Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

VLI se habilita a operar como ATF-C no Brasil

Companhia ganha a prerrogativa de negociar com concessionárias de outras malhas ferroviárias

30/01/2024 09h12

Foto: Divulgação

A  VLI, após registro na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), passa a poder operar efetivamente como Agente Transportador Ferroviário de Cargas (ATF-C) no país. Isso significa que a empresa terá a prerrogativa de negociar com outros players, por meio de contrato operacional específicos (COEs), para acessar, mediante compartilhamento, trechos ferroviários para fins de execução do transporte de suas cargas, ampliando suas atividades.

"Como ATF, a VLI se mantém atualizada às oportunidades e às novas alternativas regulatórias. Com este novo modelo, a companhia poderá acessar cargas e operar fluxos que independem das suas malhas ferroviárias concedidas", afirma a diretora-executiva de Relações Institucionais e Regulatório da VLI, Silvana Alcantara.

Com a edição da Lei das Ferrovias (Lei 14.273/2021), que entrou em vigor em fevereiro de 2022, o cenário ferroviário foi modificado e houve a criação do ATF-C. Entre os objetivos da nova legislação está a abertura do mercado ferroviário, ampliando o sistema por meio de novas alternativas regulatórias para o setor, gerando o aperfeiçoamento e fomentando a competitividade para os serviços prestados nas ferrovias brasileiras.

Pelo novo modelo de execução do transporte ferroviário de cargas pelo Agente Transportador Ferroviário, a prestação do serviço de transporte ocorre de forma desvinculada da exploração da infraestrutura ferroviária. Sendo assim, a VLI, buscando trazer ainda mais valor aos seus clientes, fez seu requerimento para ser autorizada, pelo Registro Nacional do Agente Transportador Ferroviário de Cargas (Renafer-C), a atuar como ATF. A autorização foi concedida em reunião deliberativa da ANTT.

Transporte de bauxita

 VLI atingiu o recorde de transporte de bauxita para a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), em 2023. Ao todo, a companhia, que opera portos, ferrovias e terminais, movimentou 1 milhão de toneladas no período para o cliente, superando o recorde anterior, registrado em 2022, quando foram transportadas 971 mil toneladas do insumo, utilizado na fabricação de alumínio. O fluxo parte de Brasília (DF), em direção à cidade de Alumínio (SP), por meio do corredor Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica.

De acordo com Márcio Marques, gerente Comercial de Indústrias e Minerais, o resultado acompanha o bom desempenho da demanda de alumínio no mercado brasileiro, com aquecimento de setores a exemplo de bens de consumo, construção civil e automotivo. Além disso, ele destaca os investimentos em planejamento e manutenção constante na manutenção da via permanente e de vagões e locomotivas, permitindo a estabilidade da operação e a obtenção de resultados crescentes.