Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Aberta inscrição da 2ª. edição do projeto Aeroportos Sustentáveis

Operadores aeroportuários podem se inscrever até 19 de fevereiro de 2021

24/01/2021 10h15

Foto: Salvador Bahia Airport

Buscando incentivar a adoção de boas práticas de gestão ambiental nos aeroportos do Brasil, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) abriu a segunda edição do projeto “Aeroportos Sustentáveis”, para continuar à avaliação da maturidade em gestão ambiental dos aeroportos brasileiros.

A iniciativa busca também dar visibilidade às ações positivas de promoção de sustentabilidade já desenvolvidas pelos aeroportos que, voluntariamente, aderirem à participação no projeto.

Na primeira edição do projeto, ocorrida em 2020 com referência em ações realizadas em 2019, 23 aeroportos se inscreveram e participaram da classificação. O Aeroporto Internacional de Salvador foi destaque entre os participantes.

Metodologia para classificação

A metodologia para avaliação possui critérios que consideram os seguintes temas: gestão de energia elétrica, gestão hídrica, gestão de resíduos, gestão da biodiversidade, gestão da qualidade do ar local, gestão da mudança climática, gestão do ruído aeronáutico, gestão da saúde e bem estar, gestão organizacional e educação ambiental.

Com base no atendimento aos critérios específicos estabelecidos no projeto com apoio de especialistas em meio ambiente no âmbito aeroportuário de diversos órgãos governamentais, a Anac classificará os aeródromos de acordo com o nível de atendimento aos critérios.

Nesta edição os aeroportos competirão em grupos de acordo com o número de passageiros processados anualmente, de forma que a classificação será independente em cada grupo.

Diferentemente da primeira edição do projeto, agora, os aeroportos serão classificados em níveis de: “primeira classe”, para os aeroportos que alcançarem pontuação maior que a média simples de seu grupo e “classe executiva” para aqueles que obtiverem pontuação menor que a média. Serão excluídos do cálculo aeroportos com pontuação final inferior a 25% do total.

O aeródromo com a melhor avaliação receberá o reconhecimento em data e local a serem divulgados posteriormente.

Inscrições

Os operadores aeroportuários ou proprietários de aeroportos podem se inscrever para participar do projeto “Aeroportos Sustentáveis” até às 18 horas do próximo dia 19 de fevereiro. Para a inscrição, basta encaminhar um e-mail para [email protected] sinalizando interesse em participar do projeto. A equipe responsável entrará em contato com mais informações, fornecendo o formulário eletrônico de avaliação das medidas adotadas pelo aeroporto.