Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

89% dos passageiros acreditam que medidas são bem implementadas

Os viajantes apoiam fortemente o uso de máscara a bordo (83%) das viagens aéreas

21/07/2021 15h44

Foto: Divulgação

A Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo) relatou que, com base em sua última pesquisa com passageiros realizada em junho, a maioria dos viajantes está confiante sobre a segurança das viagens aéreas e apoia o uso de máscara no curto prazo. No entanto, a maioria também está frustrada com o “fator de incômodo” em torno dos protocolos da Covid-19, incluindo confusão e incerteza sobre regras de viagens, requisitos de teste e seus custos excessivos.

A pesquisa, feita com 4,7 mil viajantes em onze mercados ao redor do mundo, mostra que: 85% acreditam que as aeronaves são cuidadosamente limpas e desinfetadas; 65% concordam que o ar em uma aeronave é tão limpo quanto em uma sala de cirurgia.

Entre os que viajaram desde junho de 2020, 86% se sentiram seguros a bordo devido às medidas; 89% acreditam que as medidas de proteção são bem implementadas; 90% acreditam que a equipe da companhia aérea faz um bom trabalho no cumprimento dos protocolos.

Os passageiros apoiam fortemente o uso de máscara a bordo (83%) e a aplicação estrita das regras da cobertura facial (86%), mas a maioria também acredita que a exigência do item deve ser encerrada o mais rápido possível.

“Os viajantes reconhecem e valorizam as medidas de segurança postas em prática para minimizar o risco de transmissão da Covid-19 durante viagens aéreas. E eles apoiam a continuação dessas medidas enquanto for necessário, mas também não querem que elas se tornem permanentes. Entretanto, todos temos de respeitar as regras e a segurança dos outros passageiros. É inaceitável que os incidentes indisciplinados com passageiros dobraram em comparação com 2019 e o aumento do comportamento abusivo físico é um motivo de grande preocupação”, afirma o diretor geral da entidade, Willie Walsh.

Ao mesmo tempo, os participantes da pesquisa admitem que têm dificuldades com as regras e requisitos relacionados ao novo coronavírus e que isso afeta sua vontade de viajar: 70% acharam que as regras e a papelada que a acompanha eram um desafio para entender; 67% viram a preparação de testes como um aborrecimento; 89% concordaram que os governos devem padronizar as vacinações/certificações de teste.

“Essas respostas devem ser um alerta para os governos de que eles precisam fazer um trabalho melhor de preparação para um reinício. Quase dois terços dos entrevistados planejam retomar as viagens alguns meses após a pandemia ser contida (e as fronteiras abertas). E, no período de seis meses, quase 85% esperam voltar para viajar. Para evitar aeroportos sobrecarregados e autoridades de controle de fronteiras, os governos precisam concordar em substituir os processos baseados em papel por soluções digitais, como o Iata Travel Pass para vacinas e documentação de teste.”

Quase nove em cada dez entrevistados gostam da ideia de usar um aplicativo móvel para armazenar suas credenciais de saúde em viagens e 87% concordam com um sistema digital seguro para gerenciar credenciais de saúde. No entanto, 75% dizem que só usarão um aplicativo se tiverem controle total sobre os dados da vacinação e testagem.

Fonte: Panrotas