Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

23/04/2024 06h28

Foto: Divulgação

Dia Mundial do Livro

Nesta terça-feira (23), Dia Mundial do Livro, o engenheiro, navegador e escritor Aleixo Belov ministra palestra no Museu do Mar Aleixo Belov, no Largo do Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador. O evento acontece a partir das 16h e tem como objetivo celebrar o dia especial e a experiência de escrever um diário de bordo. O escritor acaba de ser condecorado com a comenda da Ordem do Mérito Judiciário Militar, recebida em cerimônia em Brasília. Todo o legado de Belov, suas obras e feitos ao redor do mundo podem ser conferidos no museu que abriga o acervo de suas viagens e o veleiro “Três Marias”, usado pelo comandante nas três primeiras voltas ao mundo que realizou em solitário.

O Museu do Mar Aleixo Belov funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, com acesso permitido até as 17h. O ingresso para acessar o local custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Crianças de até 5 anos não pagam. Nas quartas, o acesso é gratuito.

500 vagas de estágio na Vivo

O Programa de Estágio da Vivo está com cerca de 500 vagas abertas para 15 cidades do país:  São Paulo (SP), Brasília (DF), Belo Horizonte (BH), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Belém (PA), São José dos Campos (SP), Vitória (ES), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), Bauru (SP). Reafirmando o compromisso da companhia com a diversidade e a inclusão, 50% das oportunidades serão dedicadas exclusivamente para talentos negros. O processo seletivo será online.

Os interessados precisam ser universitários, com formação entre julho de 2025 e julho de 2027. Para tecnólogos, é necessário estar cursando a partir do 2º semestre.

A bolsa auxílio é compatível com o mercado e os selecionados contarão com o VIBE, o programa de benefícios flexíveis da companhia, que possui uma extensa lista de vantagens adaptáveis às necessidades de cada estagiário, como vale refeição e transporte; plano de saúde e odontológico, seguro de vida e benefício academia. Além disso, a empresa oferece outros diferenciais como programa de idiomas; day off de aniversário; smartphone com plano de voz e dados ilimitados; oferta exclusiva com descontos em linha fixa, banda larga, TV e apps gratuitos; e todos os estagiários também poderão trabalhar remotamente três vezes por semana.

O Programa de Estágio Vivo 2024 tem duração de 12 a 24 meses, a depender do ano de formação do estudante, e os selecionados serão admitidos em agosto de 2024. As inscrições vão até o dia 19 de maio de 2024 e os interessados devem acessar o link.

Regulação no Setor Portuário

O 1º Congresso Nacional de Concorrência e Regulação no Setor Portuário, organizado pelo Instituto de Estudos em Ciências Sociais (IE), promete ser um marco para o debate sobre o futuro do setor portuário brasileiro. O evento, que será realizado nos dias 2 e 3 de maio no Hotel Mercure, em Balneário Camboriú, reunirá autoridades do Tribunal de Contas da União (TCU), Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), além de especialistas do setor.

O congresso abordará temas cruciais para o futuro do setor, como concorrência leal e eficiente; discussões sobre a importância da livre iniciativa e da regulação para garantir um ambiente competitivo e saudável para o setor. Outro tema a ser abortado é regulação moderna e eficaz, com análise de como a regulação pode contribuir para o desenvolvimento portuário, promovendo a eficiência e a sustentabilidade.

O evento também vai debater as melhores práticas de governança corporativa e compliance para garantir a transparência e a responsabilidade das empresas do segmento, além de fazer reflexões sobre como o Brasil pode se tornar um player global mais competitivo. Discussões sobre a importância da sustentabilidade ambiental e social para o desenvolvimento portuário responsável também fazem parte da programação do congresso, que contará ainda com a presença de renomados especialistas do setor portuário, que compartilharão seus conhecimentos e experiências com os participantes.

O 1º Congresso Nacional de Concorrência e Regulação no Setor Portuário têm patrocínio da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres (Abratec) e Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI).

As inscrições para o congresso estão abertas, com vagas limitadas, e podem ser feitas até o dia 30 de abril pelo https://www.iecs.edu.br/congressoportuario.

Exposição “Hãhãw: Arte Indígena Antirracista”

O Centro Cultural Solar Ferrão, localizado no Pelourinho, em Salvador, recebe a exposição “Hãhãw: Arte Indígena Antirracista”, feita por 26 artistas de origem indígena. Sob a curadoria de Yacunã Tuxá e Ziel Karopoto, a mostra fica em cartaz até 23 de julho e a visitação pode ser feita de terça-feira a domingo das 10h às 18h. A abertura será marcada por uma performance de Olinda Tupinambá e Ziel Karapoto. A expectativa é receber mais de 50 mil pessoas, entre turistas, escolas e apreciadores de espaços culturais.

Na mostra estão reunidos objetos, pinturas, desenhos, esculturas, vídeos e performances de artistas de povos de diferentes contextos, biomas e regiões, com destaque para Pataxó (BA), Tupinambá (BA), Pataxó Hãhãhãi (BA), Tuxá (BA), Baniwa (AM), Wapishana (RR/PR), Guarani (MS), Terena (MS), Kaiapó (PA), Xukuru (PE), Karapotó (AL), Tremembé (CE), Kariri (CE), Anacé (CE), Pankararu (PE), Atikum (PE), Pankara (PE), Karão Jaguaribaras (CE).

Oportunidades de trabalho

O Grupo GR, uma das maiores empresas de segurança e terceirização de serviços do país, está com 296 oportunidades de trabalho abertas para diferentes funções por todo o Brasil. Entre os destaques estão 242 vagas na capital de São Paulo, 26 no interior paulista, 5 no Amazonas, 5 no Rio de Janeiro e 4 na Bahia.

Há vagas para controladores de acesso, vigilantes, porteiros, agentes de conservação, recepcionistas, atendentes, entre outros cargos. Os candidatos selecionados receberão salários e benefícios compatíveis com o mercado.

A empresa oferece treinamentos contínuos e possibilidade de crescimento profissional. As informações sobre vagas e orientações para os candidatos se inscreverem aos processos seletivos estão no site oficial da empresa (www.grupogr.com.br), no ícone Trabalhe Conosco. 

Taxa de inscrição para a realização do Enem

Termina na próxima sexta-feira (26) o prazo para pedir a isenção de pagamento da taxa de inscrição para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os pedidos devem ser feitos pela Página do Participante, com o login único do Gov.br.

Têm direito a fazer o Enem de graça os alunos matriculados no 3º ano  do ensino médio em 2024, em escola pública, e quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada. Também podem ser beneficiados participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação, e alunos de famílias de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

O estudante que teve isenção no Enem 2023, mas não compareceu aos dois dias do exame, e quer participar da edição de 2024 gratuitamente precisa justificar a ausência. O prazo para a justificativa também encerra em 26 de abril.

O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os resultados do Exame são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Nomes mais registrados nos cartórios

Miguel e Helena foram os nomes mais registrados nos cartórios brasileiros no ano passado. Em três das cinco regiões do País, esses nomes lideraram as listas de preferências. Os dados são do Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), que também apontou os nomes mais escolhidos em cada Estado brasileiro.

Miguel, o nome preferido na lista nacional, teve 25.140 registros, seguido por Helena com 23.047 nascimentos.

O ranking ainda apresenta nomes como Gael, que fecha o pódio com 24.142 registros, Theo, Arthur, Heitor e Davi para os meninos. Maria Alice, Alice e Laura, para as meninas, também compõem a lista.