Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Artigo

Você está preparado para a aposentadoria?

Maiza Neville

19/11/2021 09h00

Foto: Divulgação

Para viver pelo menos mais 20 anos quando chegar a idade estabelecida na reforma previdenciária – aposentadoria para homens 65 e mulher 62 anos, é imperativo se preparar para os novos ciclos de vida e carreira decorrentes do envelhecimento acelerado da nossa população.

Dados do IBGE apontam que em 2039, a expectativa de vida do brasileiro deve chegar a quase 80 anos e o IPEA nos sinaliza que em 2040 a média de idade dos funcionários nas organizações será de 45 anos.

O trabalhador 50+ encontra-se em um momento de transição. Descobrir alternativas para amenizar a ansiedade, insegurança e gerar oportunidades para continuidade da carreira após a aposentadoria, com valorização das competências e maturidade, é um grande desafio.

A longevidade está exigindo mudança de hábitos, de percepção de si mesmo e interpretação da realidade. A vida não é mais pontuada pelos estágios de educação, mercado de trabalho e aposentadoria. Estes ciclos foram ampliados, hoje são intermitentes e multiestágios, tudo junto. Exigem investimentos contínuos em aprendizado, saúde, relacionamentos e planejamento financeiro.

Independente de nível social, gênero e região do país, é muito comum a discriminação do 50+ em processos seletivos, mesmo que inconsciente, por ser considerado um trabalhador que já se tornou improdutivo e obsoleto.

Essa realidade vem gerando inquietações recorrentes, a exemplo de:

  • Quando devo começar a planejar minha aposentadoria?
  • Como desenvolver autoconfiança, identificar o que trago “como bagagem de mão” e preparar-me para continuar ativo e produtivo?
  • Como tornar claro um propósito mobilizador para o futuro?

Manter uma vida ativa, produtiva e com qualidade, requer ações e intervenções interdependentes, visando o equilíbrio entre as dimensões pessoal, carreira, familiar, financeira e social.

A mudança de mentalidade dos 50+ é o grande desafio rumo à transição de carreira e pós aposentadoria de cidadãos ativos e partícipes das transformações no mundo do trabalho e sociedade.

Essas e outras questões, essenciais à transição de carreira consciente e planejada dos 50+, foram analisadas por Maiza Neville e Fábio Rocha no livro “DIVERSIDADE GERACIONAL: mutações, transformações e impactos dos 50+ nas organizações e na sociedade”, a venda no site www.ldm.com.br.

A leitura cuidadosa deste livro irá proporcionar reflexões sobre sua vida e carreira, o que está funcionado, os pontos que pedem melhoria, entre vários outros elementos.

Maiza Neville, sócia-fundadora da Damicos Consultoria e autora do Livro Diversidade Geracional- Mutações, Transformações e Impactos dos 50+ nas Organizações e na Sociedade.

Publicado em A TARDE.

O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos seus autores. Não representa exatamente a opinião do MODAIS EM FOCO.