Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

A geração do Toyota Yaris terá versão híbrida e estreia em agosto

Sedã aparecerá primeiro e já circula em testes deixando à mostra detalhes do visual

11/06/2022 10h55

Foto: Divulgação

Considerado um dos lançamentos mais importantes da Toyota para mercados emergentes neste 2º semestre, o Yaris de nova geração aos poucos vai perdendo o status de segredo e se tornando conhecido. Flagras têm se tornado constantes e cada vez mais fornecem pistas importantes sobre o design. O lançamento está programado para acontecer em agosto, começando pela Tailândia e inicialmente na carroceria sedã.

Pelo que já pode notar, o Yaris 2023 terá linhas inspiradas nos mais recentes lançamentos da Toyota. Na dianteira, o para-choque terá ampla abertura inferior e os faróis serão bem integrados ao desenho da grade. Nas laterais, vincos na altura das maçanetas irão percorrer toda a carroceria. Na traseira, as lanternas serão horizontalizadas, com formato pontiagudo e divididas pela tampa do porta-malas.

Além disso, haverá bastante inspiração no conceito DN F-Sedan, apresentado pela Daihatsu na Indonésia em 2017. A Daihatsu, aliás, terá participação decisiva nos trabalhos e recebeu da matriz japonesa a missão de capitanear o projeto. A marca pertence ao grupo Toyota e nos últimos anos assumiu a responsabilidade sobre o desenvolvimento de produtos da empresa para mercados emergentes.

O ponto de partida é a plataforma DNGA, versão mais simples da arquitetura TNGA da Toyota. Será usada tanto pelo Yaris 2023 quanto pelo inédito SUV compacto que a marca apresentará no próximo dia 1º de julho. A base promete ganhos significativos em rigidez, segurança e redução de peso, além de abrir caminho para o lançamento de versões eletrificadas, como prometido pela Toyota para todos os seus modelos.

Sob o capô, o destaque ficará por conta de inédita configuração híbrida equipada com motor 1.5 a gasolina e propulsores elétricos associados. Já nas versões mais baratas, marcará presença um bloco 1.2 naturalmente aspirado. A estreia começará pela Tailândia em agosto, com Filipinas, Indonésia e Malásia na sequência. A primeira carroceria a chegar ao mercado será o sedã. O hatchback aparecerá em um segundo momento.

Fonte: AutoLifeThailand