Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Economia

38,1% dos pedidos de empréstimo no Brasil foram para empreender

Dados também apontam crescimento nos pedidos de empréstimos para educação

05/11/2022 08h22

Foto: Divulgação

As principais motivações para solicitações de empréstimo no Brasil feitas no mês de setembro foram para empreender. É o que aponta levantamento feito pela Provu, fintech especializada em meios de pagamento e crédito pessoal, com mais de 100 mil pessoas através de sua plataforma. Pedidos de crédito para investir em um novo negócio ou em um já existente representaram 38,1%, um aumento de 6,7% comparado ao mesmo mês do ano anterior. Entre os estados que mais solicitaram crédito com essa finalidade estão Ceará e Pernambuco, que empataram cada um com 50,4%. 

Já os pedidos de crédito para pagamento de dívidas em geral, como empréstimos, gastos com cartões de crédito, entre outros, se mantiveram estáveis no país, com 32,7%. São Paulo está entre os estados que mais solicitaram crédito para esse fim, com 36,8% dos pedidos, enquanto que no Ceará apenas 21% dos pedidos foram para pagamento de dívidas.

Dados também mostram que as requisições de crédito para gastos com educação subiram em praticamente todos os estados, somando 5,5% dos pedidos no país. Por outro lado, solicitações de empréstimo para reformas com a casa, compra de mobília ou até financiamento de imóvel, diminuíram de 12,2% no ano passado para 10,7% em setembro deste ano. 

As solicitações de empréstimos para cuidados com a saúde e beleza, assim como para férias e viagens se mantiveram estáveis, com 2,2% e 2,5% respectivamente frente a 2,4% e 2% nesse mesmo período do ano passado.