cursando ou que tenha concluído curso de nível superior.

Centenas de vagas de emprego

A multinacional Raízen, empresa integrada de energia que vende produtos derivados do etanol, açúcar, bioenergia e outros, está com centenas de vagas de emprego. As vagas de emprego disponíveis na Raízen são para inúmeros cargos em diversos estados do Brasil e algumas contemplam os modelos home office e híbrido.

As vagas de emprego podem ser encontradas no site de carreiras da empresa na plataforma Gupy. Na página, o candidato pode filtrar as oportunidades de emprego por tipo de vaga, locais de trabalho, áreas e muito mais.

Ao selecionar as vagas de emprego da Raízen desejadas, é necessário ficar atento quanto aos requisitos, atribuições e outras informações importantes. Para se candidatar às vagas de emprego, será necessário realizar um cadastro na plataforma, além de preencher alguns dados pessoais, profissionais e de qualificação. Caso prefira, o candidato também tem a opção de enviar um currículo já atualizado.

"Vencer o ódio, semear horizontes"

A capital baiana recebe, neste mês de março, a 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos. Com o tema "Vencer o ódio, semear horizontes", o evento acontece desta segunda-feira (11) a 14, na Sala de Arte Cinema da Universidade Federal da Bahia. A entrada é gratuita.

A estreia da nova edição da Mostra contará com a exibição  do filme “Nas Asas da Pan Am”, de Silvio Tendler, cineasta homenageado do evento. Ao todo, o público poderá conferir18 filmes que abordam temas como o racismo e os direitos das mulheres, de pessoas com deficiência, povos indígenas e comunidade LGBTQIAPN+. A programação inclui ainda oficinas sobre artes e direitos humanos, das 14h às 17h, na Faculdade de Comunicação da UFBA.

Em uma segunda fase, o evento terá a Mostra Difusão. Entre os dias 25 de março e 24 de abril, as obras exibidas ao longo desta edição ficarão disponíveis na plataforma de streaming InnSaei.TV e em equipamentos culturais da cidade.

Aulas abertas

O Balé Teatro Castro Alves (BTCA) oferece cinco turmas de aulas abertas durante o mês de março, com encontros realizados na Sala Polivalente, Piso A, Ala A, no Teatro Castro Alves. As datas dos encontros são: 12, 13, 14, 15, 18, 19, 20, 21, 22, 25, 26, 27 e 28 de março. A companhia oficial de dança da Bahia compartilha suas técnicas e bastidores em aulas ministradas por dançarinos do próprio elenco e direcionadas a pessoas com experiência avançada em dança. Cada turma tem 10 vagas, ocupadas gratuitamente por ordem de chegada. A primeira aula do dia começa às 13h. É necessário que os interessados cheguem cerca de 20 a 30 minutos com antecedência para a entrada.

A agenda inclui Danças afro-brasileiras com Agnaldo Fonseca; pilates com Ticiana Garrido; alongamento com Dina Tourinho; balé clássico com Anna Paula Drehmer e jazz contemporâneo com Lila Martins.

Workshop A Ascensão de Estilo

Para quem deseja causar mais impacto profissional e pessoal, o workshop A Ascensão de Estilo pode ser o evento online ideal para pôr na agenda. O projeto, guiado pela estrategista de imagem Rosália Ramos (@_rosaliaramos), acontece entre esta segunda-feira (11) e 22 de março. Com inscrições gratuitas e apenas para mulheres, os quatro encontros incluem acesso a uma série de conteúdos, atividades e momentos de networking. O cronograma abrange sessões que abordam desde a escolha de cores até a definição de um estilo pessoal que reflita autenticidade e confiança.

Atividades autoaplicáveis e um desafio com premiação prometem incentivar as participantes a colocarem os ensinamentos em prática, enquanto se apresentam no grupo e exploram novas possibilidades em relação à imagem pessoal. As inscrições podem ser feitas em: https://acesse.one/Awu4S.

Novos Oficiais de carreira

A Marinha do Brasil acaba de lançar três editais de concursos públicos para a seleção de novos Oficiais de carreira. As inscrições estarão abertas de 30 de abril a 14 de maio. Ao todo, são oferecidas 57 vagas de nível superior, distribuídas em diversas formações, como: Engenharia, Arquivologia, Comunicação Social, Direito, Estatística, Informática, Oceanografia, Pedagogia, Psicologia e Segurança do Tráfego Aquaviário. Também foi aberta uma oportunidade para Capelão Naval, específica para padres católicos.

Os certames preveem as etapas de Prova Escrita Objetiva e de Conhecimentos Profissionais; Prova Discursiva de Conhecimentos Profissionais (somente para Direito); e Redação; além de eventos complementares, como verificação de dados biográficos, inspeção de saúde, teste de aptidão física (TAF), avaliação psicológica, verificação de documentos e prova de títulos.

Os candidatos que se autodeclararem negros deverão realizar, como etapa adicional, o procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração. A taxa de inscrição custa R$ 140. Aqueles que quiserem solicitar isenção deverão fazer no período de 30 de abril a 6 de maio.

'Mulheres na Música'

O relatório anual 'Mulheres na Música', do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), revelou que, apesar do aumento na participação feminina, só 6% das mulheres estão entre os 100 autores com maior rendimento em direitos autorais no país. Em 2019, elas tinham participação de 3% e, no ano passado, chegaram a 6%, um avanço discreto em cinco anos, reconhece a entidade.

Apesar disso, um dos destaques foi o aumento na quantidade de mulheres contempladas com valores em direitos autorais de música em 2023, em comparação com 2022. O número passou de 25 mil mulheres beneficiadas em 2022 para 29 mil mulheres em 2023.

Outro destaque foi a maior presença de compositoras na autoria das músicas mais tocadas no Brasil em 2023, em comparação com o ranking de 2022. Das 20 músicas mais tocadas em shows no ano passado, 5 delas possuem mulheres em sua autoria, o que representa 25% das canções do ranking. Em 2022, elas estiveram presentes na autoria de três músicas.

Mesmo com as plataformas de streaming, rádios, TVs e shows foram responsáveis por mais da metade dos valores destinados às mulheres em 2023. Apesar de o Brasil contar com grandes intérpretes femininas em eventos sazonais, como carnaval e festa junina, eles não apresentam grande relevância no rendimento das mulheres, somando apenas 2% de todos os valores que as mulheres receberam em 2023, revela o estudo.