Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

20/04/2024 06h28

Foto: Divulgação

Cigarros eletrônicos no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu manter a proibição da comercialização, importação e propaganda de cigarros eletrônicos no Brasil.

Os votos também vedam a propaganda, fabricação, importação, distribuição, armazenamento e transporte dos dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs).

A nova resolução aprovada pela Anvisa substitui a norma de 2009 e abrange um conjunto mais rigoroso de medidas para combater o uso dos DEFs no país.

A nova regra da Anvisa apresenta uma definição mais precisa do que se configura como um DEF. De acordo com a resolução, considera-se DEF “todo produto fumígeno cuja geração de emissões é feita com auxílio de um sistema alimentado por eletricidade, bateria ou outra fonte não combustível, que mimetiza o ato de fumar”. Essa definição engloba uma gama mais ampla de dispositivos, incluindo vapes, pods e outros similares.

Segundo a agência, os DEFs podem causar diversos problemas de saúde, como doenças pulmonares graves, vício em nicotina e até mesmo intoxicações.

A Anvisa afirma que vai intensificar as ações de fiscalização para garantir o cumprimento da nova resolução. A agência também trabalhará em conjunto com outros órgãos do governo para conscientizar a população sobre os riscos do uso dos DEFs.

CI Experience chega a Salvador 

A feira de intercâmbio CI Experience chega a Salvador neste sábado (20) com mais de 30 expositores. O evento organizado pela CI Intercâmbio vai acontecer no Hotel Mercure Salvador Pituba, das 14h às 18h, e conta com programação de palestras, oferta de bolsas de estudo e promoções exclusivas de até 40% de desconto em programas de intercâmbio. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

O evento possui três pavilhões distintos e contará com a presença de expositores de países como Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda. Na programação de palestras, haverá temas como programas de estudo e trabalho, imigração para o Canadá e aplicação para high school (ensino médio no exterior).

Ó Paí, Ó 2

Sucesso de bilheteria em 2023, o filme ‘Ó Paí, Ó 2’, dirigido por Viviane Ferreira e estrelado por Lázaro Ramos, voltará às telonas na capital baiana, como parte da programação oficial da 5ª edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba. A ‘Sessão Telecine’ na MIMB acontece neste sábado (20), no cinema Sala de Arte, localizado no Corredor Vitória, com exibições às 17h30 e às 19h30. Os ingressos podem ser adquiridos através deste link. Antes do início de cada sessão, Daiane Rosário, idealizadora e produtora executiva do festival, irá mediar uma roda de conversa apresentando detalhes sobre a produção.

Pouco mais de 15 anos após o primeiro filme, ‘Ó Paí, ó 2’ foi lançado como sequência da icônica história de Roque (Lázaro Ramos) e seus vizinhos, que vivem situações polêmicas e cômicas no Centro Histórico de Salvador. Da busca pela fama à falência de bar, Dona Joana (Luciana Souza), Neuzão (Tania Toko), Edvana Carvalho (Lúcia), Erico Brás (Reginaldo), Psilene (Dira Paes) e outros atores estrelam comoções e confusões que se entrelaçam com os animados preparativos para a tradicional festa de Iemanjá. 

Bienal do Livro Bahia 2024

A Bienal do Livro Bahia 2024 reunirá nomes de peso da literatura nacional e internacional entre os dias 26 de abril e 1° de maio, no Centro de Convenções Salvador, que fica na Boca do Rio. Os ingressos custam entre R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), e podem ser adquiridos pela internet.

O evento — que terá como tema "As Histórias que a Bahia Conta" — vai contar com a presença de pelo menos um participante baiano em todos os painéis, mesas de debates e demais atividades, seja um autor, uma personalidade ou um mediador.
Mais de 170 autores, personalidades e artistas produzirão mais de 100 horas de conteúdo para todos os públicos, em três diferentes espaços da programação cultural oficial: Café Literário, Arena Jovem e Espaço Infantil.
Entre as atrações confimadas estão Abdi Nazemian, Scholastique Mukasonga, Itamar Vieira Jr, Pedro Rhuas, Paula Pimenta, Socorro Acioli e Thalita Rebouças, além de artistas como Daniela Mercury, Bruna Lombardi e Zélia Duncan.

Semana Fashion Revolution 

Máquinas de costura para uso livre, mutirão de conserto de roupas, produção coletiva de bandeira de retalhos, oficinas de carimbo em tecido e de cadernos feitos de materiais recicláveis são algumas das atividades gratuitas que vão rolar no Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho, neste sábado (20), a partir das 14h. O acesso é livre, mas é necessário fazer inscrição para as oficinas (confira detalhes abaixo).

A programação integra a Semana Fashion Revolution e celebra o Dia das Manualidades na Rua, um evento que acontece simultaneamente em 80 países e que celebra o poder do artesanato e das coisas feitas à mão. Na iniciativa também está prevista a assinatura de uma carta aberta à sociedade e ao poder público.

O Fashion Revolution é um movimento global foi criado em 2013, na Inglaterra, motivado pela tragédia ocorrida na fábrica Rana Plaza, em Bangladesh, que vitimou mais de 1.100 trabalhadoras e trabalhadores da moda. Desde então, a organização defende que a moda seja limpa, segura, justa, transparente, diversa e responsável, atuando por meio da comunicação, educação, colaboração, mobilização e participação.

No Brasil, o movimento existe desde 2014 e vem desenvolvendo projetos, realizando atividades e fomentando a conexão entre pessoas, iniciativas e organizações do setor.

Aula gratuita de pagodão baiano

O Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_BAHIA), localizado na Graça, em Salvador, promove, em comemoração ao mês da dança, uma aula gratuita de pagodão baiano, ministrada pelos dançarinos Joy Nigga e Gutto Cabral, neste sábado (20), às 18h. O MAC_BA é um museu administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA).

A aula “Mete Dança no MAC” terá duração de aproximadamente duas horas e propõe uma divisão entre uma roda de introdução ao pagodão e, em seguida, a criação de uma coreografia com a participação de todos.

Cometa do Diabo

O corpo celeste 12P/Pons-Brooks, popularmente conhecido como Cometa do Diabo, poderá ser visto no Hemisfério Sul a partir de domingo (21 de abril). Ele é um cometa periódico do tipo Halley, descoberto em 1812, por Jean-Louis Pons, e redescoberto de forma independente em 1883, por William Robert Brooks. O Cometa do Diabo demora aproximadamente 71,3 anos para completar uma volta em torno do Sol.

De acordo com o astrônomo Filipe Monteiro, os cometas do tipo Halley, conhecidos também como cometas de curto período, são periódicos com um período orbital entre 20 e 200 anos. Isto difere dos cometas de longo período, cujas órbitas podem durar milhares de anos.

No domingo (21), o Cometa do Diabo será visível no Hemisfério Sul por atingir a sua máxima aproximação ao Sol, momento cientificamente conhecido como periélio. No entanto, desde o dia 7 de abril, observadores na região Nordeste do país já têm conseguido fazer registros da passagem do cometa. Isso acontece porque os estados mais ao Norte verão o astro antes no céu.

Não é possível afirmar que o cometa será visto a olho nu, dado que a intensidade do brilho desses objetos é imprevisível. Por isso, é possível que haja a necessidade de fazer uso de instrumentos, como binóculos e telescópios.