Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão

Unigel afirma seguir em diálogo com a Petrobras

A companhia mantém negociação para viabilizar a operação da Unigel Agro Bahia

05/11/2023 08h00

Foto:  Alberto Coutinho - GOVBA

Após o anúncio de paralisação das atividades na Bahia, especificamente da Unigel Agro – antiga Fafen – em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, a companhia afirma seguir em diálogo com a Petrobras. A planta baiana foi arrendada pelo grupo Proquigel em 2021. Cinco anos antes, em 2016, a fábrica havia sido fechada durante o governo de Michel Temer. 

Em nota, a Unigel informa que “continua em negociação com a Petrobras para viabilizar a operação da Unigel Agro Bahia”. 

“Estamos confiantes que chegaremos em uma solução que seja boa para ambas as partes”, diz a companhia. 

Na última quarta-feira (1º), em comunicado enviado ao Sindiquímica Bahia, a empresa confirmou a paralisação das operações industriais na fábrica responsável pela produção de fertilizantes nitrogenados da Petrobras.

No documento o grupo Proquigel alega que a unidade de Camaçari vem operando de forma deficitária desde o final de 2022, “especialmente em razão do alto custo do gás natural fornecido pela Petrobras que torna o preço final do produto acabado (fertilizantes) impraticável face aos preços praticados no mercado internacional”.

Com a decisão, 384 trabalhadores envolvidos na produção da unidade, entre 264 funcionários diretos e 120 indiretos serão demitidos. Eles cumprirão aviso prévio. 

“O envio do aviso prévio aos funcionários é uma medida protetiva, que pode ser revertida a qualquer momento no período de 30 dias”, indica a Unigel.

Fonte: Bahia Notícias