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Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades

27/01/2020 06h01

Foto: Divulgação

Contratação imediata

A Uniceusa/Facsal  (Grupo da UNIP) precisa de professores, contrato imediato, com mestrado ou doutorado, para lecionar as disciplinas Estradas e Aeroportos (Estrada I),  no primeiro semestre, e Complementos de Estradas e Aeroportos (Estrada II) no segundo semestre de 2020. Os interessados devem enviar currículo lattes atualizado para o email da coordenadora do curso, professora Viviane Garrido ([email protected]. O início das aulas será 04 de fevereiro.

Bombeiro de Aeródromo

Estão abertas as inscrições do curso para Habilitação de Bombeiro de Aeródromo (CBA-2), realizado pela Universidade Infraero. O curso tem duração de 208 horas-aula, sendo que a parte teórica do treinamento acontecerá entre os dias 2 e 27 de março, no Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville (SC). As aulas práticas serão realizadas em Guarulhos (SP), de 30 de março a 4 de abril, na empresa Work Fire Brigadas de Incêndio. Em São Paulo, o alojamento e a alimentação dos participantes já estão inclusos.

O CBA-2 cumpre os requisitos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e tem o objetivo de capacitar os profissionais com formação de bombeiro (civil ou militar) para atuarem como bombeiros de aeródromo, habilitados a responder emergências com aeronaves, artigos perigosos, atendimento pré-hospitalar, empregando técnicas e táticas internacionalmente reconhecidas e com uso de equipamentos específicos de alta tecnologia e desempenho, seguindo rigorosas normas internas, próprias de um ambiente aeroportuário.

Os pré-requisitos exigidos para participar do CBA-2 são: atestado de aptidão física e psicológica específicos para a atividade válidos; ter, no mínimo, 18 anos de idade completos; formação como bombeiro civil ou militar; e ensino médio ou equivalente. Para se inscrever, acesse aqui.

Educação Ambiental

Após registrar alguns focos de queimadas em canteiros centrais da BR-116/RS, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) criou uma campanha com o intuito de chamar a atenção da comunidade. Os pontos foram identificados no fim do ano passado pela equipe responsável pela supervisão ambiental das obras de duplicação da rodovia nos municípios de Guaíba e Tapes.

A ação, organizada pelo Programa de Educação Ambiental da Gestão Ambiental da BR-116/RS, iniciou com um corpo a corpo, uma vez que próximo aos locais registrados existem paradas de ônibus e moradias. Um cartaz divulgando o número do Corpo de Bombeiros também foi produzido para ampliar o alcance da campanha aos usuários da rodovia. O material está sendo distribuído em estabelecimentos comerciais ao longo do empreendimento. 

Universidade Infraero

Atualmente, a Universidade Infraero é a responsável pela realização dos treinamentos e no desenvolvimento de profissionais que atuam na aviação civil, seja os empregados da empresa nos 46 aeroportos que ela administra, ou os profissionais que poderão atuar em outros operadores de aeroportos. Ao todo, a Infraero oferece 26 cursos, sendo 3 na área de Gestão Administrativa e Financeira, 2 de Manutenção, 5 de Operações; e 16 na área de Segurança (Safety e Security).

Viaduto da Gabriela

O tráfego no viaduto da Gabriela, que liga o Vale do Canela ao bairro da Graça, em Salvador (BA), será totalmente interditado pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) a partir desta segunda-feira (27). A medida visa permitir avanços nas obras de recuperação que tem sido realizadas no equipamento desde outubro passado. A previsão é que o fluxo seja normalizado no local até o próximo dia 14. A obra é de responsabilidade da Superintendência de Obras Públicas (Sucop). Agentes de trânsito estarão no local para orientar os condutores sobre as mudanças. 

CURIOSIDADE

Sensação térmica

Nem sempre olhar a temperatura que os termômetros marcam ajuda a saber se vamos passar calor ou frio ao sair de casa. A chamada sensação térmica é um índice que foi criado para representar como uma pessoa sente na prática. Uma das maneiras de calcular esse índice é levando em conta a umidade.
Quando o tempo está quente e demasiadamente úmido, a sensação térmica é maior do que o termômetro marca. Se a umidade é baixa, a sensação térmica vai na mesma direção.
Segundo a calculadora do serviço de nacional de previsão do tempo dos EUA, se a temperatura do ar estiver em 42°C e a umidade em 38%, a sensação térmica será de 52°C. Algo parecido com o que foi registrado no Rio de Janeiro no dia 11 de janeiro de 2020. A exposição direta ao sol pode aumentar em alguns graus a sensação.
Caso a umidade estivesse em 20% (nível considerado baixo), a sensação térmica seria de 42°C mesmo. Se a umidade fosse de 0, a sensação térmica seria de 36°C.
O mecanismo empregado pelo corpo humano para se resfriar e manter a temperatura constante, perto dos 36,5°C, é pelo suor. A questão é que com a umidade ambiente elevada o suor tem dificuldade para evaporar e é justamente fornecendo calor par essa evaporação que o corpo se resfria.
Claro que se trata de uma estimativa. A depender do organismo (mais ou menos gordura corporal, tamanho, características metabólicas, uso remédios, gravidez etc) e da vestimenta essa sensação pode ser afetada.
Mesmo assim o índice pode ser um bom indicativo de risco de saúde. O organismo pode pifar se exposto a atividades físicas continuadas quando a sensação térmica é elevada. Entre os riscos estão o de desmaio, insolação e desidratação. O alerta já vale para quando a sensação térmica é de 27°C e o perigo é iminente quando ela passa dos 52°C, de acordo com o serviço do governo americano.
Outro fator que pode ser importante nessa conta é o vento, especialmente em temperaturas mais frias. É como se o movimento do ar roubasse calor do corpo (o que em física é chamado de perda por convecção). Quanto mais vento, mais calor se perde. Mesmo no nosso verão o raciocínio faz sentido: nada pior do que aquele lugar quente e abafado sem nem um
ventinho sequer para dar um alívio.
No site do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), há uma calculadora que permite explorar o efeito do vento na temperatura. Se a temperatura do ar está em 20°C, um vento de velocidade 5 metros por segundo (18 km/h), já baixaria a sensação térmica em 6°C, para 14°C.

Fonte: FolhaPress – Jornal do Brasil