10/07/2023 14h47
Foto: Divulgação
As opções para quem quer abandonar o posto de gasolina e passar a dirigir um carro de emissão zero vem crescendo mês a mês no mundo e no Brasil.
E enquanto o mercado mundial de carros elétricos cresce rapidamente, a boa notícia é que tivemos novidades interessantes estreando, como o BYD Dolphin, por exemplo - além disso, a BYD anunciou um investimento de R$ 3 bilhões para produzir carros elétricos no país. A expectativa é de novos lançamentos e maior oferta de modelos com preços mais acessíveis.
Nesta nova atualização, incluímos os carros elétricos mais recentes para mostrar as 10 opções mais baratas no Brasil. Se antes a lista era dominada apenas por carros compactos e urbanos, a novidade é que agora temos mais opções de SUVs e um sedã com muito espaço interno.
As opções para quem quer abandonar o posto de gasolina e passar a dirigir um carro de emissão zero vem crescendo mês a mês no mundo e no Brasil.
E enquanto o mercado mundial de carros elétricos cresce rapidamente, a boa notícia é que tivemos novidades interessantes estreando, como o BYD Dolphin, por exemplo - além disso, a BYD anunciou um investimento de R$ 3 bilhões para produzir carros elétricos no país. A expectativa é de novos lançamentos e maior oferta de modelos com preços mais acessíveis.
Nesta nova atualização, incluímos os carros elétricos mais recentes para mostrar as 10 opções mais baratas no Brasil. Se antes a lista era dominada apenas por carros compactos e urbanos, a novidade é que agora temos mais opções de SUVs e um sedã com muito espaço interno.
Lista: os 10 carros elétricos mais baratos do Brasil
1 - JAC e-JS1
O 'caçula' da linha de carros elétricos da JAC já foi o zero emissão mais acessível do país, perdeu o posto, e recentemente voltou a ser o mais barato. Relativamente bem equipado e com um trem de força elétrico adequado para o uso urbano, ainda que tenha ficado com nota zero nos testes de segurança do Latin NCAP, o E-JS1 fez muito sucesso entre os motoristas de aplicativo, sendo o carro de passeio zero emissão mais vendido da marca por um bom tempo.
2 - Caoa Chery iCar
O subcompacto Caoa Chery iCar é um Chery eQ1 rebatizado e adaptado para o Brasil pela Caoa Chery. Trazendo um bom nível de acabamento e lista de equipamentos com itens até então inéditos no segmento, como o teto panorâmico, o carrinho elétrico mede apenas 3,20 metros e possui 2,15 metros de entre-eixos, sem par entre os concorrentes, o que reafirma sua proposta estritamente urbana.
3 - BYD Dolphin
Lançado no final de junho, o BYD Dolphin chegou ao mercado trazendo boas novidades por um preço até então inédito para o seu porte e proposta. O carro elétrico baseado em plataforma dedicada e desenvolvida pela própria BYD chamou a atenção pela qualidade de construção, acabamento, espaço interno e lista de equipamentos de tecnologia e segurança, o que se revela um bom custo-benefício.
4 - Renault Kwid E-Tech:
Lançado em abril do ano passado, o Kwid E-Tech esgotou rapidamente o primeiro lote de 750 unidades, porém, depois as vendas esfriaram pouco a pouco. O carro elétrico urbano da Renault é totalmente baseado no modelo a combustão e se vale da ampla rede de atendimento da marca francesa no país, o que se revela uma vantagem na hora da manutenção e pós-venda, mas o compacto elétrico já sente o peso da concorrência.
5 - Hyundai Kona Electric
Apresentado em abril, o SUV compacto estava disponível para reservas pelo preço estimado de R$ 289.990. No entanto, com o lançamento oficial a Caoa Hyundai reposicionou o modelo e baixou o preço final para R$ 219.990, tornando o Hyundai Kona o SUV elétrico mais barato à venda no país. Bem equipado e com um trem de força adequado para sua proposta, o Kona elétrico já fez sucesso em outros mercados.
6 - Fiat 500e
Os fãs do "Cinquecento" podem encontrar no Brasil o Fiat 500e. Versão moderna e elétrica do modelo icônico, ficou maior e trazendo boas evoluções na comparação com a geração anterior. Com tudo isso, o compacto ainda mantém seu perfil urbano e também não deixou de lado sua alma italiana. No entanto, nunca foi um destaque de vendas no segmento.
7 - Peugeot e-208
O Peugeot e-208 GT chegou ao mercado brasileiro com preço salgado, foi reposicionado com a chegada do e-2008 e agora voltou a ficar mais caro. Importado da Europa, entrega ótimo nível de acabamento interno, boa oferta de equipamentos e tecnologia e dirigibilidade entre as melhores do segmento, só pecando mesmo pelo baixo alcance na estrada, algo que deve ser corrigido com o modelo atualizado que chega no ano que vem.
8 - Renault Zoe
Primeiro carro elétrico da marca no país, o Renault Zoe tem porte similar aos carros compactos à combustão mais vendidos do mercado. Um degrau acima em termos de condução, acabamento e desempenho em comparação com o Kwid E-Tech, o Zoe não é um modelo exatamente novo, mas ainda possui boas qualidades, como desempenho, acabamento e alcance. Confira abaixo nossa viagem-teste de São Paulo ao Paraná com o Zoe.
9 - JAC e-JS4
O JAC E-JS4 ostentava até pouco tempo o título de SUV elétrico mais barato do Brasil. Com comprimento de 4.410 mm e entre-eixos 2.620 mm, entrega porte interessante. Seu motor elétrico está instalado no eixo dianteiro e entrega 150 cv de potência e 34,7 kgfm, números suficientes para que acelere de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos. Você pode conferir nossa avaliação do E-JS4 aqui ou ver a disponibilidade no site da JAC Motors.
10 - JAC e-J7
O JAC E-J7 é mais um carro elétrico da JAC desenvolvido em parceria com a Volkswagen. O sedã se destaca pelo porte com seus 4,76 metros de comprimento e entre-eixos de 2,76 metros, o que se revela no bom espaço interno. Além disso, oferece uma lista de equipamentos adequada para a proposta, bem como consumo de energia e desempenho condizentes.
Quais são os carros elétricos mais baratos do Brasil?