Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

16/02/2021 06h32

Foto: Divulgação

Ngozi Okonjo-Iweala vai presidir OMC

A economista Ngozi Okonjo-Iweala foi eleita para dirigir a Organização Mundial do Comércio - OMC no lugar do brasileiro. Primeira mulher e originária da África, a nova presidente atuou no Banco Mundial e foi ministra das Finanças da Nigéria. É conhecida pelo combate às desigualdades e à corrupção.

A eleição na economista nigeriana, que substituirá o brasileiro Roberto Azevêdo, marcou também a volta de um player de peso na OMC. Okonjo-Iweala foi apoiada pelo novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que assumiu a Casa Branca em janeiro.

Nascida na cidade de Ogwashi-Ukwu, no sul da Nigéria, Okonjo-Iweala passou a maior parte de sua infância difícil com a avó, enquanto seus pais estudavam nos Estados Unidos. Ela saiu de casa ainda adolescente, em 1973, para estudar Economia em Harvard e, em 1981, obteve seu doutorado em Economia Regional e Desenvolvimento pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, tornando-se cidadã dos Estados Unidos em 2019.

Em 2007, ela fundou a NOI Polls, o primeiro grupo de pesquisa de opinião indígena da Nigéria, que tem parceria com a Gallup. No Banco Mundial, chegou ao posto de número 2 do Bird

Ações de proteção à vida

Os bairros de Pernambués, Fazenda Grande e Boca do Rio vão passar a ter ações de proteção à vida, a serem promovidas pela Prefeitura de Salvador, a partir da quarta-feira (17). 

As localidades foram escolhidas por apresentarem índices preocupantes para o novo coronavírus, como número de novos casos, velocidade de transmissão e número de mortes. Pernambués, por exemplo, já acumula 4.467 novos casos; Fazenda Grande, 2.633 registros e Boca do Rio, 2.067 casos. A medida terá duração inicial de sete dias. Saem das medidas de proteção à vida os bairros de Sussuarana, Federação e Liberdade.

As medidas de proteção à vida vão englobar testes rápidos para detectar pessoas com a Covid-19, distribuição de máscaras, entrega de cestas básicas a ambulantes e feirantes, combate ao mosquito Aedes Aegypti, higienização de vias e o atendimento social através do Cras Itinerante.

Summer Decor 2021

A Summer Decor 2021, a liquidação das melhores lojas do segmento de arquitetura, decoração e design de Salvador, já começou, e reúne mais de 30 lojas no Caminho das Árvores e formando um verdadeiro shopping a céu aberto.

Por conta do cancelamento do Carnaval e do decreto que estabelece ponto facultativo nos dias da folia, todas as lojas estarão funcionando normalmente durante esta semana.

A campanha de descontos, que vai até o dia 27 de fevereiro, é uma oportunidade única de garimpar achados incríveis, seja para complementar ou repaginar ambientes de forma completa.

O Summer Decor reúne itens de mobiliário, iluminação, pisos, metais, tecidos, objetos, persianas, cama e banho, vidros e muitos mais com descontos de até 70%. Para acompanhar todos os detalhes da campanha, acesse www.summerdecor.com.br.

Retomada das aulas

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Lourival Trindade, revogou a liminar que determinava a retomada das aulas na rede particular e redes públicas de ensino de Salvador. 

Segundo o presidente do TJBA, “neste momento, ante à impossibilidade de viabilizar-se a retomada das atividades presenciais das instituições de ensino, das redes pública e particular, de todo o território do Estado da Bahia, sem que sejam, diretamente, afetados os direitos à saúde e, corolariamente, à vida, é incontendível que estes últimos devam prevalecer, em detrimento do direito à educação.”

Câncer do cérebro

Um grupo de pesquisadores do Canadá, Brasil e Estados Unidos identificou duas moléculas com potencial para tratar o glioblastoma, um dos mais agressivos tipos de câncer do cérebro, com taxa de sobrevivência inferior a 10%.

As moléculas atuam especificamente sobre as células-tronco tumorais, que têm relação importante com a resistência aos tratamentos. Segundo os pesquisadores, poucos compostos são capazes de atuar sobre esse tipo de célula, que existe em pequenas quantidades nos tumores.

O estudo, publicado na Nature Communications, foi realizado no âmbito do Structural Genomics Consortium (SGC), que tem como parceiro no Brasil o Centro de Química Medicinal da Universidade Estadual de Campinas (CQMED-Unicamp), apoiado pela Fapesp.

Vagas no CCR Metrô Bahia

A CCR Metrô Bahia abriu seleção para duas vagas para Agente Atendimento Manutenção Rede Aérea. Segundo a concessionária, o salário é compatível com o mercado e os colaboradores também terão direito a outros benefícios. Informações adicionais são disponibilizadas na plataforma da CCR.

O cargo exige curso técnico em eletrotécnica completo, vivência em manutenção de sistemas elétricos (subestações, rede aérea de tração, geradores e/ou sistema ininterrupto, sistemas de baixa tensão), e conhecimento no pacote office e sistema SAP. Os interessados devem efetuar as inscrições no site da concessionária, até o dia 19 de fevereiro.

População do estado de São Paulo

A população do estado de São Paulo teve um acréscimo de 7,4 milhões de pessoas no período de 2001 a 2021, montante que representa um crescimento de 20% de seus habitantes no período, mantendo o estado como o mais populoso do país, com 44,9 milhões de pessoas. Os dados são da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).

O levantamento feito pela fundação mostra ainda que a idade média da população no estado tem aumentado. A idade mediana, que divide a população em duas parcelas iguais, passou de 27,9 anos, em 2001, para 35,7 anos, em 2021, mostrando que, em duas décadas, essa idade aumentou quase oito anos.

Em 2021, o índice de envelhecimento no Estado de São Paulo é de 83 idosos (de 60 anos ou mais) para cada 100 menores de 15 anos. Em 281 municípios, o número de idosos supera o de crianças e jovens, destacando-se Álvares Florence (240,3 idosos para cada 100 menores de 15 anos) e Santana da Ponte Pensa (261,3). Já em 364 municípios as crianças e jovens superam os idosos, em especial Bom Sucesso de Itararé (43,1 idosos para cada menor de 15 anos), Itapevi (43,8) e Bertioga (43,9).